GERAL


2š FÓRUM SOCIAL DE INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECAS

  • Autor não informado
  • Maio/2006

O Círculo de Estudos em Biblioteconomia Política e Social (México) e o Grupo do Estudos Sociais em Biblioteconomia e Documentação (Argentina), em colaboraçāo com profissionais da biblioteconomia e ciências da informaçāo, CONVOCA os interessados/as em participar nas etapas virtual e presencial do 2º Fórum Social de Informaçāo, Documentaçāo e Bibliotecas (FSIDyB) que será no México no outono de 2006.

 

O FSIDyB se desenvolverá de forma virtual de março a julho no site: http://www.inforosocial.org e se encerrará, de maneira presencial, no México, DF.

 

Todo processo de produçāo, organizaçāo, preservaçāo e socializaçāo da informaçāo constitui ato de identidade e responsabilidade dos profissionais e técnicos em ciências da informaçāo. Contudo, a imobilidade e a exclusāo de temas sócio-políticos das agendas das associações profissionais e das políticas públicas nos níveis local, regional e nacional, têm impedido a elaboração e a articulação de propostas de resolução de problemas, assim como introduzir em nosso fazer profissional transformações sociais e econômicas.

 

Este Fórum é a continuaçāo do 1º Fórum Social de Informaçāo, Documentaçāo e Bibliotecas (Buenos Aires, Argentina, 26-28 agosto de 2004) e tem como finalidade a integração interdisciplinar e multidisciplinar latino-americana para estabelecer uma agenda de atividades profissionais, desenvolver e oferecer produtos a partir da experiência profissional e acadêmica, e impulsionar iniciativas concebidas como mecanismos de transformaçāo social e aperfeiçoamento político a partir das ciências da informaçāo.

 

O acesso e a participaçāo são gratuitos

 

As finalidades do Fórum são:

 

 

1

Promover o desenvolvimento de marcos técnicos e profissionais centrados nas problemáticas e contextos sociais dos serviços documentais e de informação.

 

2

Apoiar e difundir experiências e modalidades de iniciativas a partir da circulaçāo, preservaçāo, produçāo e acesso aos bens culturais informativos (impressos ou eletrônicos) para América Latina e o Caribe.

3

Promover o intercâmbio de enfoques teóricos, experiências, metodologias e produtos que permitam desenvolver novas estratégias regionais para o desenvolvimento de serviços documentais e de informaçāo no contexto da globalizaçāo (sociedade e economia do conhecimento).

4

Consolidar uma rede orientada à construção de espaços de trabalho permanente destinado às ciências da informaçāo e disciplinas correlatas, a partir de uma perspectiva social, política e humanística.

5

Estabelecer estratégias políticas e sociais para o setor (bibliotecário, documental e informativo), tendentes a garantir relações culturais livres, igualitárias e plurais entre os povos, preservando seu direito à autodeterminação e ao desenvolvimento autônomo.

6

Fomentar a solidariedade internacional entre os sujeitos dos processos de informaçāo e a cooperaçāo entre grupos, organismos e instituções, sob uma orientaçāo focada no desenvolvimento de um ambiente democrático para a construçāo de esforços cooperativos.

 

7

Estimular a participaçāo crítica e criativa na soluçāo de problemas e no desenvolvimento de propostas teóricas e práticas para a criação, aperfeiçoamento e atualização de projetos bibliográficos, documentais e de informação.

 

Os temas do 2º Fórum Social de Informaçāo, Documentaçāo e Bibliotecas são:

 

1

Informaçāo, bibliotecas e arquivos na sociedade e o Estado

2

Responsabilidade social e ética do profissional da informaçāo

3

Marcos legislativos das ciências da informaçāo

4

Registro documental, produçāo e difusão do saber

5

Patrimônio cultural: documentos, informaçāo e bibliotecas

6

Formaçāo do profissional da informaçāo

7

Tecnologias da informaçāo e das comunicações na era do conhecimento

 

Apresentação de comunicações

 

Todas as comunicações apresentadas para o Fórum Social da Informaçāo, deverão atender às seguintes condições:

 

* Título da comunicação. Centralizado, em maiúsculas.

* Autor/es. Nome e Sobrenomes.

* Profissão e cargo (se cabível)

* Universidade ou Instituição de origem (se cabível)

* Endereço completo

* Telefone

* E-mail

 

Os trabalhos devem ser enviados a:  ponencias@inforosocial.org

 

Corpo do texto

 

Os trabalhos devem incluir resumo e palavras-chave.

Os originais serão apresentados em Word, fonte Arial 11.

O resumo deve proporcionar informaçāo sobre os objetivos, a metodologia, os resultados, conclusões e recomendações (se for o caso).

As figuras, quadros ou ilustrações serão numeradas sucessivamente, sendo a numeração precedida da abreviatura fig., quad. ou ILUSTR., conforme o caso e sua localização no texto.

As referências bibliográficas estarão ao final do texto em ordem alfabética, seguindo as normas da APA (American Psychological Association). Há exemplos em:

http://www.inforosocial.org/noticias3.html

 

Dirigido a:

 

Profissionais, pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de ciências da informaçāo, biblioteconomia, arquivologia e documentaçāo; de disciplinas correlatas e afins; e a todo trabalhador vinculado à área, assim como ao público em geral interessado nas temáticas do FSIDyB.

 

Para maiores informações, consulte: www.inforosocial.org

Ou escreva a:

cebimx@yahoo.com.mx

gesbi@gesbi.com.ar 

 

 

Recebam nossos cumprimentos solidários

Comitê Organizador

 

México DF / Buenos Aires

Fevereiro 2006


   7 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.