JORNADAS PAULISTAS DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Maria Helena T. C. Barros
Que a educação no Brasil está no fundo do poço, ou quase lá, ninguém mais duvida. Organismos internacionais apontam, a mídia evidencia e o governo federal já dá mostras de despertar para essa grave questão, fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar de qualquer nação.
Em nosso país, a educação é estadualizada, embora esteja submetida às diretrizes emanadas do Ministério da Educação, o MEC.
Assim, no que diz respeito ao estado de São Paulo, a gestão do governador José Serra tem indicado que essa é uma prioridade: resgatar a qualidade do ensino público, dentro do quadro de universalização da escola fundamental, pelo menos. Estabeleceram-se metas, num decálogo objetivo, já divulgado entre os sujeitos envolvidos e à sociedade em geral.
Entretanto, o Conselho Regional de Biblioteconomia – 8a. Região – São Paulo (CRB-8), que representa os profissionais da área em âmbito estadual, surpreendeu-se negativamente com a omissão do Governo, nesse decálogo, com relação à informação e ao conhecimento fora da sala de aula. Tradicionalmente, a escola sempre contou com um espaço destinado a esse setor, que se sucateou em termos de acervo e de atuação, principalmente nas duas últimas décadas.
Enquanto o ensino particular exibe
“Não é prioridade”, diz a secretária-adjunta da Educação, professora
Até os leigos sabem que
As discussões estão na pauta. Atento ao momento político atual, o CRB-8 tomou a decisão de organizar as Jornadas Paulistas, que ocorrerão todas no dia 10/11/2007, aproveitando-se da parceria e da infra-estrutura do campus universitário de Marília (UNESP), Santo André (FAINC) e Lorena (FATEA), para discutir o papel da biblioteca escolar e do bibliotecário dentro e fora da escola, a organização da informação e da leitura nesse universo, e as políticas públicas que envolvem esse segmento no cenário da educação pública.
Com isso, o CRB-8 espera evidenciar e sensibilizar a comunidade e os profissionais atingidos, bem como aprofundar as discussões no setor, ao dar sua parcela de esforços e participar das medidas de ordem prática que contribuam para resgatar/atingir a almejada qualidade do ensino/da aprendizagem.