AS ORGANIZAÇÕES E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - 2
O papel do estado e o das empresas no contexto da Sociedade da Informação se modifica, visto que o estado tem reduzido significativamente sua presença no setor produtivo e, por outro lado, as empresas têm se preocupado com a sua responsabilidade social. Essa inversão de papéis ressignifica a dimensão da influência das organizações nesta sociedade. Sainsaulieu e Kirschner1 acreditam que as organizações influem sobre as representações e estruturas sociais, como por exemplo, nas relações de poder.
A história das organizações acompanha a história das tecnologias de informação e comunicação e, em muitos momentos, essas histórias se inter-relacionam, visto que as tecnologias modificam atividades e rotinas de trabalho, exigem novas competências para atuar, influem na criação de novas qualificações que não existiam anteriormente. Nesse sentido, a Sociedade da Informação é expressão de um modelo político-ideológico, mas também, de um modelo organizacional e tecnológico.
Se, é verdade que a Sociedade da Informação é aquela economicamente alicerçada na informação, no conhecimento e nas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s)2 e, se por outro lado, as organizações ajudaram a construir esse modelo de sociedade, pode-se inferir que os elementos constitutivos da Sociedade da Informação são os elementos constitutivos das organizações.
Partindo-se desse pressuposto, acredito que a informação e o conhecimento possuem real importância para as organizações contemporâneas, uma vez que, a partir da gestão dos processos de informação e de conhecimento é possível:
§ Adaptar-se às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz;
§ Empenhar-se na aprendizagem constante, o que inclui desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam validade;
§ Mobilizar o conhecimento e a experiência de seus membros para gerar inovação e criatividade;
§ Focalizar seu conhecimento em ações racionais e decisivas3.
Compreender que esses elementos constituem-se na base para diferentes ações: tomada de decisão, planejamento, estratégias etc., que resultarão no desenvolvimento da organização, é o primeiro passo para desenvolver a percepção correta da relação e interdependência existente.
A interdependência entre a empresa (sociedade interna) com outros tipos de instituições (sociedade externa) como, por exemplo, educacionais, filantrópicas, religiosas, associativas, profissionais é real, visto que esses diferentes contextos ambientais são visitados e revisitados pelos atores que nela atuam, e, portanto, recebem toda a influência cultural dessas ‘sociedades’, levando-a para o ambiente organizacional (Figura 1).
II: Seqüências de aprendizagem no contato da experiência
III: Reprodução da sociedade
IV: Mudança nos valores e nas instituições
V: Produção de sociedade nova
Fonte: SAINSAULIEU, R.; KIRSCHNER, A. M. – 2006 – p.263
As organizações sofrem pressões e ao mesmo tempo pressionam os diferentes ambientes sociais, a Sociedade da Informação, é um exemplo disso. Contudo, não há dúvida, quanto ao entendimento que as organizações são uma forma de sociabilidade produzida, transmitida, partilhada e renovada1.
Defende-se, assim, que a Sociedade da Informação tem como sua maior influenciadora não só as tecnologias de informação e comunicação, mas também as organizações e suas próprias necessidades de evolução.
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1 SAINSAULIEU, R.; KIRSCHNER, A. M. Sociologia da empresa: organização, poder, cultura e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 464p.
2 VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3., n.4, p.1-13, ago. 2002. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago02/Art_02.htm>.