INFORMAÇÃO E SAÚDE


LETRAMENTO DIGITAL

Maria Cristiane Barbosa Galvão

Ivan Luiz Marques Ricarte

 

Introdução

 

Vocês provavelmente já ouviram falar que, hoje em dia, nós vivemos em um “mundo digital”. É claro que nós não abandonamos nosso mundo físico para viver num mundo exclusivamente digital, mas é bem verdade que este nosso mundo tem incorporado, cada vez mais, elementos da tecnologia digital que, aos poucos, vem transformando o modo pelo qual nós realizamos nossas tarefas e como nós nos comunicamos.

 

É interessante percebermos que nós incorporamos tão naturalmente esses “elementos digitais” em nossa vida que, muitas vezes, não paramos para refletir como essa tecnologia digital tem entrado em nossas vidas. E tampouco paramos para refletir quais são as demandas que ela – a tecnologia digital – nos impõe em relação a novas habilidades que precisamos adquirir e temos que utilizar no nosso dia a dia.

 

Estamos atualmente vivendo um período de grandes transformações introduzidas pela tecnologia digital, transformações que incluem a forma como nos comunicamos. Para usar os computadores, não basta saber ler e escrever. Tampouco é a habilidade matemática que trará facilidade para o uso de computadores. É preciso adquirir o domínio de uma nova forma de linguagem – a linguagem do meio digital. Quem não dominar essa linguagem digital será excluído de uma série de práticas do mundo atual, assim como quem não domina as práticas letradas - por exemplo, quem não sabe ler - também é excluído. (BRAGA, RICARTE, 2005)

 

Para reduzir a exclusão digital, é preciso adquirir o letramento digital que abarca, em nossa abordagem: a compreensão e o uso das tecnologias digitais, redes e ferramentas de comunicação digitais; a capacidade de buscar, localizar, compreender, avaliar e usar a informação em meio digital, em seus vários formatos; a capacidade para realizar tarefas de forma eficaz em um ambiente digital; a capacidade de disseminar informações em ambientes digitais, com qualidade e segurança; bem como a capacidade de usar novas ferramentas da tecnologia de forma constante a fim de que o poder digital seja incrementado.

 

Motivados por tais problemáticas, produzimos uma série de vídeos sobre letramento digital, contemplando: os computadores e seus componentes; a internet, suas ferramentas, seus recursos informacionais, sua organização e possibilidades de uso; ferramentas de produção da informação de uso individual e colaborativas; ferramentas de compartilhamento de informação; tecnologias digitais empregadas em diversas ações da vida em sociedade, especialmente aquelas necessárias para as ações no contexto acadêmico.

 

A produção dos vídeos, por sua vez, contou com uma profícua parceria entre as universidades públicas Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, UNIVESPTV e a TV Cultura. Iniciamente, estes vídeos estão sendo empregados em disciplinas de graduação, mas também estão acessíveis ao grande público por meio do Youtube e via TV Cultura. Alguns dos vídeos produzidos são descritos a seguir na ordem que recomendamos assisti-los.

 

Compreendendo o uso do computador em rede

 

RICARTE, I.L.M. Introdução ao letramento digital. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 1) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nprjW_I922g

 

Sinopse: Apresenta o computador, sua história e seus tipos (grande porte, dedicados, pessoais). Aborda o computador pessoal nas suas diversas formas: o computador de mesa (desktop), o computador portátil (notebook), tablets e smartphones. Introduz o conceito de letramento digital e a necessidade de dominar a linguagem no meio digital no cotidiano.

 

RICARTE, I.L.M. Fundamentos de software. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 2) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F0lAz1xlLbA

 

Sinopse: Apresenta o conceito de software, os tipos de software, semelhanças e diferenças entre sistemas operacionais, o processo de ligar/desligar o computador sem danificá-lo, contas em computadores compartilhados (nome de usuário e senha), e execução de aplicativos.

 

RICARTE, I.L.M. Conteúdos digitais no computador. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 3) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LKZtpxiSrpg

 

Sinopse: Apresenta a organização de conteúdos no computador, bem como os conceitos de pastas, arquivos e nomes de arquivos. Discute a caracterização de conteúdos como arquivos digitais, com diferentes formatos e manipulados por diferentes aplicativos. Traz um panorama dos principais tipos de conteúdos e aplicativos correspondentes.

 

RICARTE, I.L.M. O computador pessoal na rede. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 4) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UNyK3EAbEvQ

 

Sinopse: Apresenta a evolução das primeiras redes de computadores até o advento da Internet e a World Wide Web (Web). Explica a conexão de dispositivos à Internet com fio e sem fio. Apresenta serviços computacionais nas nuvens e o armazenamento remoto.

 

RICARTE, I.L.M. Correio eletrônico. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 5) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yk6efcEDRJA

 

Sinopse: Apresenta os princípios de funcionamento do correio eletrônico, incluindo os protocolos utilizados, o papel dos provedores de serviço, aplicativos de correio eletrônico e a estrutura de mensagens, bem como seus usos do correio eletrônico para colaboração.

 

GALVÃO, M.C.B. Comunicação em tempo real na Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 6) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sg7MrhPKYc8

 

Sinopse: Apresenta motivações para a comunicação em tempo real na Web, tipos de comunicação em tempo real na Web, equipamentos e softwares necessários para a comunicação em tempo real na Web e como realizar o planejamento para a comunicação em tempo real na Web, visando objetivos acadêmicos ou profissionais.

 

Compreendendo os recursos informacionais disponíveis na Web

 

RICARTE, I.L.M. Hipertexto. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 7) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3ypAdcOT_Yc

 

Sinopse: Apresenta o histórico da Web e a forma de organização de seus conteúdos, incluindo hipertextos, protocolos e arquitetura da Web. Discute algumas das barreiras e facilidades associadas ao uso dos recursos na Web.

 

GALVÃO, M.C.B. Recursos informacionais disponíveis na Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 8) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z8s9Mc7SjVQ

 

Sinopse: Apresenta os domínios gov, org, com e edu, bem como critérios para avaliar a informação, dentre os quais: se o recurso informacional apresenta autor responsável; se o autor é qualificado, ou seja, possui conhecimentos científicos e autoridade para falar sobre o assunto; se o recurso informacional apresenta de forma clara o endereço, o telefone e/ou o e-mail, caso o leitor deseje entrar em contato com o autor; se o recurso informacional apresenta a data e o local em que a informação foi produzida ou atualizada pela última vez; se o recurso informacional apresenta começo, meio e fim, entre outros.

 

GALVÃO, M.C.B. Busca na Web, engenhos de busca e ferramentas avançadas. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 9) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BgYup779Hvw

 

Sinopse: Apresenta o processo de busca por informação na Web, engenhos de busca da Web e ferramentas avançadas de busca. São discutidos ainda: a delimitação do assunto de pesquisa; o conhecimento da terminologia; a elaboração da estratégia de busca; a escolha do buscador a ser empregado; a aplicação da estratégia de busca; o uso de operadores booleanos; e o registro da estratégia de busca.

 

GALVÃO, M.C.B. Portais na Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 10) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=00qrlKSHeWw

 

Sinopse: Discute o conceito de portal na Web, formas de organização dos recursos informacionais nos portais, a necessidade de recursos humanos capacitados para a produção de portais, exemplos de portais para usos educacionais e acadêmicos, portais com acesso livre e gratuito, e portais que cobram para o acesso à informação integral. Nos exemplos, apresenta: portais com foco no ensino e aprendizagem da química, da língua inglesa, da língua francesa e da língua esponhola; portal com foco em dados estatísticos; portais para acesso de teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso; e, portais que disponibilizam periódicos científicos.

 

GALVÃO, M.C.B. Representações do mundo real no mundo virtual. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 11) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SL6wjJVafoE

 

Sinopse: Discute as representações de objetos do mundo real no mundo virtual; diferencia objetos reais de objetos virtuais; e, apresenta diferentes modalidades de representações virtuais. Apresenta o uso de representações virtuais na vida cotidiana e a problemática de preservação das representações virtuais produzidas na atualidade para as gerações futuras.

 

GALVÃO, M.C.B. A dimensão multimídia da Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 12) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eQaDfQNyEAc

 

Sinopse: Apresenta o conceito de multimídia e discute o uso de imagens, vídeos e arquivos sonoros. Apresenta o processo de busca por imagens, vídeos, e arquivos sonoros na Web.

 

GALVÃO, M.C.B. Recursos informacionais disponíveis na Web para fins tecnológicos. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 11) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sv2--SUMhaU

 

Sinopse: Apresenta recursos informacionais disponíveis na Web que podem ser necessários para fins tecnológicos e de inovação.

 

Compreendendo os diferentes softwares e seus usos na produção da informação

 

GALVÃO, M.C.B. Software para a produção e edição de texto. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 13) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GvKyoO-wW5Y

 

Sinopse: Apresenta o fluxo de produção da informação e o uso do software para produção e edição de texto neste fluxo. Enfatiza as funcionalidades do editor de texto que são úteis na vida acadêmica, tais como: a verificação da ortografia, verificação da gramática, inclusão de comentários de revisão, alterações controladas, paginação automática e criação automática do sumário.

 

GALVÃO, M.C.B. Softwares para a produção e edição coletiva de textos. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 14) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RrSYrkPCiHY

 

Sinopse: Apresenta dois softwares para a produção e edição coletiva de textos. Discute aspectos da divulgação, qualidade e segurança da informação relacionada aos softwares que objetivam a produção e edição colaborativa de textos.

 

GALVÃO, M.C.B. Usos dos softwares para a produção e edição de textos. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 15) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJnY8JeVxuQ

 

Sinopse: Apresenta processos para a formatação de margens, uso de fontes de caracteres, formatação de parágrafos, uso de estilos, criação automática de sumário, paginação automática e uso de modelos previamente definidos.

 

GALVÃO, M.C.B. Softwares detectores de plágio. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 16) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lp2g2FYIdIk

 

Sinopse: Apresenta fatores que levam ao mal uso de softwares para a produção e edição de textos; exemplos de plágio; softwares detectores de plágio; questões relacionadas à reputação do autor e normas para a publicação e citação.

 

GALVÃO, M.C.B. O software na estruturação de texto técnico-científico. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 12) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZlcUvP1wBjo

 

Sinopse: Apresenta estruturas de textos técnico-científicos e como criar estruturas de textos técnico-científicos por meio do software para a produção e a edição de texto.

 

RICARTE, I.L.M. O software na elaboração de texto técnico-científico. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 13) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UjspOpmQPGE

 

Sinopse: Apresenta os elementos típicos de um texto técnico-científico, como relatórios, monografias e artigos. Introduz os recursos presentes em editores de documentos para a elaboração de um texto técnico-científico, bem como os recursos de gerenciadores de referências bibliográficas. Apresenta também o software LaTeX, para a construção de documentos técnico-científicos complexos.

 

GALVÃO, M.C.B. Softwares para a producao e edicao de apresentações. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 17) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uwdBc7Qm-w4

 

Sinopse: Apresenta as funcionalidades básicas de softwares para a elaboração de apresentações.

 

GALVÃO, M.C.B. Apresentações apoiadas por software e o metadiscurso visual. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 18) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jppL3lVX_6s

 

Sinopse: Apresenta a elaboração de apresentações apoiadas por software e sua relação com o metadiscurso visual, abarcando os conceitos de primeira impressão, peso, blocos visuais, esqueleto externo, consistência, custo, atração, estilo e interpretação de ajudas visuais.

 

GALVÃO, M.C.B. Recursos necessários para apresentações públicas. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 14) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YL4iomshC2Y

 

Sinopse: Apresenta recursos informacionais e tecnológicos necessários para o planejamento da apresentação pública, os recursos necessários a serem empregados na apresentação pública, e os recursos que podem ser utilizados após a apresentação pública.

 

RICARTE, I.L.M. Planilhas. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 19) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4T3--ocMAQM

 

Sinopse: Apresenta o conceito e a estrutura básica de planilhas por meio de um exemplo usando o Microsoft Office Excel.

 

RICARTE, I.L.M. Planilhas avançadas. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 20) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G_CzTVnB7kU

 

Sinopse: Apresenta funções e fórmulas em planilhas, recursos de formatação condicional e a importação de dados de fontes abertas para uma planilha.

 

RICARTE, I.L.M. Planilhas: tendências e projeções. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 8). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HrJGc2rCbCA

 

Sinopse: Apresenta uma visão geral dos tipos de gráficos que podem ser produzidos em planilhas e dos mecanismos utilizados para analisar tendências e calcular projeções de valores a partir dos dados existentes.

 

RICARTE, I.L.M. Aplicativos para computação numérica. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 9) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Invn77D4Prs

 

Sinopse: Apresenta os riscos associados aos usos de planilhas para a realização de cálculos com grandes volumes de dados e a apresentação de alternativas mais robustas: os aplicativos de computação numérica. São apresentados os três passos básicos para a utilização desse tipo de aplicativo e exemplos de constantes, funções e módulos complementares.

 

RICARTE, I.L.M. Aplicativos para computação simbólica. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Informática, 10) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=488-NbFbUtY

 

Sinopse: Apresenta uma visão geral dos aplicativos que resolvem equações e realizam cálculos por meio de manipulação simbólica, com uma introdução ao aplicativo livre Maxima.

 

Compreendendo o processo de disseminação de informação na Web

 

RICARTE, I.L.M. Web social e wikis. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 21) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s9D1q1Ubvjs

 

Sinopse: Caracteriza a Web social, com foco nas diferenças em relação à Web "tradicional". Apresenta aplicativos da Web social e as Wikis enquanto plataformas para a construção colaborativa de conhecimento.

 

RICARTE, I.L.M. Criação e manutenção de conteúdos em wikis. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 22) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I8R74Oc3NO8

 

Sinopse: Apresenta diferentes abordagens para a criação de uma Wiki. Discute como criar uma Wiki nas plataformas Wikispaces e PBWorks, bem como a construção coletiva da Wikipédia.

 

GALVÃO, M.C.B. Blogs como recurso para a disseminação da informação. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 23) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r8tzLDHAiO4

 

Sinopse: Apresenta o conceito de blog, a estrutura de blogs e os usos de blogs.

 

GALVÃO, M.C.B. Produção e manutenção de blogs. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 24) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=36IKBKEayoc

 

Sinopse: Apresenta o processo de criação e manutenção de blogs, empregando-se a Plataforma Blogger.

 

GALVÃO, M.C.B. Redes sociais na Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 25) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FcOeed1fyr8

 

Sinopse: Apresenta as redes sociais mais usadas na atualidade e recomendações sobre seus usos. Discute o direito à privacidade.

 

GALVÃO, M.C.B. Redes sociais na Web e seus riscos potenciais. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 26) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ESVoPftwjoU

 

Sinopse: Apresenta os riscos existentes nas redes sociais na Web relacionados ao próprio comportamento; riscos relacionados ao comportamento de terceiros; riscos relacionados à tecnologia e riscos contratuais entre usuários e as plataformas de redes sociais.

 

RICARTE, I.L.M. Produção e compartilhamento de vídeos na Web. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 27) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qg3P8AK_XGY

 

Sinopse: Aborda plataformas para o compartilhamento de vídeos bem como aplicativos que permitem a edição de vídeos para a publicação na Web.

 

RICARTE, I.L.M.; GALVÃO, M.C.B. Do letramento digital ao poder digital. São Paulo : UNIVESPTV, 2014. (Letramento Digital, 28) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dCHvoByEaPI

 

Sinopse: Apresenta conceitos relacionados ao letramento digital e explica como desenvolvê-lo continuamente considerando tecnologias associadas às diferentes áreas do conhecimento e futuras tecnologias.

 

Conclusão

 

O letramento digital em larga escala é um grande desafio. Esperamos por meio desses vídeos alcançar um número maior de pessoas interessadas na temática. Registramos nossa gratidão às instituições e equipes envolvidas no projeto, bem como ressaltamos que os princípios apresentados nos vídeos são transversais aos diferentes campos do conhecimento.

 

Referências

 

BRAGA, D. B.; RICARTE, I. L. M. Letramento e tecnologia. Campinas, SP: CEFIEL/MEC, 2005. (Fascículo didático) Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/cefiel/imagens/cursos/19.pdf Acesso em: 16 set. 2014.

 

Como citar este texto

 

GALVAO, M.C.B; RICARTE, I.L.M. Letramento digital. 18 de setembro de 2014. In: Almeida Junior, O.F. Infohome [Internet]. Londrina: OFAJ, 2014. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=860


   332 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
PROJETO EVID@SP: AVALIANDO AS EVIDÊNCIAS EM SAÚDE COM FOCO NA PRÁTICA CLÍNICA
Novembro/2014

Ítem Anterior

author image
PANORAMA SOBRE A INFORMAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: DO ENSINO, DOS USOS E DA PESQUISA
Julho/2014



author image
MARIA CRISTIANE BARBOSA GALVÃO

Professora na Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Sua experiência inclui estudos na Université de Montréal (Canadá), atuação na Universidad de Malaga (Espanha) e McGill University (Canadá). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, mestre em Ciência da Comunicação e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo.