TEXTOS


  • Textos interessantes e curiosos relacionados com a área, abrangendo citações, dados históricos, notícias etc...

RECOMENDAÇÕES DO VII CBBD - 1973

  • Autor não informado
  • Fevereiro/2019

No VII congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, entre as recomendações, pode-se encontrar:

“ (...) Ao Conselho Federal de Educação

“ (...)

“ 15. Que seja incluída como disciplina obrigatória, nos currículos de 1º e 2º graus e do ensino superior, a disciplina ‘Pesquisa Bibliográfica’ a ser ministrada por bibliotecários.” (p.26).

“ (...) Ao Ministério da Educação e Cultura

“ (...)

“ 24. Que estude a inclusão de técnica em pesquisa bibliográfica em programas de formação de professores de todos os graus, para prepará-los a conduzir seus alunos à prática dessa mesma técnica e que a mesma seja ministrada por bibliotecários.” (p.27).

“ (...) Aos Governos Estaduais

“ 31. Recomenda-se a criação de ‘Cursos de Orientação do Uso de Bibliotecas’ nas escolas primárias, ginásios e escolas normais, a serem ministrados por bibliotecários, destinados aos alunos e professores para que seja criada uma conscientização a respeito da Biblioteca, não só para que haja rendimento para o leitor, despreparado para a realização de pesquisa, como preservar o acervo bibliográfico que vem sendo terrivelmente danificado.”

“ 32. Recomenda-se a necessidade de instalarem Bibliotecas Públicas Infanto-Juvenis porque crianças e jovens se constituem um público importante, de necessidade irreversível e imediata.

“ 33. Recomenda-se a instalação de Bibliotecas Públicas Infanto-Juvenis, funcionando como agências de cultura com o objetivo de formarem o hábito de leitura e de servirem de centro de estudos e pesquisas para atender às necessidades atuais da criança e do jovem.” (p.28).

 

Fonte: CBBD. Recomendações. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.2, n.1/3, p.25-32, jul./set. 1973

   93 Leituras


Sem Próximos Ítens

Ítem Anterior

author image
BAHIYYIH NAKHJAVANI
Fevereiro/2018



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.