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BIBLIOTECÁRIOS BOLEIROS: NA COPA DO MUNDO WEB CONFERÊNCIA

Recordo das copas do mundo de futebol realizadas entre os anos de 1970 a 1978, período em que ainda era estudante de primeiro e de segundo grau. Jogos da copa, naquela época, simplesmente paravam o Brasil, como ainda hoje. Aliás, somos um país onde alegria, esperança e a frustração residem extremadas no bico da chuteira, no rolar sensual da bola, no orgasmo do gol. Mas, na década de 1970, a alegria eu não sei se residia apenas no futebol, ou na dispensa das aulas para acompanhar os jogos pela televisão. Era uma algazarra; grupos de alunos uniformizados correndo pelas ruas de Campinas/SP gritando Brasil! Brasil! Brasil! Um bando de pequenos patriotas exercendo sua adolescência em defesa do país do futebol. O Brasil da crise e da ditadura não estava em nossa percepção de vida. Nesta fase, a alegria foi a conquista da Copa, no México, as demais só tristezas. Assim, na fase das “vacas magras”, a alegria mesmo era a dispensa das aulas, e nada mais. Não recordo de haver reposição, nem da opinião dos professores. Mas devia ocorrer, pois o sistema público de educação do período, ainda que em início de declínio, era disciplinar. Professor tratava-se de senhor ou senhora, o bedel também da mesma forma, e uma observação no boletim gerava um dolorido castigo aplicado pelo pai ou a mãe. Bons tempos de se recordar e não mais reviver.

 

Mas porque deste assunto? Destas reminiscências que pode cansar o leitor? Bem, hoje do outro lado da sala de aula, sempre que há dispensa ou algum impedimento extraclasse, gera um acúmulo de trabalho com a reposição das aulas.

 

Mesmo que tais acontecimentos ocorram no final de semestre, ficam sequelas sobre as atividades. Adicione outras situações como: greves e fechamento de prédios.

 

Há, também, situações que envolvem o processo de colaboração em projetos com colegas que se encontram geograficamente dispersos, ou a realização de palestra que requer a locomoção física.

 

Até o atendimento de usuário pelo bibliotecário pode envolver a necessidade do primeiro se deslocar até a biblioteca para receber orientação ou capacitação informacional.

 

São vários os motivos, que afetam um profissional na interação com outras pessoas, enfatizei o futebol para começar, mas as situações são diversas. Atualmente, na internet se encontra alternativas para minimizar interrupções de reunião, ou restrições de tempo e distâncias geográficas. É o recurso de conferência online, ou web conferência.

 

Se antes havia necessidade de plataformas complexas e de custo elevado para estabelecer uma conexão de videoconferência reunindo pessoas virtualmente, com a evolução da web surgem serviços de baixo custo ou mesmo gratuitos para este fim.

 

Mesmo os programas populares denominados “comunicadores instantâneos”, emulam, com limitações, ambientes virtuais de comunicação ao permitir estabelecer conversação em áudio e imagem  (webcam). Entre os muitos softwares do gênero se encontra:

 

  • ICQ: pioneiro na categoria e muito popular no inicio da internet. Foi dos primeiros a ser utilizado em bibliotecas. Ainda hoje apresenta atualização, com bons recursos de operacionalidade. Decresceu em popularidade, mas não em qualidade. Persiste sendo um sistema bem utilizado em alguns países.
  • Windows Live Messenger: evolução do MSN Messenger um software desenvolvido pela Microsoft. Atualmente é dos mais usados no mundo e no Brasil. Utilizado em serviços de comunicação de bibliotecas. Muitos estudantes de Biblioteconomia fazem uso desta ferramenta, mesmo durante as aulas no laboratório de informática. Alguns professores utilizam para comunicação acadêmica.
  • Pidgin (antigo GAIM): um programa open source (fonte aberta), que suporta diversos protocolos adotados por outros comunicadores. É um “canivete suíço” para bibliotecários que necessitam manter contatos com grupos de pessoas os quais utilizam programas de comunicação distintos. O programa permite conectar-se com uma variedade de aplicativos dispensando a necessidade de instalar e operar cada um separadamente. Apresenta resultados limitados para conexão simultânea com muitas pessoas.
  • Gtalk (Google Talk): programa desenvolvido pelo Google. É possível utilizar o comunicador conectado ao sistema Gmail. Integra opções de áudio e vídeo, e permite enviar mensagem de voz (arquivo MP3) pelo Gmail. Um recurso útil para quem precisa encaminhar orientações orais. O sistema é limitado para uma conferência simultânea com muitas pessoas.
  • Skype – conhecido serviço comercial de voz sobre IP que integra acesso a telefonia fixa e celular, caixa de mensagens, transferência de chamadas etc. Também permite a comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do programa. No uso gratuito possibilita conexão simultânea entre 8 pessoas. É ferramenta ideal para bibliotecas estabelecerem serviços de comunicação e de referência com seus usuários. Da mesma forma é uma ferramenta de apoio às atividades acadêmicas de cooperação e colaboração.

 

Apesar de populares e aplicáveis ao universo dos profissionais da informação, estes programas apresentam limitações de uso para reunião online simultânea com grupos grandes e diversificados de pessoas. É inadequado para organizar uma aula online, por exemplo. Para tal finalidade existem outras ferramentas com interessantes recursos agregados e que merecem ser experimentadas pelos docentes e bibliotecários.

 

Relaciona-se:

 

  • WebEx: um serviço comercial de web conferência para interagir com grupos pequenos ou grande de pessoas. Permite a conexão de computadores rodando em diversos ambientes operacionais (Windows, Mac, Linux ou Solaris), além de dispositivos móveis: iPhone, Blackberry, habilitados com acesso WiFi e 3G. Não requer instalação complicada. Necessário gerar uma conta no provedor WebEx para iniciar uma sessão. Os participantes não precisam ser assinantes do serviço. Oferece teste de demonstração por 14 dias, para grupo de até 25 pessoas, e com recursos de áudio, vídeo e compartilhamento de arquivo.
  • GoToMeeting: um serviço comercial de conferência e compartilhamento de recursos através da Internet. Requer instalação de “plugin” compatível com os navegadores: Microsoft Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0 e Macintosh Safari 3.0, assim como suas versões superiores. Oferece opção de uso gratuito (para experimentação) com até 15 usuários conectados e o coordenador. A opção corporativa e paga amplia o número para 25 usuários incluindo múltiplos organizadores do encontro virtual.
  • meeting24.tv: um sistema de web conferência de uso gratuito para grupo de até 24 usuários. É preciso criar uma conta de usuário no site do fornecedor. Outros membros podem participar da reunião, através do browser sem necessidade de registro ou senhas. Requer um computador com boa velocidade de processamento, uma boa conexão de internet; além de webcam, microfone e alto-falante instalados. Como o recurso é comercial, para conferências ilimitadas no número de participantes há taxas específicas. Teste realizado mostrou que o desempenho do recurso depende da qualidade de conexão com a rede.
  • BigBlueButton: um projeto open source (fonte aberta) de web conferência para atividade de ensino ou variados. É um programa multiplataforma (Mac, Unix, Linux ou Windows). O objetivo é proporcionar maior interatividade para apresentações realizadas através da Internet. A ferramenta permite a comunicação em tempo real entre várias pessoas utilizando texto, voz, imagens e documentos armazenados no formato PDF ou PPT. O software instalado em servidor local cria um ambiente de compartilhamento dinâmico entre os participantes como níveis de acesso, ou seja, cada usuário possui permissões de acordo com o seu papel, sendo eles o de: administrador, moderador e espectador. O programa indica ser uma opção para ministrar aulas online, bem como organizar algum tipo de serviço virtual de informação, não requer alto custo de infraestrutura e de programa. Merece ser explorado pelos bibliotecários e docentes da área.
  • WebHuddle: outro projeto open source para aplicação em web conferência. Sistema multiplataforma. A conexão dos usuários ao sistema não requer instalação do programa tendo em vista que o seu módulo “cliente” é executado no navegador da Web, com suporte Java. Carrega qualquer combinação de arquivos do Microsoft PowerPoint, arquivos Open Office Impress, imagens em formato GIF ou JPEG. As animações do PowerPoint não são visíveis quando exibidas. O ambiente de conferência gerado oferece capacidades de gravação das apresentações efetuadas. O provedor do sistema oferece um ambiente de avaliação do software, basta se cadastrar e montar uma reunião online gratuita para explorar os recursos. Opera em conexões de Internet (banda larga) e discada (56.0Kbp)
  • Elluminate Live!: programa comercial para desenvolvimento de web conferência destinado a promoção de reuniões online ou ensino à distância. Inclui ferramentas de comunicação voz sobre IP, chat público e privado, e webcam. Contém ferramentas de: visualização, quadro branco, compartilhamento de aplicativos, transferência de arquivos e navegação pela web, além de gravação do evento para exibição posterior. Utilizado em qualquer computador que possua Java instalado. Opera em conexões de Internet e discada (28.8Kbp, 36.0Kbp e 56.0Kbp). No site do fornecedor é possível obter por 30 dias um uso gratuito para conhecer o sistema. Esse uso permite conectar até três pessoas.
  • Dimdim: serviço de web conferência utilizável através dos navegadores de internet. Requer a instalação de um pequeno utilitário para emular no computador do usuário responsável a conexão com o sistema e os processos de gerenciamento da reunião virtual. Os participantes não necessitam instalar nada. Oferece recurso de apresentações de slides, no formato PDF e PPT (versão 97-2003 ou anterior), compartilhamento de páginas da web, quadro branco para anotações, voz, vídeo, e gravação do evento. Na opção de uso gratuito (experimentação) é franqueado para grupo de até 20 participantes. A opção paga varia conforme o número de participante. Dentre os serviços comerciais existentes, o Dimdim divulga-se como o de uso mais simples e intuitivo. Seu foco é orientado às necessidades das instituições de ensino.

 

Em teste real de uma aula online o Dimdim mostrou-se um recurso de fácil utilização e estável no processo de interação com os discentes. Uma plataforma interessante para docentes conhecerem. Mesmo os bibliotecários devem experimentar esta ou outras ferramentas aqui listadas para a realização de programas de capacitação informacional.

 

O interessante destes recursos é que proporcionam um ambiente de ensino e aprendizado para o professor que usa e para o próprio aluno que participa. Não é um substituto a aula presencial, mas um complemento para enriquecer o processo tradicional de ensino inserindo novas formas de interação e percepção das relações humanas.

 

Ademais, é uma maneira de nos adaptarmos com o processo de ensino à distância que já cresce em nossa área e deve ser o modelo de formação de bibliotecários nos próximos anos.

 

Para os bibliotecários, a experiência amplia os canais de comunicação da biblioteca com a sua comunidade, bem como propicia alternativas interessantes de atendimento ao usuário.

 

Já, os bibliotecários boleiros podem seguir remotamente no atendimento de seus usuários após o futebol, e quem sabe de dentro do estádio.

 

E, aproveitando a deixa, ficam os alunos da disciplina de catalogação (período noturno) avisados.  Depois do jogo do Brasil, aula normal, pela internet. Presença virtual ou falta real.

 


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FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.