TIC, INCLUSÃO E MARKETING DIGITAL PARA UNIDADES DE INFORMAÇÃO


  • Esta coluna tem a proposta de convergir os temas tecnologias da informação e comunicação com o marketing digital, visando criar um novo momento de discussão para a inclusão sociodigital nas unidades de informação. Abordaremos temas como: mídias sociais, novas práticas de marketing, internet das coisas, big data, e muito mais em torno da evolução do usuário e do profissional na era digital?

COPYWRITING PARA EDUCAÇÃO: LEIA ESTE TEXTO E ATRAIA PELA PALAVRA

Você já ouviu falar em Copywriting

O copywriting é a arte da escrita persuasiva. É uma das etapas mais importantes do marketing digital. Com uma comunicação assim você pode incluir chamadas para ação e influenciar as pessoas a compartilhar ou comprarem suas ideias. Leia este texto e saiba como atrair e interagir com sua audiência (usuários, educandos e parceiros) por meio da PALAVRA! 

O que é Copywriting

Em tempos de Internet muitas das comunicações têm sido por este meio. Entretanto, não se trata de uma técnica exclusiva para ser utilizada on-line, nem se trata de ações utilizadas exclusivamente para situações recentes. 

Trata-se de um termo em inglês que não tem tradução para o português. É uma escrita que tem seu foco sempre voltado para a conversão e o engajamento de sua audiência. Uma comunicação construída sob essa técnica segue regras bem pensadas que transformam frases, sons e imagens (separadas ou juntas) altamente eficazes. No final dessa estrutura sempre há uma chamada para ação explicita de forma clara.

 

 

Essa é uma técnica que exige muito estudo e prática. E, neste caso, vale a regra básica: precisa ler e escrever bastante. E percebam que estou o tempo todo tratando como ‘técnica’, pois é necessário treino e aquisição de habilidade para tal. O livro que estou lendo sobre o Copywriting no momento, intitulado Copywriting: palavras que vendem milhões, alerta que o marketing é a estratégia, enquanto que a copywriting é a técnica, sendo esta geralmente de forma escrita. 

Como utilizar nos campos da Ciência da Informação e da Educação

Um ‘marketing magnífico’, segundo Kennedy faz a junção de três conceitos: 

a) Mensagem: o marketing precisa de uma mensagem correta que se conecte com seu público.

b) Contexto (mercado): Você precisa saber para quem está falando. A mensagem precisa ser direcionada para seu público. Desse modo, é necessária obtenção de informações geográficas, comportamentais, [...] e psicológicas sobre seu potencial leitor.

c) Mídia: Precisa entregar sua mensagem por meio do canal mais correto, ou seja onde a sua persona está, no dia e horário adequado. 

Como é possível perceber, estes três elementos em ação formam um planejamento de marketing interessante para qualquer estratégia que visa uma tomada de ação. Estes conceitos podem ser considerados como prioritários na hora de se fazer uma comunicação no contexto educacional. Um professor quer conectar com seu aluno, um bibliotecário quer falar com seu usuário e uma diretora quer apresentar produtos e serviços educacionais para familiares [...] estas são algumas das ações que a copywriting pode viabilizar. 

Um texto do Wainberg, publicado na Revista Brasileira de Ciência da Comunicação em 2015, defende que as Headlines funcionam como slogans e influenciam, cognitivamente, no imaginário social. Headlines ou títulos fazem um papel relevante na copywriting, sendo estes o principal ‘chamaris’ para atrair o leitor para continuar nas linhas seguintes com interesse no que você tem a dizer. 

Vários copywriting de sucesso dão a dica que os títulos de uma comunicação devem ocupar mais tempo do que o gasto com a produção do texto em si. E não pense que uma postagem de Facebook deve ter menos atenção que um artigo para blog. Na maioria das vezes um título bem elaborado em uma mídia social pode converter leitores para o seu blog além de garantir curtidas na rede. Desse modo, leve também em consideração que a Headline pode ser o início de uma frase ou período em uma mensagem. 

A seguir veja alguns exemplos de Headlines para postagens nos campos da Educação: 

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Como você pode perceber este texto dá “pano para manga”, então vamos continuar com este assunto na próxima matéria. 

Se gostou deixe um comentário, indique aos seus amigos educadores, pois pode ser útil e eles vão te agradecer ; )


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BARBARA COELHO

Doutora em Educação, mestre em Ciência da Informação. Graduada em Biblioteconomia e Letras. Atualmente em estudos de Pós-doutorado sobre Marketing Digital para Educação pela UNB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFS. Coordena o Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Digital (LTI). Palestrante e autora do livro Tecnologia e Mediação: uma abordagem cognitiva para inclusão digital.