GERAL


GOVERNO SANCIONA LEI QUE CRIA COTAS PARA REDE PÚBLICA NAS UNIVERSIDADES


A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou no dia 30 de agosto o instrumento que cria cotas para a rede pública nas universidades. Trata-se da Lei nº. 12.711. A medida institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas.

 

As vagas serão preenchidas, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Vale destacar que metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deverá ser preenchida com estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

 

A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.

 

A lei pode ser acessada neste link.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Mauricio - Enviado para "bibliotecas universitarias" em 04/09/2012

   88 Leituras


Próximo Ítem

author image
TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO TERÃO MINIBIBLIOTECA EM SALA DE AULA
Setembro/2012

Ítem Anterior

author image
CÓPIAS LEGAIS E PESSOAIS
Setembro/2012



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.