GERAL


INSÓLITA ALIANÇA


EUA e Alemanha espionaram mais de 120 países por décadas.

Os serviços secretos dos EUA e da Alemanha espionaram por décadas mais de 120 países por meio da empresa suíça Crypto, especializada em criptografar dados. A revelação foi feita, na quarta feira 12, pelo jornal Washington Post. “Por mais de meio século, governos de todo o mundo confiaram numa única empresa para manter em segredo as comunicações de seus espiões, militares e diplomatas”, diz a reportagem. Entre os clientes figuravam “o Irã, juntas militares na América Latina, os rivais nucleares Índia e Paquistão, e até o Vaticano”.

De acordo com o diário americano, a Crypto foi comprada secretamente pela CIA em 1970, em uma “parceria altamente confidencial” com a homóloga alemã BND. As duas agências de inteligência “manipulavam os equipamentos da empresa para que os países (clientes) usavam para enviar mensagens criptografadas”, relata o Washington Post. De posse dessa tecnologia, a CIA e o BND conseguiram monitorar a crise de reféns na embaixada dos EUA no Irã, em 1979, e fornecer informações sobre o Exército argentino ao Reino Unido durante a Guerra das Malvinas, em 1982. Com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, a Alemanha reunificada abandonou a parceria no início dos anos 1990. A CIA, por sua vez, encerrou a relação em 2018.


Fonte: Carta Capital, ano XXV, n. 1093, p.10, 19 de fevereiro de 2020

   174 Leituras


Próximo Ítem

author image
CONSELHO DE BIBLIOTECONOMIA ACIONA PRESIDÊNCIA CONTRA REDUÇÃO DE BIBLIOTECA PARA ACOMODAR MICHELLE BOLSONARO
Fevereiro/2020

Ítem Anterior

author image
COMO A BIBLIOTECA DE BAGDÁ SE PREPARA CONTRA O ESTADO ISLÂMICO
Fevereiro/2020



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.