GERAL


JORNAIS NA “CÁPSULA DO TEMPO”


Fragmentos do século XIX estavam dentro da caixa. Próximo passo é reconstituição de exemplares.

15 de setembro de 1871. Essa é a data dos exemplares de A Reforma, Diário do Império e Jornal do Comércio, preservados pela “cápsula do tempo” encontrada recentemente na Zona Portuária do Rio. Além das publicações, a caixa também continha nove moedas da época. Todas essas informações só vieram à tona após a análise do material pela Coordenadoria de Preservação da FBN da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC).

 

A equipe formada por Jayme Spinelli (coordenador de preservação da FBN), Fernando Amaro (chefe do Laboratório de Restauração), Hudson Jesus e Kathia Berwanger montou um verdadeiro quebra-cabeça com os restos do jornais encontrados. Após processos de secagem e de eliminação de micro-organismos, nove moedas foram localizadas em meio ao material inicial. Com ele em mãos e o apoio do setor de periódicos, o grupo pode então iniciar sua análise, que resultou na identificação dos jornais do século XIX.

 

“O próximo passo é fazer os restos virarem jornal de novo”, explica Fernando. A reconstituição das publicações será feita com polpa de celulose. Já as moedas se encontram devidamente acondicionadas numa caixa, que lhes proporcionará melhor manejo e conservação.


Fonte: Clique Aqui

   285 Leituras


Próximo Ítem

author image
BUENOS AIRES INSTITUI BOLSA-ESCRITOR
Setembro/2012

Ítem Anterior

author image
PARA EVITAR NOVOS SUICÍDIOS, UNIVERSIDADE DE NY REFORMA BIBLIOTECA
Agosto/2012



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.