ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO


MÉTODOS DE PROSPECÇÃO E MONITORAMENTO INDUSTRIAL - IV

Dando continuidade aos métodos e técnicas de prospecção industrial, neste texto será apresentado o método Fatores Críticos de Sucesso. O método em questão trabalha variáveis críticas que de alguma maneira podem afetar o negócio da organização a médio ou longo prazo.

Essas variáveis podem ser relacionadas a diferentes contextos, como por exemplo:
a) econômico;
b) tecnológico;
c) mercado;
d) recursos humanos;
e) meio ambiente etc.

Nesse método uma ou mais variáveis podem ser objeto de atenção. O objetivo do método Fatores Críticos de Sucesso é, portanto, identificar quais as variáveis que devem ser prospectadas e monitoradas, melhorando assim a atuação da organização, tornando-a mais competitiva a médio e longo prazo.

A aplicação do método deve seguir algumas etapas básicas:
1. Levantamento inicial: estudos anteriormente realizados, identificação das variáveis que serão objeto do método;

2. Identificação do(s) fator(es) crítico(s), denominado "critical key strategic" ou "fatores críticos de sucesso", tanto internos quanto externos;

3. Aplicação de outros métodos de prospecção e monitoramento como: brainstorming, painel de especialistas, Delphi etc.;

4. Mapeamento inicial:
a. Atores regionais, nacionais, internacionais;
b. Competências científicas, técnicas e tecnológicas;
c. Condições de mercado, concorrência, clientes, fornecedores etc.;
d. Políticas nacionais e de outros países para o setor;
e. Normas e regulamentos nacionais e internacionais para o setor;
f. Patentes depositadas no país e no exterior etc.

5. Definição de contextos para a aplicação do método:
a. Evolução do setor (inovação);
b. Tempo e espaço;
c. Incertezas;
d. Potencialidades;
e. Situação econômica, social, tecnológica etc.

6. Seleção das necessidades e oportunidades para o desenvolvimento do método:
a. Mercado;
b. Meio Ambiente;
c. Conhecimento científico e tecnológico;
d. Infra-estrutura científica e tecnológica etc.

7. Análise das informações críticas com foco nas possibilidades e oportunidades futuras;

8. Planejar a atuação futura para a organização;

9. Estabelecer as prioridades de ação.

Esse método auxilia enormemente os executivos no processo de tomada de decisão, de modo a fornecer mais segurança à direção a ser seguida. As análises realizadas durante a aplicação do método propiciam aos executivos, mais conhecimento sobre os contextos que envolvem o negócio, assim como definem de forma clara quais são as prioridades de ação.

O método Fatores Críticos de Sucesso propicia a organização uma ampla visão de futuro para o negócio, baseada em possibilidades reais. Além disso, alicerça o planejamento corporativo de forma eficiente possibilitando atender as demandas futuras mais eficazmente.


------------------------

MORATO MURILLO, A.; FERNÀNDEZ GÜELL, J. M. Metodologias de prospectiva tecnológica industrial. Curitiba: UNINDUS/OPTI, 2004.

STOLLWENWERK, M. F. L. Fatores críticos de sucesso. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. p.189-207


   501 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
CONSTRUINDO CONHECIMENTO NO AMBIENTE CORPORATIVO - I
Junho/2005

Ítem Anterior

author image
MÉTODOS DE PROSPECÇÃO E MONITORAMENTO INDUSTRIAL - III
Março/2005



author image
MARTA LIGIA POMIM VALENTIM

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional". Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019.