TEXTOS


  • Textos interessantes e curiosos relacionados com a área, abrangendo citações, dados históricos, notícias etc...

LIVRO – FUTURO

“As tecnologias modificam o mundo, mas a natureza humana permanece a mesma. Se não fosse assim, best sellers como A Ilíada, os Salmos de Davi e Beowulf seriam ininteligíveis para nós hoje em dia. As tecnologias sucessivas da linguagem, da escrita e dos tipos móveis colocaram ferramentas cada vez mais poderosas nas mãos dos contadores de histórias, ferramentas cujos usos eram inimagináveis quando essas tecnologias foram criadas. Ficará a cargo dos nossos filhos e de seus filhos o aprendizado do significado das tecnologias que hoje despontam no horizonte. A produção de livros como eu a conheci já está obsoleta, mas a definidora arte humana de contar histórias sobreviverá à evolução das culturas e de suas instituições como sempre o fez.. As novas tecnologias modificam o mundo mas não apagam o passado nem alteram o genoma.

“Os livros como objetos físicos não perecerão para serem substituídos por sinais eletrônicos lidos em luminosas telas que cabem na palma da mão. Tampouco desaparecerão as livrarias. Mas doravante passarão a coexistir com um vasto catálogo multilíngue de textos digitalizados, compilados de uma profusão de fontes, talvez ‘etiquetados’ para uma fácil referência e distribuídos eletronicamente. De seus computadores domésticos os leitores poderão transferir deste catálogo os materiais por eles selecionados para máquinas capazes de imprimir e encadernar a pedido exemplares unitários, máquinas estas que estarão disponíveis em inúmeros locais remotos e quem sabe, por fim, em suas próprias casas. Este local poderá ser um quiosque na esquina da minha rua em Manhattan, enquanto os leitores nas margens do Nilo ou no sopé do Himalaia terão acesso similar à sabedoria do mundo em seus próprios quiosques vizinhos. A tecnologia apropriada, em embrião, já está disponível, e eu a vi. O futuro que essa tecnologia implica não pode ser evitado. Eu o aguardo com assombro e ansiedade.” (p.11-12)

Autor: Jason Epstein
Fonte: EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2002. 170p.

   25 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.