ONLINE/OFFLINE


NOVOS PARÂMETROS DO FORMATO MARC 21 PARA A CODIFICAÇÃO CATALOGRÁFICA: PROPOSTAS DE 2020

O mundo da catalogação bibliográfica não parou em 2020, ao contrário, os bibliotecários catalogadores trabalharam em home office, os professores de catalogação seguiram com aulas à distância e as agências de normalização bibliográfica procederam nos ajustes e atualizações dos padrões bibliográficos para operarem sobre as diretrizes da RDA – Resource Description and Access (Descrição e Acesso de Recursos), e BIBFRAME – Bibliographic Framework Initiative.

Em relatório, elaborado pelo MARC Advisory Committee (MAC), sobre as reuniões ocorridas no período de 30 de junho e 1-2 de julho de 2020, foram tratadas alterações no formato MARC 21 (Bibliográfico e Autoridade). Dentre as várias mudanças, listamos as ocorridas com os Campos: 856, 340, 345, 881, 335.

Campo 856 – Localização e Acesso Eletrônico (R) - Modernização

A proposta no 2020-03, aprovou uma séries de alterações tornando obsoletos os subcampos:

  • $b (número de acesso),
  • $h (processador de pesquisa),
  • $i (instrução),
  • $j (bits por segundo),
  • $k (senha),
  • $l (login),
  • $n (nome do local do servidor no subcampo $a),
  • $r (definições),
  • $t (simulação de terminal).

Apesar de também incluir algumas alterações, na posição do segundo indicador, essas alterações devem ser revistas em separado, para melhor análise.

A proposta teve como fonte de encaminhamento as agências: OCLC e a Biblioteca Nacional da Alemanha. A intenção foi modernizar o campo 856, em todos os formatos MARC, incluindo a eliminação de subcampos; bem como esclarecer o uso dos valores do Segundo Indicador. O objetivo é alinhar o campo com as práticas catalográficas do século XXI sem perda significativa de dados; e o de possibilitar um campo mais apropriado às tendências futuras, em especial de acomodar Identificadores Uniformes de Recursos que sejam parte de um recurso.

Neste contexto, também pareceu relevante notar as ligeiras variações na utilização do campo 856 em cada um dos cinco formatos MARC 21: Dados Bibliográficos, Dados de Classificação, Dados de Autoridade, Dados de Coleção, e Informação Comunitária.

Em um registro bibliográfico, o campo 856 pode ser usado para um recurso quando esse recurso ou um subconjunto dele está disponível eletronicamente. Além disso, pode ser utilizado para localizar e acessar uma versão eletrônica de um recurso não eletrônico descrito no registro bibliográfico ou recurso eletrônico relacionado.

Em um registro de autoridade, o campo 856 pode ser usado para fornecer informações suplementares disponíveis eletronicamente sobre a entidade para a qual o registro foi criado.

É ressaltado que os subcampos que se tornaram obsoletos não são necessários no ambiente BIBFRAME. Quaisquer melhorias no conteúdo do campo 856 irá agilizar a conversão entre MARC e BIBFRAME.

Exemplos de registros:

245 04  $a The Brooklyn city directory ...

300 ## $a volumes $b mapas dobrados $c 18-17 cm

776 08  $i Versão online: $t Brooklyn city directory ... $w (OCoLC)889644646

856 41  $3 Google $u http://books.google.com/books?id=PcBCAQAAMAAJ

856 42  $3 Auxílio para encontrar

             $u https://www.bklynlibrary.org/brooklyncollection/finding-aid/guide-brooklyn-city-and

245 12  $a A catalogue of polyphonic songs, 1415-1480 / $c David Fallows.

300 ## $a xi, 777 páginas : $b música ; $c 24 cm

776 08  $i Versão online: $a Fallows, David. $t Catalogue of polyphonic songs, 1415-1480. $d Oxford ; New York : Oxford University Press, 1999

         $w (OCoLC)642405406

856 42  $3 Lista de correções, ajustes e acréscimos do autor

             $u http://personalpages.manchester.ac.uk/staff/david.fallows/appendix.pdf

856 44  $3 Tabela de conteúdo

             $u http://catdir.loc.gov/catdir/enhancements/fy0602/98007970-t.html

Campo 340 – Meio Físico (R) e novo subcampo

A proposta nº 2020-04 define um novo subcampo repetível, para Conteúdo Ilustrativo no Campo 340, o subcampo $p (conteúdo ilustrativo). O subcampo é utilizado em conjunto com 300 $b (outros detalhes físicos). Isso permite a vinculação de informações ao registro apropriado à medida que o uso de dados vinculados nos campos 3XX se tornarem mais difundidos.

Esta proposta também aprimora a definição e a finalidade do Campo, redefinido como: "Informações de descrição física para um item que requeira equipamentos técnicos no seu uso e/ou informações para descrições granulares das propriedades materiais do item, que facilitem o acesso e a descoberta, ou, sirva como apoio à gestão da coleção”.

Exemplos de registros:

340 ## $p fotografias $0 http://id.loc.gov/vocabulary/millus/pht

340 ## $p portrait $0 http://rdaregistry.info/termList/IllusContent/1012

340 ## $g colorido $p ilustrações

340 ## $g one color $p maps

340 ## $a poliester $g preto e branco $o positivo $p ilustrações

[Se URIs forem incluídos, os exemplos acima podem ser representados como:]

340 ## $a poliester $0 http://rdaregistry.info/termList/RDAMaterial/1030

             $2 rdamat

340 ## $g preto e branco $0 http://id.loc.gov/vocabulary/mcolor/blw

340 ## $o positivo $0 http://id.loc.gov/vocabulary/mpolarity/pos

340 ## $p ilustrações $0 http://id.loc.gov/vocabulary/millus/ill

O campo 340 pode ser usado em combinação com o campo 300 $b:

300 ## $a 1 poster : $b ilustrações coloridas ; $c

340 ## $g colorido $p ilustrações

Neste sentido, a RDA deu continuidade a esse tipo de definição por meio da sua instrução 7.15 (Conteúdo Ilustrativo). As instruções para registro deste elemento incluem os termos de vocabulário controlado que podem ser atribuídos por uma URIs. Estimula o uso dos termos em um ambiente de dados vinculados, por exemplo, Conteúdo Ilustrativo: ilustrações, retratos, mapas.

A alteração também pressupõe futura migração para o protocolo BIBFRAME Obra ou instância: bf: illustrativeContent (propriedade), bf: IllustrativeContent (classe), acomodando a indicação do conteúdo ilustrativo como uma URI vinculado a uma lista. A atual conversão de dados MARC-para-BIBFRAME gera uma tripla de conteúdo ilustrativo pertencente à etiqueta 008 para livros, posição: 18-21 (ilustrações). O uso do campo 340 para registrar essas informações facilitará a conversão dos dados entre BIBFRAME e MARC, pois as URIs serão preservadas.

Campo 345 – Características da Projeção de Imagens em Movimentos

A proposta nº 2020-05 renomeou o Campo 345 para Características da imagem em movimento; e definiu novos subcampos para a Proporção, no Formato Bibliográfico. Em relação ao subcampo têm-se os:

  • $c - valor da proporção (R), trata da proporção numérica entre a largura e a altura de uma imagem em movimento.
  • $d – indicação da proporção (R), refere a descrição geral da proporção entre a largura e a altura de uma imagem em movimento.

A proposta dos subcampos permite aos catalogadores inserir informações sobre a Proporção tanto como dados numéricos ($c) e como uma descrição geral ($d).

Exemplos de registros:

345 ## $c 16:9 $d wide screen

345 ## $d full screen $0 http://id.loc.gov/vocabulary/maspect/full

345 ## $c 16:9 $d letterboxed $d mixed aspect rati

[Se URIs forem incluídas, o exemplo acima pode ser representado como:]

345 ## $c 16:9 $0 [URI para proporção numérica] $2 [fonte]

345 ## $d letterboxed $0 http://id.loc.gov/vocabulary/maspect/letbox.html

345 ## $d mixed aspect ratio $0 http://rdaregistry.info/termList/AspectRatio/1003

             $2 rdaar

Em relação ao BIBFRAME Obra ou Instância: bf: AspectRatio (propriedade), bf: AspectRatio (classe), acomoda-se a indicação da proporção como uma URI vinculada a uma lista. Neste sentido, a conversão atual de dados MARC-para-BIBFRAME gera triplas de relação de dados contidos nos campos fixos 007 – descrições físicas – filme, posição 04 (formato de apresentação do filme).

O armazenamento dessas informações no campo 345 também facilitará a conversão de dados entre MARC e BIBFRAME, pois o identificador padrão ou URI do indicador da Proporção pode ser retido junto com o rótulo do termo.

Campo 881 – Indicação da Manifestação

A proposta nº 2020-06 define um novo Campo para a Indicação da Manifestação, no Formato Bibliográfico MARC 21. A proposta foi aprovada para servir ao novo conceito 3R, da RDA. O novo campo (881) dá aos catalogadores e criadores de metadados (especialmente as máquinas), a capacidade de transcrever informações exatamente como aparecem em um recurso. Este campo permitirá que uma fonte seja transcrita ou digitalizada exatamente como aparece, sem edição por parte do catalogador.

O Campo para a indicação da manifestação conterá subcampo com indicações sem granularidade, usado para informações que não se enquadram em nenhum dos campos mais granulares. Os demais subcampos irão representar outros campos regularmente incluídos nos registros, como título, edição, série, etc. A comunidade de catalogação pode não acabar usando o Campo 881, mas será uma opção se necessária.

Estrutura do Campo

881 – Indicação da Manifestação (R): contém informações que descrevem a própria manifestação. É registrada como uma descrição não estruturada. Os elementos para registrar uma indicação da manifestação são definidos para categorias amplas de informações.


Códigos de subcampo

Primeiro indicador: indefinido

# - indefinido

Segundo indicador: indefinido

# - indefinido


$a - Indicação da manifestação, alto nível/geral (R): a indicação que é considerada significativa para que os usuários entendam como ela é manifestada. O subcampo contém indicações gerais; bem como indicações da manifestação que não se enquadram nos subcampos mais específicos $b a $n.

$b - Indicação do identificador da manifestação (R):  a indicação sobre um código, número ou caráteres, em geral independente da linguagem natural e das convenções de nomenclatura social, usada para identificar uma obra, expressão ou manifestação. A indicação pode incluir qualquer uma ou todas as impressões digitais, número da editora de música notada, ISSN de série ou subsérie, ou outro identificador para manifestação.

$c - Título da manifestação e Indicação da responsabilidade (R): indicação sobre os títulos de uma manifestação e os nomes dos agentes que são responsáveis pelo conteúdo de uma expressão, que é corporificada por uma manifestação. Um título de manifestação e uma indicação da responsabilidade podem incluir qualquer tipo de título, incluindo um título principal, uma forma variante de título e outras informações  sobre o título, ou quaisquer tipos de indicações da responsabilidade, relacionadas ao conteúdo da manifestação, mas podem não incluir títulos de séries relacionadas ou nomes de agentes responsáveis por elas.

$d - Indicação de edição da manifestação (R): indicação sobre uma edição à qual pertence uma manifestação. Pode incluir qualquer uma ou todas as indicações de edição ou revisão nomeada da edição, ou uma indicação da responsabilidade relativa a uma edição ou revisão.

$e - Indicação da produção da manifestação (R): indicação sobre dados relativos à inscrição, fabricação, construção, etc., de uma manifestação não publicada. Pode incluir qualquer ou todo o local ou data de produção ou nome do produtor.

$f - Indicação da publicação da manifestação (R): indicação sobre a publicação, release ou fascículo de uma manifestação. Pode incluir qualquer local ou data de publicação ou nome do editor.

$g - Indicação da distribuição da manifestação (R): indicação sobre os dados relativos à distribuição de uma manifestação publicada. Pode incluir qualquer local ou data de distribuição ou nome do distribuidor.

$h - Indicação de manufatura da manifestação (R): indicação sobre dados relativos à impressão, duplicação, fundição, de uma manifestação publicada. Pode incluir qualquer local ou data de fabricação ou nome do fabricante.

$i - Indicação da manifestação dos direitos autorais (R): indicação sobre uma data associada a uma reivindicação de proteção de direitos autorais ou regime semelhante. Podem incluir datas de fonogramas associadas a reivindicações de proteção para gravações de áudio.

$j - Indicação da frequência da manifestação (R): indicação sobre um intervalo no qual as manifestações de partes, fascículos ou iterações de uma obra diacrônica são emitidas.

$k - Indicação da manifestação para sequência (R): indicação sobre a numeração de uma sequência das partes individuais ou iteração de uma manifestação ou partes ou exemplares de uma obra. Pode incluir indicação alfanumérica ou cronológica.

$l - Indicação da série da manifestação (R): indicação sobre uma série que está associada à manifestação e uma numeração de uma manifestação dentro da série. Pode incluir qualquer ou todos os títulos principais da série, outras informações do título da série; indicação da responsabilidade relativa às séries; ISSN, ou numeração dentro da sequência.

$m - Indicação da dissertação da manifestação (R): indicação sobre os dados relativos à tese e outras informações da dissertação. Pode incluir qualquer título, ano de concessão ou instituição outorgante.

$n - Indicação da codificação regional da manifestação (R): indicação sobre uma designação para uma ou mais regiões do mundo para as quais um videodisco ou portador de videogame foi codificado, indicando que a reprodução está restrita a um dispositivo configurado para decodificá-lo.

$3 - Materiais especificados (NR): parte dos materiais descritos aos quais o campo se aplica.

$6 - Linkage (NR): ver a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de Controle.

$8 - Link de campo e número de sequência (R): ver a descrição deste subcampo no Apêndice A: Subcampos de controle.

Exemplo 1: “The opening of heauen gates”

Exemplo 1.1: Conforme Diretrizes sobre transcrição básica (https://beta.rdatoolkit.org/en-US_ala-fd2213e6-ae72-3e6f-8f0a-e3fc0e8d728):

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 123456789

245 04 $a THE Opening of Heauen gates

881 ## $c THE Opening of Heauen gates, Or The ready way to euer-lasting life. Deliuered in a most Familier Dia-logue, betweene Reason and Religion, touching Prædestination, Gods word, and Mans Free-will, to the vnderstan-ding of the vveakest Capacitie, and the confirming of the more strong. $d The second edition. $c By ARTHVR DENT, Preacher of the word of GOD, at South-shoobery in Essex. $e Imprinted at London $f for Iohn Wright, $g and are to bee sold at his shop at Christ-Church gate. $f 1611.

Exemplo 1.2: Conforme Diretrizes sobre transcrição normalizada (https://beta.rdatoolkit.org/en-US_ala-914685cb-0fa2-394d-a0a2-6e537eb586a), nenhuma outra opção especificada:

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 987654321

245 04 $aThe opening of heauen gates

881 ## $c The opening of heauen gates, or The ready way to euerlasting life, deliuered in a most familier dialogue, betweene reason and religion, touching praedestination, Gods word, and mans free-will, to the vnderstanding of the weakest capacitie, and the confirming of the more strong. $d The second edition. $c By Arthvr Dent, preacher of the word of God, at Southshoobery in Essex. $e Imprinted at London $f for Iohn Wright, $g and are to bee sold at his shop at Christ-Church gate. $f 1611.

Exemplo 2: “A DECLARATION [...]”

Adaptação de Robert L. Maxwell’s presentation “RDA New Concepts Series: Representative Expressions and Manifestation Statements”, July 24, 2019, slide 56,

https://www.slideshare.net/ALAeLearningSolutions/new-concepts-representative-expressions-and-manifestation-statements

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 135798642

245 02 $a A DECLARATION OF THE LORD GENERALL AND HIS COUNCELL OF OFFICERS

881 ## $c A DECLARATION OF THE LORD GENERALL AND HIS COUNCELL OF OFFICERS; Shewing the Grounds and Reasons for the Dissolution of the late PARLIAMENT. $f LONDON, $e Printed by Hen: Hills and Tho: Brewster, Printers to the Army $g and are to bee sold at the signe of Sir John Old-castles in Pye-corner, and at the three Bibles at the West-end of Pauls. $f 1653.

Exemplo 3: “Finally Statehood”

Adaptação de Robert L. Maxwell’s presentation “RDA New Concepts Series: Representative Expressions and Manifestation Statements”, July 24, 2019, slide 53,

https://www.slideshare.net/ALAeLearningSolutions/new-concepts-representative-expressions-and-manifestation-statements

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 192837465

245 00 $a Finally Statehood

881 ## $c Finally Statehood! Utah’s Struggles, 1849–1896 Edward Leo Lyman $f Signature Books | Salt Lake City | 2019

Exemplo 4: “Crossing the Chasm”

Exemplo 4.1: com apenas um subcampo $a

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 918273645

003 DE-101

008 150429suuuu    || ||||| |||| 00|||||||

245 00 $a Crossing the chasm

881 ## $a CROSSING THE CHASM Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream Customers THIRD EDITION Geoffrey A. Moore HARPER BUSINESS An Imprint of Harper Collins Publishers Copyright © 1991, 1999, 2002, 2014 by Geoffrey A. Moore Printed in the United States of America Originally published in hardcover in 1991 by Harper Business, an imprint of Harper Collins Publishers. 2014 ISBN: 978-0-06-229298-8 USA $19.99 A BUSINESSWEEK BESTSELLER

Exemplo 4.2: com subcampos mais específicos

LDR xxxxxnam a22yyyyy   4500

001 546372819

003 DE-101

008 150429suuuu    || ||||| |||| 00|||||||

245 00 $a Crossing the chasm

881 ## $c CROSSING THE CHASM Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream Customers Geoffrey A. Moore $d THIRD EDITION $f HARPER BUSINESS An Imprint of Harper Collins Publishers 2014 $i Copyright © 1991, 1999, 2002, 2014 by Geoffrey A. Moore $e Printed in the United States of America $a Originally published in hardcover in 1991 by Harper Business, an imprint of Harper Collins Publishers. $b ISBN: 978-0-06-229298-8 $a USA $19.99 $l A BUSINESSWEEK BESTSELLER

Quanto a relação com BIBFRAME, a constituição do campo irá acomodar várias indicações discutidas na RDA. Em alguns casos, a indicação é uma propriedade existente, como a "indicação da série", que é literal e deve ser transcrita do item.

Campo 335 – Plano de Extensão para Obras

A proposta nº 2020-07 se refere ao Registro do Plano de Extensão para Obras  nos formatos bibliográficos e de autoridade do MARC 21. É mais uma proposta que aborda a falta de campo MARC para um novo elemento do Projeto RDA 3R denominado "plano de extensão". O campo 335 foi escolhido para esta informação, e espelha o código no LDR 07 (nível bibliográfico), mas o uso dessas categorias facilita o controle em uma configuração de dados vinculados. O desenvolvimento tem o objetivo de implementar o Modelo de Referência Bibliotecária – IFLA-LRM na RDA. O registro no Plano de Extensão para obras, incluindo seriados, multipartes, seriados monográficos e recursos integrados, o que permite apresentar indicações explícitas sobre o comportamento pretendido dessas obras no futuro; bem como o seu comportamento real demonstrado no passado e no presente. Aspectos benéficos para a comunidade de bibliotecas em termos de racionalizar um processo de criação de registro catalográficos que podem ser transitórios e dinâmicos.

Estrutura do campo

335 – Plano de Extensão (R): uma categoria que reflete a intenção de estender o conteúdo de uma Obra.

Primeiro indicador: indefinido

Segundo indicador: indefinido

# - indefinido

# - indefinido

Códigos de Subcampo

$a - Plano de extensão (NR): plano da obra descrita.

$b - Código do plano de extensão (NR): código que representa a extensão da obra

        descrita.

$0 - Número de controle do registro de autoridade ou Número padronizado (R):

       Consultar descrição no Apêndice A: Subcampos de controle.

$1 - URI (R) do objeto do mundo real: ver a descrição do subcampo no Apêndice A:

        Subcampos de controle.

$2 – Fonte (NR): código MARC que identifica o termo ou código usado para registrar as

        informações do plano de extensão.

$6 - Linkage (NR): ver a descrição do subcampo no Apêndice A: Subcampos de Controle.

$8 - Link de campo e número sequencial (R): ver a descrição no Apêndice A: Subcampos

       de controle.

Exemplos de registros:

Os exemplos citados modelam o uso do campo 335. Os dois primeiros exemplos representam registros de autoridade, enquanto o terceiro, quarto e quinto são de registros bibliográficos. O subcampo $2 (fonte) contém o código "rdaep" que é baseado no RDA Registry URIs associados ao esquema de codificação de vocabulário para o plano de extensão. Com relação ao BIBFRAME, a proposta pode ser ajustada para o protocolo.

Exemplo 1 (registro de autoridade)

LDR    cz a2200241n 4500

001     001414982

003     Uk

005     20120326135329.0

008     851211n| acannaab |a aaa

010     $a n 85049485

040     $a DLC $b eng $c DLC $d DLC

100$a Gray, Thomas, $d 1716-1771. $t Elegy written in a country churchyard

335     $a static plan $2 rdaep

Exemplo 2 (registro de autoridade)

LDR    cz a2200277n 4500

001     004996330

003     Uk

005     20160226073940.0

008     020513n| azannaabn |a ana c

010     $a no2002041097 $z sh 85091489

024$a 186133057 $2 viaf

024$a http://viaf.org/viaf/186133057 $2 uri

024$a http://www.wikidata.org/entity/Q9684 $2 uri

024$a http://d-nb.info/gnd/4171689-9 $2 uri

024$a http://www.idref.fr/027326403 $2 uri

035     $a (OCoLC)oca05761029

040     $a WU $b eng $e rda $c WU $d DLC $d InU $d WaU

046     $k 1857 $2 edtf

130  0 $a New York times

335     $a successive indeterminate plan $2 rdaep

370     $g New York (N.Y.) $c United States $2 naf

380     $a Newspapers $2 lcgft

Exemplo 3 (registro bibliográfico)

LDR    am a2200241 a 4500

001     010063321

003     Uk

005     20110509144259.0

008     010122m20002002enkabc b 001 0 eng

015     $a GBA0W7701 $2 bnb

020     $a 0563384972 (v. 1 : cased) : $c £25.00

020     $a 0563487143 (v. 1 : pbk.) : $c £12.99

020     $a 0563537477 (v. 2 : cased) : $c £25.00

020     $a 0563487186 (v. 2. : pbk.) : $c £12.99

020     $a 0563534575 (v. 3 : cased) : $c £25.00

020     $a 0563487194 (v. 3. : pbk.) : $c £12.99

039$a 2626

040     $a StDuBDS $d Uk

082 04 $a 941 $2 22

100$a Schama, Simon.

245 12 $a A history of Britain / $c Simon Schama.

260     $a London : $b BBC, $c 2000-2002.

300     $a 3 v., plates : $b ill. (some col.), maps, ports. (some col.) ; $c 25 cm.

335     $a successive determinate plan $2 rdaep

336     $a text $2 rdacontent

337     $a unmediated $2 rdamedia

338     $a volume $2 rdacarrier

500     $a TV tie-in.

504     $a Includes bibliographical references and index.

505$a v. 1. At the edge of the world? - 3000 BC-AD 1603 -- v. 2. The British wars

                1603-1776 -- v. 3. The fate of empire 1776-2000.

Exemplo 4 (registro bibliográfico)

LDR    nai a22 i 4500

001      015349219

003      Uk

005      20131211123347.0

007      td

008      090814c20089999enkuu l p 0 a2eng

015      $a GBB3B2012 $2 bnb

016      $a 015349219

020      $a 9781843085867 (loose-leaf) :

040      $a Uk $b eng $c Uk $e rda

042      $a ukblsr

082 04 $a 570.76 $2 23

245 00 $a AS biology.

264   1 $a Cambridge : $b National Extension College Trust Ltd., $c 2008-

300      $a volumes (loose-leaf) : $b illustrations (black and white) ; $c 31 cm

335      $a integrating indeterminate plan $2 rdaep

336      $a text $2 rdacontent

337      $a unmediated $2 rdamedia

338      $a volume $2 rdacarrier

588      $a Description based on: course guide and unit 1 only.

710 2   $a National Extension College, $e issuing body.

Exemplo 5 (registro bibliográfico)

LDR    nai a22      i 4500

001      018198227

003      Uk

005      20191231204401.0

007      td

008      170201d20172017enkmr l  f   o0   a2eng

015      $a GBB714821 $2 bnb

020      $a 9780112605300 (loose-leaf)

022 0    $y 0262-0421

040      $a Uk $b eng $c Uk $d Uk $e rda

042      $a ukblsr

082 04 $a 343.41056 $2 23

130 0   $a Integrated tariff of the United Kingdom. $s 2017 edition.

245 10 $a Integrated tariff of the United Kingdom / $c HM Revenue & Customs.

246 30 $i Short title: $a Tariff

246 30 $a Integrated tariff

246 17 $a Customs tariff

250      $a 2017 edition.

264   1 $a London : $b TSO, $c 2017.

300      $a 3 volumes (loose-leaf) ; $c 30 cm

310      $a Updated monthly

335      $a integrating determinate plan $2 rdaep

336      $a text $2 rdacontent

337      $a unmediated $2 rdamedia

338      $a volume $2 rdacarrier

530      $a Also issued online, on CD-ROM and as data feed in ASCII format.

505 0   $a Vol. 1. General information.-- v.2. Schedule of duty and trade statistical

                descriptions, codes and rates.-- v.3. Customs freight procedures.

500      $a Size does not include binder.

500      $a Includes index.

588      $a Description based on: Main work, January 2017.

710 1   $a Great Britain. $b HM Revenue & Customs, $e issuing body.

780 00 $t Integrated tariff of the United Kingdom. $b 2016 edition

785 00 $t Integrated tariff of the United Kingdom. $b 2018 edition

Como mencionado, no início deste texto, as mudanças da catalogação são várias e contínuas. Algumas parecem estranhas como que pensadas após umas tragadas de marijuana.

Entretanto, como cantavam os Beatles em “Tomorrow Never Knows” (John Lennon & Paul McCartney), é preciso liberar a mente para estar receptiva às inovações da área, ou seja, “Turn off your mind, relax and float down stream It is not dying, it is not dying […]”; e não esquecer que mesmo em um ambiente de códigos, padrões e protocolos; o bibliotecário da catalogação precisa manter a paixão pela área acesa, afinal “Love is all and love is everyone It is knowing, it is knowing”.


   149 Leituras


Saiba Mais





Sem Próximos Ítens

Ítem Anterior

author image
MENTALIDADE DIGITAL PARA SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS: ALGUMAS DIVAGAÇÕES
Outubro/2020



author image
FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.