BIBLIOCONTOS


O SISTEMA DE SEGURANÇA DA BIBLIOTECA

Nenhuma biblioteca está imune a roubos. Aliás, uma rápida pesquisa na imprensa é possível encontrar vários casos de invasão e roubos em bibliotecas – obras, equipamentos ou mobiliários, quando não, puro vandalismo. O procedimento comum adotado por algumas bibliotecas é o do sistema de alarme eletrônico, com a codificação dos materiais. Porém, o sistema é caro para muitas bibliotecas, especialmente públicas, localizadas em pequenas e médias cidades brasileiras.

 

Assim, cada uma se vira como pode, ou como a criatividade permite. Ademais, com a doação de mobiliários e de materiais bibliográficos pelo governo, a preocupação com aspectos da segurança aumenta, e o bibliotecário tem por responsabilidade, estar alerta. Afinal, nenhum ladrão avisa quando irá “consultar” na biblioteca. Portanto, vale tudo para estar prevenida. Como foi o caso de uma Biblioteca Pública de uma pequena cidade brasileira. Numa madrugada qualquer, o ladrão entra na biblioteca, ao arrombar a porta dos fundos. Logo no início, escuta uma voz que sussurra:

 

- Jesus tá te olhando!

 

O meliante se assusta, olha para os lados (na penumbra), mas não vê nada a não ser estantes em obsequioso silêncio. Segue nas pontas dos pés e escuta novamente a voz:

 

- Jesus tá te olhando!

 

Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, o marginal olha novamente ao redor, e nada. Quando adentra na sala da chefia e toca no computador, ouve novamente a voz, agora mais sonora:

 

- Jesus tá te olhando!

 

Dessa vez, ele percebe de onde vem esta voz, acende a lanterna e ilumina o canto da sala. Vê um papagaio pendurado no batente da porta e aliviado do susto, pergunta:

 

- Ah! Você é o Jesus?

 

E o papagaio responde:

 

- Não. Eu sou o Judas, o auxiliar de biblioteca.

 

- Judas? Auxiliar de biblioteca? Quem é o Bibliotecário maluco que nomeia de Judas um papagaio? E, pior, lhe dá um cargo de auxiliar de biblioteca?

 

- O mesmo que botou o nome de Jesus no pitbull.  PEGA!!!  JESUSSSSSSSSSS!!!!!

Autor: Fernando Modesto

   29 Leituras


author image
FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.