TEXTOS TEMPORÁRIOS


  • Textos Temporários

10 REGRAS BÁSICAS PARA CONSERVAR SEUS LIVROS E REVISTAS

  • Autor não informado
  • Junho/2017

Os livros e as revistas precisam de cuidados para se manter em boas condições. Aqui vão algumas dicas dos técnicos da Divisão de Conservação e Restauração da Biblioteca Nacional:

1. Guarde os livros sempre na vertical. Se não couberem na estante, é melhor ficarem na horizontal, sem empilhar mais de três e sempre deixando os maiores na base. Não guarde livros inclinados.

2. Arrume os livros segundo o tamanho, principalmente as brochuras (livros de capa mole), porque assim não ficarão dobrados uns sobre os outros. Dicionários, enciclopédias e volumes pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas.

3. Não superlote a estante. O ideal é deixar cerca de três milímetros entre um livro e outro para evitar o atrito entre as capas e facilitar a retirada do livro. E, para evitar a umidade, mantenha os livros ligeiramente recuados para o interior da estante, sem encostá-los à parede.

4. Não puxe os livros pelo topo, mas pelo centro da lombada. Para conseguir pegá-los, basta empurrar para trás os que se encontram dos lados.

5. Não guarde mapas e pôsteres dobrados ou enrolados, mas sempre abertos. Se puder, coloque-os em pastas de polionda ou mesmo de cartão.

6. Evite capas de papel pardo ou similar, por ser ácido, e não use fita durex para consertar as capas. Se tiver de usar uma fita adesiva, prefira a filmoplast. E, em apostilas, não use grampos e clipes metálicos, por causa da ferrugem. Prefira os de plástico.

7. Evite a incidência de luz solar sobre os livros, bem como lâmpadas com radiação de ultravioleta (fluorescentes e incandescentes).

8. Se fizer alguma anotação nos livros, não use qualquer tipo de caneta, mas, sim, um lápis macio, de preferência o 6B.

9. Ao ler um livro ou revista, não dobre as páginas umas sobre as outras, nem dobre o canto da página para marcar o local onde parou. Use um marcador de livros.

10. Esteja sempre atento ao aparecimento de insetos, mofo ou umidade nos livros e revistas, bem como no interior da estante. Procure limpar os livros de dois em dois meses, no mínimo, com flanela macia.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças 145, abril 2004

   1493 Leituras


author image
Seção Mantida por OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.