PRINCIPAL
COLUNAS
CURIOSIDADES
DESBASTANDO O ACERVO E OUTROS TRECOS DA BIBLIOTECONOMIA
EXPERIÊNCIAS
GENERALIDADES
MERCADO
NOTÍCIAS
TEXTOS
PESSOAL
DISCIPLINAS
CADASTRO
CONTATO
NOTÍCIAS

EMAIL OFERECE LIVROS EM PEQUENAS DOSES PARA LEITURA MÓVEL
[22/05/2008]

Claudia Parsons

 

NOVA YORK (Reuters) - Nunca teve tempo de ler "Moby Dick" e quer algo mais respeitável para ler do que spam em seu Blackberry a caminho do trabalho?

 

Um novo site está oferecendo um serviço que envia clássicos da literatura na forma de pequenos trechos para computadores de mão ou por email a cada manhã, antes dos usuários saírem para o trabalho, ou no horário que eles preferirem, gratuitamente.

 

Os emails do www.dailylit.com foram concebidos para oferecer tempo de leitura inferior a cinco minutos. "A Volta ao Mundo em 80 Dias", de Julio Verne, está dividido em 82 partes, enquanto "Anna Karenina", de Leon Tolstói, dividido em 430 partes, pode levar quase dois anos, em termos de dias de trabalho.

 

"Nossa audiência inclui pessoas como nós, que passam horas todos os dias enviando e recebendo emails, mas não encontram tempo para ler livros", disse Albert Wenger, co-fundador do DailyLit.

 

A empresa começou a operar em maio, com uma lista de cerca de 370 títulos, em sua maioria clássicos. Wenger disse à Reuters que 50 mil pessoas assinaram o serviço, registrando mais de 75 mil títulos.

 

Já que os livros estão em domínio público, a empresa pode oferecê-los de graça, mas planeja se expandir e começar a cobrar uma taxa por títulos mais recentes, licenciados por grandes editoras, dentro de quatro ou cinco semanas. Os emails não contêm publicidade e o faturamento da empresa dependerá das taxas de assinatura, compartilhando a receita com as editoras.

 

"Nossa idéia é cobrar menos de cinco dólares por título", disse Susan Danziger, mulher de Wenger e também co-fundadora do site, que trabalhava para a editora Random House, em entrevista telefônica à Reuters na terça-feira.

 

"As editoras gostam da idéia porque oferece um novo formato que elas ainda não exploraram", disse Danziger, acrescentando que estava negociando com editoras o lançamento de trechos de livros ainda inéditos, como forma de atrair o interesse de leitores.

 

A Berlitz, uma especialista em ensino de idiomas, é uma das cinco empresas que já fecharam acordo com o DailyLit, e em breve estará oferecendo aulas de idiomas estrangeiros em porções de cinco minutos.



(Divulgado por Elizandra Martins – Enviado para Infohome em 23/05/2007)


Desenvolvido por LLT Hosting & Development © Info Home 2005