TEXTOS


  • Textos interessantes e curiosos relacionados com a área, abrangendo citações, dados históricos, notícias etc...

LEITURA - D. JOÃO V - PORTUGAL

  • Autor não informado
  • Outubro/2004

"Assim, se é possível dizer que os livros constituíam uma espécie de ornamento do Paço, ao lado das pinturas e tapeçarias e de toda a ostentação que celebrizou o nome de d. João V, não se pode arriscar ficar exclusivamente nessa chave.
"D João era mesmo movido pela preocupação com o prestígio que advinha de seus atos públicos, assim como era permeável ao espírito de imitação relativo aos modelos que não faltavam em outras cortes européias. Contudo, seria redutor acreditar que o monarca se limitou a ver nos livros troféus ou jóias reluzentes para seu reinado. Mesmo descontados os excessos dos panegíricos e documentos oficiais, nota-se como, já pouco depois de ocupar o trono português, d. João revelava aplicação no estudo que fazia de escritos históricos e políticos. Por sinal, gostava das histórias dos reis seus antepassados, nas quais procurava encontrar exemplos de galhardia e honradez. Alguns cronistas locais arriscavam até afirmar que essa inclinação era tal que chegava a ser excessiva, ou assim se entendeu na época, quando em 1712 o jovem soberano sofria de 'flatos hipocondríacos' com acessos de melancolia e insônias, o que levou os médicos a proibi-lo de ler. Por certo a leitura não era a causa do mal estomacal que afligia o rei e também ele parece ter duvidado dessa hipótese, visto que dois anos depois o secretário de Estado anunciava ao conde de Tarouca a chegada de uns livros 'com os quais S. M. está mui gostoso e divertido'. Mas a imagem vingou. O cônsul francês Duverger comunicava à sua corte, em 1715, que d. João se dedicava tanto a tal atividade que chegava a ler durante nove horas, sendo de temer um prejuízo à sua saúde." (p.76).

Fonte: SCHWARCZ, Lilia Moritz; AZEVEDO, Paulo Cesar de; COSTA, Angela Marques da. A longa viagem da biblioteca dos reis. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 554p.

   30 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.