GERAL


ÁLBUM DO CARTUNISTA GILMAR NAS BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS

  • Autor não informado
  • Junho/2007

Marcelo Naranjo

O álbum Pau pra toda obra (Devir Editora), do cartunista Gilmar, foi aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2006.

O livro foi vendido para o governo federal e desde o início de 2007, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), já faz parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas de todo o Brasil. Mais de 32 mil exemplares foram adquiridos.

Pau pra toda obra é o segundo álbum do cartunista Gilmar lançado pela Devir. O livro é uma coletânea das tiras Ócios do Ofício, publicadas entre os anos de 1996 e 2003 pelo jornal Diário de S. Paulo e, atualmente, no Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), A Tribuna (Espírito Santo) e Vida Econômica (Portugal).

De acordo com o release, "Esta iniciativa do governo, de adotar livros em quadrinhos no ensino público, valoriza a utilização dessa literatura gráfica para a formação cultural de jovens e crianças, rompendo, assim, o preconceito de que quadrinhos desestimulam a leitura por livros convencionais".

Além dos alunos, esta novidade estimula também as editoras, que começam a participar desse projeto, como a Devir, que já figura na lista das editoras selecionadas para o PNBE.

Criado pelo MEC em 1997, o Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE adquire e distribui livros de literatura infanto-juvenil e de referência aos estudantes e às escolas de Ensino Fundamental da rede pública.

Fonte: Clique Aqui
Divulgado por Renata Curty – Enviado para Infohome em 09/04/2007

   12 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.