TEXTOS


  • Textos interessantes e curiosos relacionados com a área, abrangendo citações, dados históricos, notícias etc...

DITADURA MILITAR - BRASIL - CENSURA - 2


"Em 1965 (...) o editor esquerdista Ênio Silveira, proprietário da Editora Civilização Brasileira, viu-se encarcerado (...). Sua prisão provocou um manifesto assinado por cerca de mil pessoas ligadas à produção cultural (...).

"Castello, com sua letra elegante, mandou ao general Ernesto Geisel quatro folhas de bloco manuscritas tratando do assunto. Com lápis vermelho, escreveu a palavra reservado no alto de cada uma delas. Dizia o presidente ao seu chefe de Gabinete Militar: "Por que a prisão do Ênio? Só para depor? A repercussão é contrária a nós, em grande escala. O resultado está sendo absolutamente negativo. [...] Há como que uma preocupação de mostrar 'que se pode prender'. Isso nos rebaixa. [...] Apreensão de livros. Nunca se fez isso no Brasil. Só de alguns (alguns!) livros imorais. Os resultados são os piores possíveis contra nós. É mesmo um terror cultural".

"Tinha razão. Era terror cultural mesmo. Para coibir 'os processos de contaminação da opinião pública', a Polícia Federal apreendera em torno de 17 mil volumes de 35 obras acusadas de 'difundir doutrina veementemente repelida pelo povo brasileiro". (p.231).

 

Autor: Elio Gaspari
Fonte: GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 417p.

   113 Leituras


Próximo Ítem

author image
DITADURA MILITAR - BRASIL - CENSURA
Novembro/2004

Ítem Anterior

author image
TOT - DEUS DA ESCRITA, DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA
Março/2005



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.