EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA EMPRESARIAL
A inteligência competitiva - processo organizacional que investiga o ambiente externo à organização, bem como diagnostica o ambiente interno organizacional, com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir os riscos, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto, médio e longo prazo (1) - é essencial para as corporações buscarem vantagem competitiva.
O que significa obter vantagem competitiva? Primeiramente, ter segurança em relação à direção do negócio, ou seja, para onde a organização deve caminhar. Em segundo lugar, ter segurança para tomar decisão. Essas duas questões aparentemente simples são extremamente complexas.
Como é possível ter segurança quanto ao rumo que a corporação deve tomar? Para responder a esta pergunta é necessário que a organização tenha clareza de futuro. Mas isso não basta, porque a organização pode criar demandas que o futuro não necessita; então o que fazer? A inteligência competitiva, por meio de técnicas e ferramentas, viabiliza para a organização dados, informações e conhecimento suficientes para que esse exercício de vision seja possível.
É necessário para este primeiro passo, obter dados, informação e conhecimento sobre mercados futuros; concorrentes futuros; fornecedores futuros; produtos novos e substitutos; clientes reais, potenciais e gerados; cenários econômicos, políticos e tecnológicos atuais e futuros; e por último estabelecer as competências essenciais, metas e estratégias de ação.
A tomada de decisão, ação individual ou coletiva, também necessita de dados, informação e conhecimento alicerçando a ação. Isso significa que cada decisão poderá influenciar sobremaneira o rumo da organização. Portanto, dados, informação e conhecimento direcionados à tomada de decisão são a essência do processo de inteligência organizacional.
Essa massa informacional, composta por diferentes tipologias e fontes de informação, deve necessariamente ser prospectada e monitorada, filtrada, organizada, analisada, disseminada aos indivíduos da organização, pois o sistema será o grande alimentador do processo de I.C.
Algumas palavras-chave são importantes para o processo de I.C.: relevância, confiabilidade, consistência, agilidade, direcionamento e atualidade. O processo de I.C. deve pautar-se nestas características essenciais para fornecer dados, informação e conhecimento como subsídio à tomada de decisão.
Nesse contexto corporativo, as pessoas necessitam também conhecer a missão, as estratégias e as metas organizacionais, de modo que possam sentir-se mais bem preparadas para o desenvolvimento das atividades cotidianas.
Outra questão importante é o próprio ambiente corporativo, que deve permitir as pessoas um ambiente positivo em relação à geração e uso de dados, informação e conhecimento. Essa cultura deve ser estimulada, pois fomenta o exercício de vision, bem como cria um mecanismo retro alimentador do processo de I.C.
A vantagem competitiva é atualmente uma necessidade para as corporações, o processo de I.C. deve ser usado como um modelo de gestão organizacional visando à vantagem competitiva. A história da sociedade da informação mostra como o mundo caminhou, assim como mostra quais economias preparam-se para atuar com competência nesse mundo atual.
Pergunta-se: as corporações brasileiras estão de fato preparadas ou preparando-se para o futuro?
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(1) VALENTIM, M. L. P. et al. O processo de
inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro,
v. 4, n. 3, p. 1-23, 2003.