HISTÓRIAS ESCRITAS


  • Histórias

MINICONTO - 14

Miniconto - 1

Por que se diz “um estouro da boiada”? É de boi ou é de touro? Se é estouro, é de touro e não de boi. Teria que existir um boiouro de tourada. Quem inventou isso quis fazer uma confusão. E fez.

 

Miniconto – 2

Uma borboleta, toda branca, fica com inveja das outras borboletas, coloridas e chamativas. No dia seguinte encontra uma borboleta amiga que olha pra ela e diz

- Nossa, você está linda, toda colorida. Mas, como pode ser se você era toda branca?

- Fiz tatuagem.

 

Miniconto – 3

A formiguinha caminhava - atarefada como toda formiga -, olhando e cheirando tudo em volta. Logo à frente e atrás, outras formigas faziam o mesmo.

De repente, surge alguma coisa grande - para ela -, bem grande e a obriga a desviar do caminho. Ela faz o contorno e segue, mas percebe que as outras todas pararam em volta daquela coisa. Tentavam arrancar pedaços e carregar para o formigueiro.

Uma das formigas estranha a atitude da formiguinha, pois foi a única que não se interessou pela coisa, e pergunta

- Por que você não quer saber desse torrão de açúcar?

A formiguinha responde

- Sou diabética.

 

Miniconto – 4

Na sala de aula o menino conversa com a professora

- Meu pai me disse que quando ele era pequeno vivia em uma cidade chamada São Paulo. Lá, havia uma chuva bem fininha chamada garoa. E aquela chuva molhava bastante as pessoas. Hoje não tem mais. Por que?

- Bom, a natureza está mudando, principalmente porque o homem e a mulher estão interferindo no clima, derrubando árvores, destruindo as nascentes dos rios e riachos, poluindo o ar, essas coisas. A garoa que não existe como existia antes é apenas uma das grandes mudanças do nosso planeta.

- As coisas vão mudando mesmo. Aconteceu comigo também. Quando eu era pequeno eu chovia na cama quase toda noite e hoje eu não chovo mais.

Autor: Oswaldo Francisco de Almeida Junior

   341 Leituras


Próximo Ítem

author image
MINICONTO - 15
Novembro/2023

Ítem Anterior

author image

Março/2023



author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.