GERAL


JAPONESES CRIAM ÓCULOS TRADUTORES


Aparelho projeta legendas na retina do usuário durante conversações com estrangeiros

 

Parece coisa de filme de ficção científica. Acoplado à cabeça e muito semelhante a óculos sem lentes, o Tele Scouter é um equipamento que produz traduções simultâneas por meio de legendas, que são projetadas na retina do usuário por um minúsculo dispositivo.

 

A NEC, empresa japonesa que desenvolve o produto, pretende aperfeiçoar o aparelho para que ele traduza em tempo real conversas entre duas ou mais pessoas ao mesmo tempo.  Para isso, a fabricante afirma que será necessário acoplar um microfone, de maneira que as palavras de idiomas estrangeiros sejam captadas, decodificadas e traduzidas em legendas.

 

Quando isso for possível, o fluxo de uma conversa realizada em outras línguas poderá ser mantido, além de dispensar tradutores humanos no caso de conversas de caráter confidencial.


Fonte: Língua Portuguesa, ano 4, n. 51, p. 11, jan. 2010

   71 Leituras


Próximo Ítem

author image
BRASIL TEM UMA BIBLIOTECA PÚBLICA PARA CADA 33 MIL HABITANTES
Novembro/2014

Ítem Anterior

author image
"ESQUECIDO", AUTOR BRASILEIRO DE MAIS DE 1,5 MIL LIVROS RENASCE NO FACEBOOK
Novembro/2014



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.