TEXTOS TEMPORÁRIOS


  • Textos Temporários

10 LIVROS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS NA HORA DE DORMIR

A maioria dos pequenos adora ouvir histórias. Quando o narrador é o papai ou a mamãe, então, nem se fala! Se a contação pode ser feita na cama da criança, melhor ainda. Com tudo isso, já deu para entender por que a meninada adora histórias antes de pegar no sono, né? "Esse pode ser um encontro muito gostoso em família; um ótimo momento de aconchego antes da hora de dormir, de encontro entre pais e filhos, que ficará marcado para sempre na memória", destaca a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria, especializada em psicologia analítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O hábito de ler um livro para os baixinhos na cama estreita os vínculos familiares. "A história passa a ser um assunto comum entre os pais e a criança", diz Daniella. Além disso, a prática contribui para que os pequenos se sintam ainda mais seguros e à vontade no seu quarto - facilitando o sono. "É um lugar de brincadeira, de descobertas e de encontro. Assim, pegar no sono ali se torna mais simples", garante a psicóloga.

A dica para que o processo de adormecimento seja tranquilo é contar histórias leves e que se aproximem do cotidiano do filhote. Mais: torne esse momento o mais gostoso possível. "Na hora do sono, é fundamental que a criança já esteja relaxada, tranquila e aberta a recebê-lo", comenta Daniella Freixo. Portanto, além da historinha, a dica da especialista é dar bastante carinho - com beijos e abraços, por exemplo.

Contando histórias

Eleger enredos que tenham a ver com o dia a dia do seu filho - mesmo que na hora de dormir - é importante para ajudá-lo a resolver conflitos e construir um repertório maior. E isso vale para qualquer idade: segundo Daniella Freixo, já nos primeiros anos de vida é possível despertar o interesse pelos livros. "Com crianças menores funcionam melhor histórias curtas; já com as maiores, é possível ler um livro mais longo, elas adoram!", recomenda a psicóloga infantil.

A dica é escolher as historinhas junto com os pequenos. "Mostre as figuras e faça vozes. Quanto mais viva a história, mais interessada ficará a criança. A magia da leitura e de se viajar por meio dela é uma descoberta que podemos viver com nossos filhos", assegura Daniella.

Selecionamos alguns livros que têm o propósito de ajudar a criançada na hora de pegar no sono e, de quebra, contribuir para o seu desenvolvimento e para os laços familiares. Confira:

1. "O COELHINHO QUE QUERIA DORMIR" (COMPANHIA DAS LETRINHAS)

A história do coelho Roger fez sucesso em 2015 nos Estados Unidos e na Inglaterra - e já foi traduzida para sete línguas! No fim do ano, o livro chegou ao Brasil. A obra do terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin narra a saga de Roger para pegar no sono. Apesar de cansado, o coelhinho não consegue dormir. Sua mamãe, então, decide levá-lo até o Senhor dos Bocejos, que sabe como fazê-lo adormecer. O objetivo do texto é conduzir os pequenos a um estado de relaxamento, de modo que adormeçam com tranquilidade.

2. "A CAMINHADA" (EDITORA COQUETEL)

Este livro é resultado de experiências pessoais do americano Grant Maxwell, Ph.D em Língua Inglesa e um estudioso da psicologia e do desenvolvimento infantil. O enredo narra as peripécias de Mason, filho de Grant, seus cachorros, Rex e Totó, e um novo amigo - que, no caso, é a criança que ouve a história. A turma se aventura em florestas, cavernas, lagos, montanhas... Tudo para que os pequenos embarquem também no mundo dos sonhos. Ao longo do texto, o autor dá dicas para quem está lendo - como o momento de aumentar ou diminuir o tom da voz, quando bocejar ou pronunciar o nome da criança que ouve a narração e até como deitá-la, a fim de relaxar o corpo.

3. "HORA DE DORMIR" (EDITORA GIRAFINHA)

A obra de Joanne Oppenheim fala sobre um príncipe que não consegue pegar no sono de jeito nenhum - biscoito, leite quente, poção mágica, colcha de seda... Nada o faz adormecer! A solução só aparece quando uma misteriosa senhora surge no porão do castelo. A ideia do livro é divertir os pequenos e mostrar a importância de despertar os sonhos a partir de histórias.

4. "365 HISTORINHAS PARA A HORA DE DORMIR" (EDITORA YOYO)

Cada história leva 1 minuto para ser lida, e a proposta é que os pais contem uma por dia aos pequenos antes de dormir. Pegar no sono vai ser muito mais divertido com o dinossauro Dino, a girafa Giro, o hipopótamo Horácio, a ovelha Babi e outros personagens que vivem na divertida Ilha de Pirilampos.

5. "HELLO KITTY - HISTÓRIAS DE 5 MINUTOS PARA A HORA DE DORMIR" (EDITORA FUNDAMENTO)

Os pequenos que são fãs desta gatinha carismática vão adorar se aventurar com a personagem na fazenda, no circo e até no espaço! Com pequenas histórias e rimas, este livro se propõe a ajudar as crianças a dormirem e terem bons sonhos.

6. "O LOBINHO ESTÁ COM MEDO DO ESCURO" (EDITORA BRINQUE-BOOK)

Esta obra faz parte de uma série de outras histórias com o mesmo personagem. Há situações em que o Lobinho está com medo da nova escola, outras em que ele usa o penico pela primeira vez e quando ele está com medo do escuro, na hora de dormir. O objetivo é que a criançada se identifique com essas historinhas, comuns ao dia a dia delas.

7. "DAOMI ADORA A HORA DE DORMIR" (EDITORA BRINQUE-BOOK)

Os pequenos vão adorar esta personagem que considera o momento de ir para a cama sua hora favorita! Antes de se enfiar debaixo do cobertor com seu bichinho de pelúcia, Daomi toma banho, escova os dentes e se alimenta - assim como qualquer criança!

8. "VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA" (EDITORA SALAMANDRA)

Nesta história alegre, a criançada vai conhecer Viviana, uma garotinha que adora animais. Curiosa, ela se pergunta o que eles usam quando vão dormir. Para descobrir, convida os bichinhos para a Festa Mundial do Pijama e descobre as mais malucas vestimentas.

9. "QUANDO O MUNDO SE PREPARA PARA DORMIR" (CIRANDA CULTURAL)

Assim como todos os seres vivos da Terra, a família de coelhos que protagoniza esta obra se prepara para dormir diariamente, quando o sol se põe e a noite chega. A cada dia, o clã escova os dentes, fecha as cortinas e conta uma história. Tudo isso é narrado em um texto tão suave quanto uma canção de ninar.

10. "CUIDE DO MEU SONINHO" (EDITORA FUNDAMENTO)

Qual é o melhor jeito de se pegar no sono? Ouvindo uma história? Mas só vale se for uma de livro ou pode ser história de verdade também? Pode contar como foi o seu dia? Dar beijos e abraços de boa-noite? A hora de dormir não é igual para todo mundo… e ela pode ser divertida também.

Luiza Monteiro - Educar para Crescer

Publicado em 06/05/2016

Autor: Luiza Monteiro
Fonte: Clique Aqui

   45 Leituras


author image
Seção Mantida por OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.