QUAL SUA EXPERIÊNCIA COM LEITURA?


A EXPERIÊNCIA COM LEITURA DE ROVILSON JOSÉ DA SILVA – PROFESSOR UNIVERSITÁRIO – LONDRINA - PR

Minha vida com a leitura

Minha vida de leitor começou com as histórias orais que minha mãe contava quando chovia e tínhamos que ficar dentro de casa, eu e mais 4 irmãos. Em geral, ouvíamos durante o dia. As histórias prendiam nossa atenção, ficávamos mais calmos. Era uma das “psicologias” de minha mãe. Não havia agendas para as histórias, surgiam de repente. Eu me deliciava com a história do menino que ia buscar água e quebrava os potes de barro... dos encantamentos que transformavam pessoas em animais... Eram alimento puro para minha imaginação. 

À noite, em especial nos dias em que a lua clareava a escuridão da zona rural, as histórias emergiam de meu pai: primeiro vinham as emboladas, uma expressão cultural que ele trouxe de sua terra nordestina. As palavras ditas, cantadas num ritmo melódico e quase frenético transformavam meu pai em poesia diante de meus olhos, de meus ouvidos. Outras vezes, ele desfiava histórias do Norte: da viagem da Bahia ao Paraná... das assombrações no meio das estradas... da vida. 

Minha vida de leitor começou com as histórias de meus pais, sem livro, mas com grande força na palavra oral entremeada de carinho que levou alento ao meu coração e à minha imaginação, o que me marcou profundamente como pessoa. Por isso me tornei leitor e trabalho para levar a leitura a outros meninos e meninas de meu país.


   45 Leituras


author image
OSWALDO FRANCISCO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília. Doutor e Mestre em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação da UFCA- Cariri - Mantenedor do Site.