BIBLIOCONTOS


PELO TELEFONE PODE RENOVAR?

As tecnologias existem para facilitar a vida humana. Os Serviços de Informação também. As vezes as facilidades não são bem interpretadas e acabam por dificultar, na tentativa de ajudar. Na hora de implementar um serviço informatizado deve-se pensar sobre o seu impacto na vida das pessoas. Mas o fato é o seguinte, um  usuário liga para a Biblioteca:

 

-        Alô! Bom dia! Biblioteca, em que podemos ajudar?

-        Bom dia! Eu quero fazer a renovação de um empréstimo pelo telefone.

-        Senhor, informo que a renovação agora só pode ser feita por e-mail ou presencialmente.

-        Como? Não renovam mais pelo telefone? Desde quando? Eu não estou sabendo.

-        Senhor! Desde ontem o serviço de renovação pelo telefone foi desativado. O aviso está afixado desde a semana passada no mural da biblioteca para a ciência dos nossos usuários.

-        Me desculpe, mas estou a duas semanas fora da universidade e da cidade, realizando uma pesquisa de campo.

-        Certamente! Por isso e para conforto dos nossos usuários há agora a alternativa de renovar por e-mail. O senhor tem e-mail? Afinal todo mundo hoje tem um, não é mesmo.

-        Claro! Eu tenho e-mail, ocorre que estou sem acesso. Estou em uma zona de floresta, um tanto isolado. Mas por quê mesmo suspenderam a renovação pelo telefone?

-        Corte de pessoal e de custos. E como todos hoje em dia têm e-mail e acesso a computador, foi priorizado o correio eletrônico. O Senhor não tem um computador?

-        Tenho computador de vários modelos e até e-mail, mas como lhe disse estou sem acesso a internet, estou fora de casa em região isolada, entende?

-        Sim! Mas o Senhor não tem internet móvil? Um serviço 3G?

-        Não! Eu não tenho! Eu sou professor e, também, tenho que cortar custos pessoais. Ademais, minha vida pessoal não interessa. Quero saber é se não há, realmente, como renovar o empréstimo via telefone.

-        Não! O serviço foi totalmente desativado.

-        Por e-mail pode, mas eu estou sem acesso a internet.

-        É o que o senhor nos diz!

-        Então a alternativa é a presencial, ir a biblioteca e renovar o empréstimo.

-        Exatamente! E para sua orientação na renovação presencial o senhor deve trazer o material.

-        Como! Eu tenho que levar o livro que desejo renovar?

-        Exato! É norma da biblioteca.

-        Por gentileza, uma última informação para encerrar esse assunto.

-        Pois não! Estamos aqui para atendê-lo da melhor maneira.

-        A biblioteca tem computador  com acesso a internet para uso do público?

-        Lógico que temos! Somos atualizados com as inovações tecnológicas.

-        Ah! Bom! Muito obrigado.

Autor: Fernando Modesto

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FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.