BIBLIOCONTOS


DIRIGINDO A BIBLIOTECA

Dirigir uma biblioteca é atividade estressante. Exige, do bibliotecário, atenção para não deixar nem Uno dos Benz de informação a Mercedes de dilapidações ou roubos. Muitos ladrões se passam por usuários ou leitores fazendo a Fiesta nessa Honda de roubo de obras raras.

 

Neste aspecto, a Marea anda Brava para a biblioteca, em especial a pública. Clio que, se não for adotada uma política de proteção das coleções, o bibliotecário pode se Ferrari. Numa situação como essa, ele só GM entre as estantes, ao ouvir seu usuário perguntando "Kadett aquela obra da cor xis...." e ficar a Ranger os dentes, enquanto o bibliotecário fica a Courier de um lado para outro em busca da informação perdida.

 

O pior é acontecer Siena envolvendo os bibliotecários e o usuário. O profissional acaba ficando Palio de nervoso! Mas isto não Elbastante, há situações em que só resta ao bibliotecário orar para alguma Santana pedindo ajuda para localizar as informações e não ficar com cara de Besta diante do cliente.

 

Na realidade, a atividade bibliotecária é o Tipo de trabalho complexo, Mazda para realizar desde que com atenção e responsabilidade. Embora, atualmente, o volume de trabalho do bibliotecário até Doblò.

 

Neste sentido, o reconhecimento ou o Premio que um bibliotecário terá é o sorriso de satisfação do cliente. Esta satisfação, normalmente, Tempra todos aqueles que recorrem ao serviço da biblioteca. Até Parati, caro leitor deste conto.

 

Na gestão da biblioteca o planejamento é fundamental. Elaborá-lo envolve pensar nas Variantes. Afinal, Quantum mais opções um dirigente tiver, melhor será o seu gerenciamento. E saber gerenciar é legal às Pampas.

 

Atualmente, outros serviços de informação têm oFuscado as bibliotecas tradicionais, é o caso das bibliotecas virtuais.

 

O grande Gol das bibliotecas foi o desenvolvimento de um Accord para formação de consórcios. Por meio desta alternativa, o leitor pode por Monza obra que necessite e emprestá-la, não podendo deixar o prazo Passat, pois todo material retirado precisa ser Logus devolvido. Imagine, S10 leitores quiserem retirar a obra. Quando a biblioteca tem recursos, A10 exemplares de publicação com muita demanda de consulta.

 

Entretanto, há caso em que o usuário precisa D20 dias a mais no empréstimo. Ele pode Kombinar com o bibliotecário o prazo de devolução. Neste caso, ele deve ser Galant com o profissional que é sempre um Diplomata na intenção de auxiliar seus clientes. Aliás, o bibliotecário faz este atendimento com Stilo.

 

Para conhecimento de seus direitos e deveres, todo usuário recebe no ato de sua inscrição, na biblioteca, o regimento da mesma e a recomendação de ler todos os Topic do documento.

 

Fica sabendo que é proibido Cherokee os livros no seu todo. E não adianta insistir, é sem Xantia. Se for um artigo de revista, a biblioteca Scania e manda por e-mail para qualquer Pointer deste Mondeo no qual está o solicitante. Até mesmo na Frontier do Polo (norte ou sul).

 

É Clarus que todo serviço da biblioteca é voltado para o bem estar dos seus usuários. Eles podem até passar um Weekend tranqüilo, ir á praia de Ipanema ou mesmo realizar uma longa Voyage. E, ainda assim, continuar dispondo do serviço da biblioteca. Isto é um Céu.

 

O freqüentador de biblioteca pode reconhecer o dirigente da biblioteca, ele ou ela costuma usar Blazer. Ademais, esse bibliotecário cumpre um importante papel, é o Kia de sua equipe e de seus clientes. Tem como características pessoais: liderança Ford e competência capaz de, com sua Hilux pessoal, iluminar dia de Eclipse, solucionando qualquer Tipo de problema que possa afetar o bom funcionamento do serviço de informação. Serviço este que precisa estar sempre 0Ka. E o bibliotecário realiza sua atividade com dedicação e responsabilidade sem ser Corolla, mas mantendo-se Fielder com seus princípios aos seus clientes. Dakota do sucesso de uma pesquisa ou da formação de um estudante ou leitor, uma porcentagem deve ser dada ao trabalho do bibliotecário. E, Volvo a dizer, o bibliotecário é um agente fundamental para construção de uma sociedade justa e uma economia desenvolvida.

Autor: Fernando Modesto

   28 Leituras


author image
FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.