GERAL


REDES DE CONHECIMENTO E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

  • Autor não informado
  • Outubro/2015

Lançamento do livro

 

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Orgs.). Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. 448p.

 

A edição desta obra é o resultado do esforço de pesquisadores brasileiros que têm se empenhado em divulgar experiências e estudos sobre o fenômeno irreversível da Competência em Informação, ou qualquer que seja o termo que queiramos utilizar.

 

No centro das propostas que envolvem a temática está a ideia de que informação, como valor estratégico, pode modificar realidades e transformar vidas. É só uma questão de planejamento e investimentos adequados. Essa coletânea mostra uma série de importantes empreendimentos que apostam nessa ideia transformadora, descrevendo ações paulatinas e pacientes que, aos poucos e de forma equilibrada, pontualizam com sua contribuição.

 

Relatos importantes são apresentados e contribuirão para fomentar o debate, divulgando também experiências que estimularão um número cada vez maior de profissionais a assumirem programas de formação. Em todos os campos, é preciso pensar estrategicamente o tema "Competência em Informação". Como anunciado na "Declaração de Maceió", no "Manifesto de Florianópolis" e na "Carta de Marília", importantes documentos que apresentam uma primeira manifestação oficial sobre a causa no contexto brasileiro, espera-se a mobilização e o enfrentamento de desafios para que estes se transformem de assustadores em fascinantes.

 

Prof. Dra. Elmira Simeão

 

 

Sumário (simplificado)

 

Prefácio – Elmira Simeão

1 Competência em Informação, Redes de Conhecimento e as Metas Educativas para 2021: Reflexões e Inter-Relações (Regina Célia Baptista Belluzzo; Glória Georges Feres)

2 Reconocimiento y Posibilidades de la Alfabetización Informacional en Políticas de Educación, Universitarias y de Tic Con Influencia en Iberoamérica (Alejandro Uribe Tirado; María Pinto)

3 Alfabetização em Informação como Eixo do Modelo de Ação Comunicativa para Redes Sociais em Ambientes Digitais (Márcia Marques; Elmira Melo Simeão).

4 Conhecimento e Rede: Fundamentos para o Uso de Bednet (Gildenir Carolino Santos)

5 Inovação e Desenvolvimento Social nas Organizações Contemporâneas sob o Espectro da Competência em Informação (Thiciane Mary Carvalho Teixeira; Tatiene Martins Coelho; Cristiana Aparecida Portero Yafushi; Maria Inês Garcia Ishikawa)

6 Inovação e Competência em Informação no Âmbito de Redes Acadêmicas de Conhecimento: uma Reflexão sobre as Bibliotecas Universitárias e a Formação Continuada do Profissional da Informação (Camila Araújo dos Santos; Ana Paula Meneses Alves; Lucirene Andréa Catini Lanzi; Isabella Gelás Ciocca; Vanessa Cristina Bissoli dos Santos)

7 Competência em Informação: Interface entre as Redes de Conhecimento, Criatividade e Inovação (Glória Georges Feres)

8 Competência em Informação e Inovação em Redes de Conhecimento (Admeire da Silva Santos; Cassia Dias Santos; Gabriela Belmont de Farias; Heloá Cristina Camargo de Oliveira; Maíra Prado; Maria de Fátima Oliveira Costa)

9 Proposta de Mapeamento da Competência em Informação em Redes Organizacionais (Clemilton Luis Bassetto; Luciane de Fátima Beckman Cavalcante; Mariana Lousada)

10 Referenciais para Ações Educativas no Projeto "Aprenda e Empreenda" com Base no Desenvolvimento de Competência em Informação (Cristiane Luiza Salazar Garcia; Elaine da Silva; Carlos Francisco Bitencourt Jorge; Marta Lígia Pomim Valentim)

11 Conteúdos Formadores em Gestão da Informação e do Conhecimento na Formação do Bibliotecário: Reflexões com Vistas à Prática da Formação em Serviço em Bibliotecas (Daniela Pereira dos Reis de Almeida)

12 A Competência em Informação e o Bibliotecário Mediador da Informação na Biblioteca Universitária (João Arlindo dos Santos Neto; Oswaldo Francisco de Almeida Júnior)

13 Competência em Informação na Área de Negócios: Proposta e Perspectiva do Modelo Business Information Competencies (BIC) (Marinês Santana Justo Smith; Barbara Fadel; María Pinto)

14 Diálogos entre Informação Social, Mediação Cultural e Comunidade (Lidia Eugenia Cavalcante)

 

Para adquirir o livro: http://www.editorainterciencia.com.br/index.asp?pg=prodDetalhado.asp&idprod=358&token)

 

OFAJ


   53 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.