PRINCIPAL
COLUNAS
CURIOSIDADES
DESBASTANDO O ACERVO E OUTROS TRECOS DA BIBLIOTECONOMIA
EXPERIÊNCIAS
GENERALIDADES
MERCADO
NOTÍCIAS
TEXTOS
PESSOAL
DISCIPLINAS
CADASTRO
CONTATO
NOTÍCIAS

QUASE METADE DAS PESSOAS ACREDITA QUE JORNAIS DEIXARÃO DE EXISTIR
[27/05/2010]

Carlos Alberto Teixeira

 

A nova pesquisa "Infinite Dial 2010", realizada nos EUA pela Arbitron em conjunto com a Edison Research , revela que cerca de metade (49%) dos entrevistados concorda com a assertiva: "No futuro, não haverá mais jornais porque todos obterão notícias a partir da internet." Isso representa um salto em comparação com os resultados de três anos atrás, quando apenas 27% concordaram com a mesma afirmação.

 

- A expectativa do consumidor médio de que os jornais "sempre estarão ao nosso dispor" erodiu dramaticamente desde que começamos a acompanhar as respostas a essa pergunta em 2007 - diz Bill Rose, vice-presidente sênior de marketing da Arbitron. Segundo Larry Rosin, presidente da Edison Research, essa percepção é compartilhada por quase todos os grupos etários, exceto os maiores de 65 anos.

 

Os resultados são fruto de uma pesquisa realizada nos EUA com 1.753 pessoas maiores que 12 anos de idade. É o 18º estudo em uma série de pesquisas que a Arbitron e a Edison vêm conduzindo desde 1998 sobre tópicos relacionados à internet e às novas mídias.

 

A pesquisa revela também que a percentagem de americanos possuidores de perfil em uma ou mais redes sociais também subiu para quase metade da amostragem (48%), em comparação com 34% em 2009.

 

Descobriu-se também que 30% dos americanos com mais de 12 anos de idade e que possuem perfis em pelo menos uma rede social usam esses sites várias vezes por dia, em comparação com apenas 18% um ano atrás.

 

- O crescimento no número de cidadãos americanos com perfis em redes sociais e a na frequência com que eles checam esses sites refletem como essas redes transformaram a experiência online nos últimos 12 meses - comenta Bill Rose.

 

Outros tópicos estudados na dita pesquisa foram o aumento no uso de iPod/MP3 em automóveis; o crescimento no uso de redes sociais, especialmente por americanos idosos; rádio em alta definição (HD radio) e rádio por satélite.

 

A íntegra da pesquisa "The Infinite Dial 2010 - Digital Platforms and the Future of Audio" será divulgada em um "webinário" (seminário via web) a se realizar na quinta-feira próxima, 8/4, das 15h às 16h30m (hora do Brasil). A inscrição é grátis e pode ser feita em http://tinyurl.com/webinar-ae.



(Divulgado por MVM - Enviado para "3.setor" em 06/04/2010)


Desenvolvido por LLT Hosting & Development © Info Home 2005