GERAL


UNIVERSIDADE OFICIALIZA NOMENCLATURA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, EM RO


Troca do nome do curso de ciência da informação foi aprovada pelo MEC.

Estudantes da Universidade Federal dizem que espera durou quase 4 anos.

 

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) oficializou a nomenclatura do curso de ciência da informação para biblioteconomia. A reivindicação durou quase quatro anos, porque, segundo os universitários, o nome do curso não era aceito pelo Conselho Regional de Biblioteconomia. A nomenclatura já havia sido aprovada pela universidade em 2012, mas faltava a aprovação do Ministério da Educação. Em fevereiro deste ano, alguns universitários alegaram que poderiam perder vagas garantidas em concursos públicos se a nomenclatura não fosse modificada.

 

Para Miriã Veiga, líder da comissão dos estudantes, a oficialização é um avanço. “Continuamos na luta. Essa é uma nova fase para o estado, lembrando que ciência da informação, como estava o nome, engloba tanto arquivologia, biblioteconomia, documentação, jornalismo e, na realidade, são profissões distintas, assim como biblioteconomia”, conta Miriã.

 

A repercussão foi tanta que o grupo recebeu mensagens de outras instituições que passam pelo mesmo problema. “Essa questão foi divulgada para o mundo inteiro e outros universitários que passam pelo mesmo problema pediram nossa ajuda para saber como conseguimos”, afirma Miriã.

 

Com essas mudanças abre-se um leque de oportunidades para os futuros profissionais. Para se ter uma ideia, o Centro Acadêmico da universidade conta com apenas três bibliotecárias para atender mais de sete mil alunos de mais de 40 cursos oferecidos pela Unir.

 

Para Lidiane Garcia, que cursa o quinto período na Unir, a novidade vem para dar alívio diante de tantos problemas que a instituição passa no momento. “Foi uma luta grande. Agora a gente vai poder formar e exercer a profissão regularmente”, diz a universitária.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Martins Luz – Enviado para “Bibamigos” em 22/03/2013

   79 Leituras


Próximo Ítem

author image
UMA BIBLIOTECA POR DIA
Abril/2013

Ítem Anterior

author image
CARDEAL ARGENTINO BIBLIOTECÁRIO DO VATICANO TEVE INFARTO, DIZ PAPA
Março/2013



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.