PELO TELEFONE PODE RENOVAR?
As tecnologias existem para facilitar a vida humana. Os Serviços de Informação também. As vezes as facilidades não são bem interpretadas e acabam por dificultar, na tentativa de ajudar. Na hora de implementar um serviço informatizado deve-se pensar sobre o seu impacto na vida das pessoas. Mas o fato é o seguinte, um usuário liga para a Biblioteca:
- Alô! Bom dia! Biblioteca, em que podemos ajudar?
- Bom dia! Eu quero fazer a renovação de um empréstimo pelo telefone.
- Senhor, informo que a renovação agora só pode ser feita por e-mail ou presencialmente.
- Como? Não renovam mais pelo telefone? Desde quando? Eu não estou sabendo.
- Senhor! Desde ontem o serviço de renovação pelo telefone foi desativado. O aviso está afixado desde a semana passada no mural da biblioteca para a ciência dos nossos usuários.
- Me desculpe, mas estou a duas semanas fora da universidade e da cidade, realizando uma pesquisa de campo.
- Certamente! Por isso e para conforto dos nossos usuários há agora a alternativa de renovar por e-mail. O senhor tem e-mail? Afinal todo mundo hoje tem um, não é mesmo.
- Claro! Eu tenho e-mail, ocorre que estou sem acesso. Estou em uma zona de floresta, um tanto isolado. Mas por quê mesmo suspenderam a renovação pelo telefone?
- Corte de pessoal e de custos. E como todos hoje em dia têm e-mail e acesso a computador, foi priorizado o correio eletrônico. O Senhor não tem um computador?
- Tenho computador de vários modelos e até e-mail, mas como lhe disse estou sem acesso a internet, estou fora de casa em região isolada, entende?
- Sim! Mas o Senhor não tem internet móvil? Um serviço 3G?
- Não! Eu não tenho! Eu sou professor e, também, tenho que cortar custos pessoais. Ademais, minha vida pessoal não interessa. Quero saber é se não há, realmente, como renovar o empréstimo via telefone.
- Não! O serviço foi totalmente desativado.
- Por e-mail pode, mas eu estou sem acesso a internet.
- É o que o senhor nos diz!
- Então a alternativa é a presencial, ir a biblioteca e renovar o empréstimo.
- Exatamente! E para sua orientação na renovação presencial o senhor deve trazer o material.
- Como! Eu tenho que levar o livro que desejo renovar?
- Exato! É norma da biblioteca.
- Por gentileza, uma última informação para encerrar esse assunto.
- Pois não! Estamos aqui para atendê-lo da melhor maneira.
- A biblioteca tem computador com acesso a internet para uso do público?
- Lógico que temos! Somos atualizados com as inovações tecnológicas.
- Ah! Bom! Muito obrigado.