ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


A INFORMAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES C0MPLEXAS - 3

A complexidade característica da informação nos remete a racionalidade, conforme mencionado no texto anterior, por outro lado o sujeito cognoscente, entendido como o ator do processo, precisa exercer a mediação humana para se apropriar da informação. Essa mediação entre o sujeito cognoscente e o mundo com o qual dialoga é uma constante, e é a partir dessa interação que o conhecimento é construído e a ação é realizada.

 

Tipos de Mediação

Contexto Organizacional

Sensação Humana

Racional/Reflexiva

Uso do conhecimento tácito somado aos sistemas de informação (dados e informações)

Segurança / referência

(poder formal)

Experiencial/Sensitiva

Uso de casos vivenciados / experienciados somados aos sistemas de informação (dados e informações)

Expertise / competência e habilidade

(poder formal e informal)

Intuitiva/Perceptiva

Uso da percepção aguçada somada aos sistemas de informação (dados e informações)

Persuasão / liderança (poder informal)

  Figura 1: Tipos de Mediação em Contexto Organizacional

  Fonte: Elaborado pela autora.

 

A informação é sem dúvida alguma, insumo nos três diferentes tipos de mediação, visto que o sujeito cognoscente pode usar cada um independentemente do outro, assim como usar os três tipos em uma única ação. As ações realizadas no ambiente organizacional, muitas vezes, exigem que o indivíduo os utilize conjuntamente, porque se constitui em um ambiente complexo e adverso, e que está sujeito a mudanças e impactos, tanto advindos do ambiente externo, quanto do ambiente interno.

 

A informação insumo do fazer organizacional1 circula no espaço organizacional, propicia as condições necessárias para que diferentes interações sejam realizadas, bem como contribui para moldar a cultura organizacional nas suas dimensões mais complexas. Além disso, sua própria estrutura sustenta-se no movimento dos fluxos de informação e comunicação nela existentes.

 

A informação promove as interações sociais no ambiente da organização, por meio da comunicação organizacional, propiciando a socialização e a combinação de informações e conhecimentos gerados pelos diferentes indivíduos que nela atuam. A partir dessas mediações individuais (realizada pelo próprio sujeito cognoscente) ou coletivas é possível construir o conhecimento coletivo.

 

 

 

                Figura 2: Dinâmica Organizacional (Elaborada pela autora)

                 Fonte Adaptada: Sainsaulieu; Kirschner2 - 2006 - p.285.

 

 

A informação, portanto, é um elemento que contribui para as diferentes necessidades informacionais dos indivíduos3, bem como se ajusta através da mediação humana, às distintas dimensões situacionais que a organização vivência no seu dia-a-dia.

 

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1 VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2.ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007. 278p.

 

2 SAINSAULIEU, R.; KIRSCHNER, A. M. Sociologia da empresa: organização, poder, cultura e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 464p.

 

3 CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.


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MARTA LIGIA POMIM VALENTIM

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019.