GERAL


BAHIA CELEBRA O BICENTENÁRIO DA 1A BIBLIOTECA PÚBLICA BRASILEIRA


Biblioteca dos Barris celebra bicentenário no próximo dia 13.

A programação conta com debates e apresentações artísticas.

 

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 200 anos no próximo dia 13. A programação de aniversário conta com debates, apresentações artísticas e relatos de personalidades sobre sua relação com o livro.

 

Instalada no tradicional bairro dos Barris, no Centro Antigo de Salvador, ela é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. A celebração do bicentenário tem um toque especial.

 

No acervo da instituição já estão cadastrados um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos, obras raras e valiosas.

 

A programação de comemoração conta com uma conferência do atual diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, o professor Doutor em Ciência da Comunicação, Antônio Miranda, um dos defensores de que a Biblioteca Pública da Bahia, dada a sua importância, torne-se a terceira biblioteca nacional brasileira, junto com a de Brasília e a do Rio de Janeiro.

 

Oficialmente criada em ato solene e simbólico no dia 13 de maio de 1811, dia do nascimento de D. João VI, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi aberta ao público no dia 4 de agosto e hoje conta com setores especializados para servir de fonte de informação e pesquisa.

 

Conta ainda com setor de Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Braille e Infantil. Esses são alguns dos espaços que demonstram a preocupação em atender com eficiência os usuários, de acordo com necessidades específicas.

 

Atualmente, a biblioteca funciona diariamente, incluindo os domingos, quando as diversas linguagens artísticas ganham destaque no Projeto Domingos Culturais.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Aline - Enviado para "bibliotecarios" em 05/05/2011

   300 Leituras


Próximo Ítem

author image
OS JOVENS LÊEM O MUNDO DE OUTRA MANEIRA
Maio/2011

Ítem Anterior

author image
NO BRASIL, 14 MILHÕES NÃO SABEM LER NEM ESCREVER
Maio/2011



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.