GERAL


INCÊNDIO EM BIBLIOTECA QUEIMA 15 MIL LIVROS

  • Autor não informado
  • Outubro/2005

Fabrício Freire Gomes

Um incêndio, na noite de anteontem, queimou 15 mil livros da escola municipal Antônio Cristino Cabral, no município de Sertãozinho (interior de São Paulo), e destruiu o bloco da biblioteca e da sala de professores. O prejuízo, de acordo com a prefeitura, foi de pelo menos R$ 300 mil.

Para a polícia, não há suspeitos, mas existem indícios de que o incêndio foi criminoso: a cantina foi arrombada e foram levados doces e o videocassete do colégio.

As aulas na escola de ensino fundamental, que possui cerca de mil alunos e não tem vigia, foram suspensas ontem porque parte do telhado da biblioteca corria risco de desabar. Devem ser retomadas hoje. Os bombeiros retiraram a estrutura que estava comprometida e interditaram uma área de 80 metros quadrados.

O incêndio na biblioteca começou por volta das 21h30. Oito bombeiros precisaram de aproximadamente 20 minutos e 15 mil litros de água para controlar o fogo. "como não havia vítimas, a preocupação dos bombeiros foi evitar que outros blocos da escola fossem atingidos. Não deu para salvar o acervo da biblioteca, pois papel queima rapidamente", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros de Sertãozinho, Vítor Puato de Almeida.

Acervo desde 1967

Segundo a diretora da escola, Ângela Maria Volpe, a recuperação do acervo da bibliotecas vai começar imediatamente com o pedido de doação a fundações, empresas e aos próprios alunos.

"Não conseguimos entender o motivo, mas o incêndio foi criminoso. Mais do que o prejuízo material, a maior perda foi o acervo da biblioteca, que guardava trabalhos de alunos desde 1967, quando foi fundada a escola."

Fonte: Folha de São Paulo, Cotidiano, p.C2, 04 de outubro de 2005


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.