GERAL


JOSÉ STÉDILE APRESENTA PL PARA REGULAMENTAR PROFISSÃO DE TÉCNICO EM BIBLIOTECONOMIA


O deputado federal José Stédile (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, protocolou o Projeto de Lei 6038/2013, que regulamenta o exercício da atividade profissional de Técnico em Biblioteconomia, no último dia 7. A iniciativa visa a atender a solicitação de cursos técnicos em biblioteconomia.

 

De acordo com o parlamentar, o projeto se soma aos esforços políticos do governo federal para viabilizar a implementação de, no mínimo, uma biblioteca pública em cada cidade brasileira até o ano de 2020. "Ainda assim, a Lei n.º 12.244/10 exige que o responsável por essas instituições seja um bibliotecário com formação universitária em Biblioteconomia”, destaca.

 

Segundo a justificativa do projeto, essa meta não será viável se não houver mobilização de incentivo a cursos técnicos em biblioteconomia, tendo em vista que nem todos os Estados brasileiros possuem curso universitário.

 

Stédile ressalta ainda que as atuais condições impostas pelo crescimento do mercado de trabalho já revelam situações adversas que exigem a intervenção legislativa. Diversas publicações, a exemplo do Censo Escolar 2010 e do site do Conselho Federal de Biblioteconomia, demonstram que, apenas para cumprir a exigência da Lei n.º 12.244/10 quanto à formação universitária em Biblioteconomia, seria necessário formar mais de 150 mil bibliotecários nos próximos 10 anos.

 

“Assim, na falta de profissionais graduados em número suficiente para assumir a função, vem crescendo a procura por profissionais de nível médio para atender as bibliotecas ou os centros de documentação e informação, públicos ou privados, na rede escolar ou universitária, no âmbito comunitário, nas indústrias, nos comércios, nos clubes sociais, nos hospitais, nas instituições culturais, etc. A oportunidade e relevância da medida, portanto, são incontestáveis”, afirma o deputado.


Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Aline Ferreira – Enviado para “bibliotecarios” em 14/08/2013

   85 Leituras


Próximo Ítem

author image
USO DE REDE SOCIAL PIORA ESTADO DE HUMOR DAS PESSOAS, DIZ ESTUDO
Agosto/2013

Ítem Anterior

author image
PROJETO PRETENDE ESTIMULAR LEITURA DE POESIA NOS ÔNIBUS EM SALVADOR
Agosto/2013



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.