ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM ORGANIZAÇÕES

Entende-se gestão do conhecimento como um conjunto de estratégias para construir, externalizar, socializar, internalizar e reconstruir ativos de conhecimento em organizações.

É importante que as organizações tenham um diagnóstico preciso dos fluxos informais existentes, de forma a mapear claramente os atores centrais para uma gestão do conhecimento eficiente.

Para isso, é necessário que os profissionais responsáveis pela gestão do conhecimento conheçam a situação da organização. Alguns pontos são extremamente importantes para o diagnóstico como, por exemplo:

a) As pessoas fornecem, quando solicitadas, explicações exaustivas sobre o seu saber ou fazer?

b) As pessoas compartilham conteúdos essenciais voltados ao negócio da organização?

c) As pessoas têm um comportamento positivo em relação ao uso de dados e informações?

d) Os sistemas de informação existentes na organização são eficientes, do ponto de vista da consistência e confiabilidade dos dados e informações?

e) As pessoas têm uma atitude voltada para a aprendizagem?

f) A organização conhece as competências e habilidades de cada um de seus colaboradores?

g) Existe uma cultura positiva em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação?

h) Existe a prática de documentar todas as atividades desenvolvidas na organização?

i) A organização propicia espaços integrados para o desenvolvimento das diferentes atividades?

j) As atividades são desenvolvidas em equipes ou individualmente?

k) Os fornecedores e clientes têm acesso ao sistema de informação da organização?

l) A organização incentiva, por meio de ações explícitas, a inovação?

m) As pessoas da organização têm relacionamento social ou apenas profissional?

n) As pessoas com mais tempo de atuação na organização, compartilham as experiências vivenciadas no passado?

o) Na organização existe a prática de avaliação?

p) As pessoas da organização debatem sobre questões de trabalho, seja face-a-face seja eletronicamente?

q) A organização premia boas idéias?

r) As pessoas têm consciência da importância de compartilhar o próprio conhecimento?

s) A organização utiliza ferramentas específicas para gerenciar conhecimento gerado pelas pessoas?

t) O conhecimento gerado pelas pessoas da organização são protegidos legalmente?

u) Os resultados obtidos, por meio do conhecimento gerado pelas pessoas da organização, são divididos entre as partes?

O diagnóstico deve ser realizado de modo a definir as estratégias da organização em relação a gestão do conhecimento, bem como priorizar as ações que contribuem para sua consolidação.

Esse processo deve iniciar-se com o planejamento da gestão do conhecimento organizacional, portanto é a primeira atividade a ser desenvolvida. A partir disso, a organização terá pleno conhecimento de sua situação.


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MARTA LIGIA POMIM VALENTIM

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019.