TEXTOS


  • Textos interessantes e curiosos relacionados com a área, abrangendo citações, dados históricos, notícias etc...

UMBERTO ECO - ANTIBIBLIOTECA

  • Autor não informado
  • Março/2020

“Grande parte de seus leitores não sabem, mas o autor construiu uma fantástica biblioteca em sua casa, em Milão, com mais de trinta mil títulos. No livro A lógica do cisne negro (2007), publicado pela editora Best Seller, o escritor libanês Nassim Nicholas Taleb a apelidou de “antibliblioteca”, acrescentando que Eco é o exemplo de alguém que entende como deve ser encarada uma biblioteca pessoal.

“[...] “Você vai cumular mais conhecimento e mais livros conforme envelhece e o crescente número de livros não lidos nas prateleiras olharão para você ameaçadoramente. Na verdade, quanto mais você sabe, maiores são as fileiras de livros não lidos. Vamos chamar essa coleção de livros não lidos de ‘antibilioteca’”.”

Fonte: Revista TAG, p.20-21, maio de 2017

   146 Leituras


Próximo Ítem

author image
BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA – DIRETOR DA BIBLIOTECA
Julho/2020

Ítem Anterior

author image
RECOMENDAÇÕES DO VII CBBD - 1973
Fevereiro/2019



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.