GERAL


CFB E CRB-9 SOLICITAM AO MEC REABERTURA DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

  • Autor não informado
  • Junho/2014

Em março, a presidenta do CFB, Regina Céli de Sousa, participou da reunião em Curitiba/PR com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Reitor Zaki Akel Sobrinho, a presidente do CRB-9, Maria Marta Siena, e seu assessor jurídico com o intuito de reabrir o curso de bacharelado em Biblioteconomia na Instituição. A presidente do CFB destacou que os postos de trabalho para bacharéis em Biblioteconomia em todo o estado aumentaram consideravelmente nos últimos dez anos e a carência do curso na Universidade faz com que as vagas sejam ocupadas por profissionais de outros estados ou pelos egressos do curso oferecido pela Universidade Estadual de Londrina, que forma em média 20 profissionais por ano.

 

Regina Céli de Sousa levantou, ainda, que existem no Paraná cerca de nove mil instituições de ensino (2.120 escolas públicas estaduais, 4.501 escolas públicas municipais, além de escolas particulares), aproximadamente 220 bibliotecas universitárias, 399 bibliotecas públicas estaduais, indústrias, escritórios jurídicos, empresas, entre outras organizações que demandam serviços de bibliotecários. Tais números demonstram a dimensão do mercado de trabalho paranaense que possui apenas mil profissionais devidamente registrados. O reitor da UFPR disse que fez a solicitação da abertura do curso junto ao Ministério da Educação (MEC), porém foi informado de que a Biblioteconomia e outras áreas não eram consideradas prioritárias. Diante da afirmação, a presidente do CFB sugeriu o agendamento de uma reunião com o Ministério.

 

A reunião com o MEC aconteceu no dia 10/4, com a presença da presidente do CFB, Regina Céli de Sousa, do reitor Zaki Akel Sobrinho, da UFPR, da presidente do CRB-9, Maria Marta Sienna e do assessor jurídico Steve Dielle Dias. Foi informado de que será um novo curso, com nova grade curricular, autorização do MEC, quadro de professores e infraestrutura. A sinalização do MEC para a oferta do curso de Biblioteconomia pela UFPR foi bastante otimista, dizendo que certamente haveriam condições de organizar o curso no decorrer deste ano (com orçamento na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e votada em junho), a fim de que no ano que vem já tenha vestibular e o curso possa ser iniciado em janeiro de 2016.

Fonte: Boletim do Sistema CFB/CRB, v.7, n.65, p.5, jun. 2014


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.