COMO ATUAR COM GESTÃO EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO?
A gestão tem sido um dos setores de estudo e aplicação profissional mais valorizados na contemporaneidade organizacional. A gestão está vinculada a capacidade de uma organização em dinamizar atividades em diversos níveis como pessoal, infraestrutura, marketing, serviços, produtos, financeiro etc. O ato de gerenciar envolve a concepção de profissionais suficientemente qualificados para lidar com os múltiplos desafios que as organizações enfrentam no mercado. Qualquer organização, desde as maiores e mais consolidadas até as menores e mais embrionárias, necessitam de práticas gerenciais para otimizar os processos e fluxos de desenvolvimento.
A gestão tem sido fortemente estudada e aplicada em áreas das Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Economia, Atuariais, Ciência da Informação, Comunicação etc.) e Ciências Humanas (Educação, Sociologia, Psicologia, Direito, Serviço Social etc.) com diferentes e peculiares tendências, conforme a necessidade de cada área. A gestão se institui como um setor transversal de estudos e aplicações profissionais que pode auxiliar na resolução de diversos problemas organizacionais.
Os campos da Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia têm se ocupado em escala gradualmente crescente dos estudos sobre gestão, em especial, aplicados em ambientes de informação como arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação e cultura, assim como em organizações no geral (instituições de saúde, jurídicas, bancos, indústrias e empresas no geral).
Neste caso, as áreas supramencionadas estão agregando os estudos fincados na gestão da informação que pode ser definida como a capacidade estratégica de armazenar, coletar, selecionar, avaliar, processar e avaliar práticas em informação e documentação relacionadas a serviços, produtos e fluxos de informação, além do acervo, visando resolver problemas organizacionais, promover novas construções de conhecimento, geração de novos processos comunicacionais, formação de competências e habilidades, aprimorar os modos de aprendizado, favorecer tomadas de decisão e satisfazer desejos/demandas/necessidades organizacionais e da comunidade de usuários.
O profissional da informação é elemento sine qua non para o desenvolvimento das práticas gerenciais em ambientes de informação e deve construir uma aptidão gerenciadora durante todo o processo de formação. Para tanto, é fundamentalmente relevante que desde a graduação, o estudante busque desenvolver um perfil gestor a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos estágios (supervisionados e remunerados), assim como buscar durante a prática profissional a qualificação via cursos de curta, média e longa duração, aperfeiçoamento, especialização e mestrados/doutorados e ainda buscar diante do processo de qualificação, elaborar propostas que contribuam direta ou indiretamente com a organização em que atuam.
Como as concepções sobre gestão da informação são ainda relativamente recentes na formação em Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação (principalmente em nível de graduação) é pertinente uma permanente atualização sobre os estudos e práticas em gestão (e gestão da informação no contexto mais específico), tanto no campo acadêmico, quanto no campo da prática profissional de mercado.
É de suma relevância que a comunidade de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação (incluindo o profissional da informação) entenda o arquivo, a biblioteca e o museu como ambientes de informação, no sentido de que são espaços intencional e estrategicamente estruturados para o desenvolvimento de ações que satisfaçam as demandas/necessidades informacionais-organizacionais. Logo, isso implica que o profissional da informação perceba a gestão como um todo, pois facilita a compreensão sobre as particularidades do ambiente de informação.
Diante do exposto, como é possível atuar com gestão em ambientes de informação como arquivos, bibliotecas e museus? É possível afirmar que o profissional da informação pode atuar com gestão nos ambientes de informação de modo holístico e/ou particularizado a partir dos seguintes fatores: gerenciamento geral (relativo ao planejamento geral), acervo, serviços, produtos, pessoal e avaliação.
O quadro que segue explicita possíveis práticas no campo da gestão para ambientes de informação.
Quadro 1 – Práticas de gestão em ambientes de informação
Tipos de gestão em ambientes de informação |
Aplicações |
Gerenciamento geral |
Relacionado a gestão do ambiente de informação no contexto macro e (multi)temporal, englobando: o planejamento das ações em termos de tempo (mensal, semestral e/ou anual); competências/habilidades que envolve a contratação e alocação dos funcionários (colaboradores) nas funções mais adequadas e profícuas; busca pela autonomia do ambiente de informação para o desenvolvimento das atividades; planejamento dos processos, fluxos e tecnologias de informação; planejamento do acervo, serviços e produtos. |
Acervo |
Planejamento das políticas de acervo, envolvendo todos os processos possíveis Dinamização do acervo via serviços e produtos (incluindo digitais) Gestão documental Gestão eletrônica de documentos Gerenciamento para uso das fontes de informação Gerenciamento para preservação do acervo |
Serviços |
Gerenciamento dos serviços de referência físico e/ou virtual Gerenciamento dos serviços de informação utilitária Gerenciamento do serviço de disseminação seletiva da informação Gerenciamento para educação de usuários Gerenciamento das ações culturais Gerenciamento dos serviços ligados à comunicação do ambiente de informação (formais, informais e também os científico-tecnológicos) Gerenciamento de outros serviços formulados pelos ambientes de informação |
Produtos |
Gerenciamento das criações dos ambientes de informação como manuais, guias, cartilhas, aplicativos, softwares, redes sociais, entre outros. |
Pessoal |
Gerenciamento das relações interpessoais, a saber: relações entre o profissional da informação e os colaboradores; relações do profissional da informação e colaboradores com a comunidade de usuários em seus diversos níveis; relações do profissional da informação e colaboradores com os gestores gerais da organização a qual o ambiente de informação está vinculado; relações entre os próprios colaboradores do ambiente de informação; relações do profissional da informação e colaboradores com a comunidade externa. |
Avaliação |
Gerenciamento avaliativo geral dos ambientes de informação: avaliação dos serviços e produtos; avaliação de desempenho do profissional da informação (tanto pela organização, quanto pela comunidade); avaliação de desempenho dos colaboradores (pelo profissional da informação, organização e pela comunidade); avaliação geral das práticas de gestão dos ambientes de informação. |
Fonte: elaborado pelo autor
O profissional da informação pode atuar com gestão envolvendo as perspectivas gerais de planejamento e com processos, fluxos e tecnologias para otimização das atividades dos ambientes de informação. O profissional gestor é aquele que deve estar situado sobre o todo do ambiente de informação a fim de resolver problemas e oferecer as respostas mais pertinentes para o desenvolvimento da organização.
Essas resoluções/respostas envolvem desde a elaboração do planejamento geral dos ambientes de informação (gerenciamento geral, acervo, produtos, serviços, pessoal e avaliação), até problemas do cotidiano entre os colaboradores ou demandas/necessidades da comunidade de usuários, pois determinada deficiência em algum setor do ambiente de informação, pode contaminar o ambiente como um todo.
Por isso, o profissional da informação gestor é aquele que deve possuir um olhar holístico do ambiente, visto que se torna a referência mais ampla sobre a condução das atividades do ambiente de informação. Para tanto, é fundamentalmente relevante que o profissional da informação desenvolva a educação continuada e a formação de valores gerenciais pautados na liderança, motivação, conhecimento estratégico e dinâmico, fluência comunicativa-informativa.
O profissional da informação gestor é aquele que é concomitantemente pensador e executor, holístico e peculiar, privativo e partilha, (multi)relação e (uni)relação, prático na teoria e teórico no prático, assim como empreender um espírito coletivo que galvanize um clima sincrônico de trabalho no cotidiano organizacional.
Portanto, o profissional da informação gestor é aquele que deve pensar a formação do ambiente de informação em sua totalidade de planejamento e modus operandi, observando as múltiplas potencialidades, qualidades e deficiências organizacionais, primando, por um lado, avançar para alocação dos investimentos e, por outro lado, preconizar a proposição de estratégias viáveis de soluções e tomadas de decisão para valorização do ambiente de informação.