GERAL


TEXTO “O ATO DE LER” É REFERÊNCIA NO ENEM 2006

  • Autor não informado
  • Outubro/2006

Monitora de bibliotecas da rede municipal tem texto-motivador indicado para desenvolvimento de redação no Exame Nacional do Ensino Médio

 

Inajá Martins de Almeida, monitora de bibliotecas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto teve, recentemente, texto de sua autoria indicado a título motivador para desenvolvimento de redação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2006.

 

O texto “O Ato de Ler”, que consta no site www.amigosdolivro.com.br foi selecionado pela equipe da Fundação Cesgranrio, responsável pela confecção da prova. No final de agosto aconteceu o Exame Nacional do Ensino. Na ocasião, na prova de redação, onde o tema era "O Poder de Transformação da Leitura", foram indicados textos motivadores para o desenvolvimento da redação. Um deles é de autoria de bibliotecária Inajá – “O Ato de Ler”. Um outro texto para pesquisa dos alunos foi “O Poder Das Letras”, do escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar.

 

A indicação foi de grande importância para a bibliotecária, que disse estar cada vez mais motivada a escrever. “Fiquei duplamente feliz por meu texto servir de subsídio de pesquisa aos estudantes que participaram do Enem, e por figurar ao lado de escritor tão ilustre como Scliar”, ressaltou.

 

A bibliotecária Inajá participa atualmente da monitoria de bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação, prestando serviços para o Instituto do Livro na organização e informatização de bibliotecas. Envolvida com a leitura e seu incentivo, redige textos e os divulga através de vários sites, entre eles www.ofaj.com.br - www.amigosdolivro.com.br - www.leialivro.sp.gov.br - www.dilsonlages.com.br e www.paralerepensar.com.br/inaja.htm (este último inclusive, criado especialmente para seus textos).

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto, 14 de Setembro de 2006

   25 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.