ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


AS ORGANIZAÇÕES E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - 2

O papel do estado e o das empresas no contexto da Sociedade da Informação se modifica, visto que o estado tem reduzido significativamente sua presença no setor produtivo e, por outro lado, as empresas têm se preocupado com a sua responsabilidade social. Essa inversão de papéis ressignifica a dimensão da influência das organizações nesta sociedade. Sainsaulieu e Kirschner1 acreditam que as organizações influem sobre as representações e estruturas sociais, como por exemplo, nas relações de poder.

 

A história das organizações acompanha a história das tecnologias de informação e comunicação e, em muitos momentos, essas histórias se inter-relacionam, visto que as tecnologias modificam atividades e rotinas de trabalho, exigem novas competências para atuar, influem na criação de novas qualificações que não existiam anteriormente. Nesse sentido, a Sociedade da Informação é expressão de um modelo político-ideológico, mas também, de um modelo organizacional e tecnológico.

 

Se, é verdade que a Sociedade da Informação é aquela economicamente alicerçada na informação, no conhecimento e nas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s)2 e, se por outro lado, as organizações ajudaram a construir esse modelo de sociedade, pode-se inferir que os elementos constitutivos da Sociedade da Informação são os elementos constitutivos das organizações.

 

Partindo-se desse pressuposto, acredito que a informação e o conhecimento possuem real importância para as organizações contemporâneas, uma vez que, a partir da gestão dos processos de informação e de conhecimento é possível:

 

§  Adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz;

§  Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam validade;

§  Mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade;

§  Focalizar seu conhecimento em ações racionais e decisivas3.

 

Compreender que esses elementos constituem-se na base para diferentes ações: tomada de decisão, planejamento, estratégias etc., que resultarão no desenvolvimento da organização, é o primeiro passo para desenvolver a percepção correta da relação e interdependência existente.

 

A interdependência entre a empresa (sociedade interna) com outros tipos de instituições (sociedade externa) como, por exemplo, educacionais, filantrópicas, religiosas, associativas, profissionais é real, visto que esses diferentes contextos ambientais são visitados e revisitados pelos atores que nela atuam, e, portanto, recebem toda a influência cultural dessas ‘sociedades’, levando-a para o ambiente organizacional (Figura 1).

 

 


 

           I: Transmissão da cultura anterior

II: Seqüências de aprendizagem no contato da experiência

III: Reprodução da sociedade

IV: Mudança nos valores e nas instituições

V: Produção de sociedade nova

 

Fonte: SAINSAULIEU, R.; KIRSCHNER, A. M. – 2006 – p.263

 

 

As organizações sofrem pressões e ao mesmo tempo pressionam os diferentes ambientes sociais, a Sociedade da Informação, é um exemplo disso. Contudo, não há dúvida, quanto ao entendimento que as organizações são uma forma de sociabilidade produzida, transmitida, partilhada e renovada1.

 

Defende-se, assim, que a Sociedade da Informação tem como sua maior influenciadora não só as tecnologias de informação e comunicação, mas também as organizações e suas próprias necessidades de evolução.

 

 

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1 SAINSAULIEU, R.; KIRSCHNER, A. M. Sociologia da empresa: organização, poder, cultura e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 464p.

 

2 VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, p.1-13, ago. 2002. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago02/Art_02.htm>.

 

3 CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as Organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003. 425p.

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MARTA LIGIA POMIM VALENTIM

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019.