LITERATURA INFANTOJUVENIL


A CRIANÇA E A LEITURA DAS IMAGENS

Quando pensamos em leitura, imediatamente pensamos na leitura de palavra. Porém no cotidiano somos solicitados, cada vez mais, a ler imagens. Mas será que estamos "alfabetizados" para isso?

Minha resposta é: nós adultos da geração "SLI" (Sem Livro Infantil), não. Mas as gerações que têm contato com diferentes fontes imagéticas, estão se preparando para isso.

Uma das possibilidades de aprendizagem de leitura de imagem é o acesso ao livro infantil de qualidade. E, para aqueles que costumam valorizar somente a produção estrangeira, informo que no Brasil temos ilustradores criativos, competentes e premiados internacionalmente. Entre eles podemos citar: Ziraldo, Ciça Fitipaldi, Zélio, Eva Furnari, Rogério Borges, Eliardo França, Ana Raquel, Luís Camargo, Helena Alexandrino, Rubens Matuck, Ricardo Azevedo, Angela Lago, Regina Coeli Rennó, Luiz Maia, Roger Mello e Regina Yolanda.

Luís Camargo, autor, ilustrador e pesquisador de literatura infantil, lembra que "tem gente que faz cara feia para livro de poucas páginas, com muitas ilustrações, com pouco texto" e questiona: "Por que essa má vontade? As letras impressas no papel também têm um desenho - não são pensamentos para serem captados telepaticamente..."*

No livro infantil destinado às crianças bem pequenas, é necessário valorizar a imagem, pois ela tem a mesma função que o texto, ou melhor, é "texto" também.

Destaco aqui, o "livro de imagem", que é aquele que conta histórias sem a existência de palavras. Eles são chamados também de "livros sem texto" ou "livro mudo". O primeiro livro desse gênero, publicado no Brasil, foi Ida e Volta de Juarez Machado em 1976 pela Editora Primor. Na atualidade ele está sendo publicado pela Editora Agir.

Cito outros exemplos de livros de imagem brasileiros, sugerindo que sejam lidos não somente na infância, mas pela vida toda.

BOA LEITURA !!!!

Coleção Ping-Póing Eva Furnari Editora FTD
Coleção - Ponto de Encontro Eva Furnari Edições Paulinas
Coleção - As Meninas Eva Furnari Formato Editorial
Coleção Imagens Mágicas Regina Coeli Rennó Editora Lê
Coleção Bons Tempos Rogério Borges Editora Kuarup

_______________
*CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.


   481 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
ORA BOLAS, ORA BULAS!!!
Setembro/2003

Ítem Anterior

author image
O PONTO "G" DA LEITURA
Julho/2003



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.