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PROTOCOLO Z39.83 PARA COMPARTILHAR MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS

Bibliotecas e bibliotecários têm à disposição um novo padrão ou protocolo de comunicação e circulação de materiais bibliográficos, além do popular protocolo Z39.50 de intercâmbio de registros e baseado no conceito cliente/servidor.

Trata-se do NCIP (NISO Circulation Interchange Protocol ; Z39.83), destinado à exploração de coleção bibliográfica. A sua proposta é fornecer às bibliotecas uma alternativa para o acesso às coleções bibliográficas.

Basicamente, favorece a interoperabilidade das aplicações de autoatendimento, circulação e empréstimo de materiais, entre bibliotecas e de outras aplicações conexas.

É um padrão norte-americano, implementado por agências bibliográficas dos Estados Unidos, Canadá e alguns outros países ao redor do mundo. Composto por um conjunto de serviços que favorecem:

  • A automação de tarefas e processos bibliográficos,
  • O intercâmbio de dados,
  • O fornecimento de informações à biblioteca, e
  • O empoderamento dos usuários na busca e acesso às informações.

Cada serviço apresenta uma solicitação, iniciada por um aplicativo iniciador (cliente) e um aplicativo respondente (servidor). É possível que um único aplicativo (software) execute as duas funções, mas, em geral, há dois sistemas envolvidos no processo.

No contexto do compartilhamento de materiais, o iniciador (cliente) será o aplicativo utilizado pela biblioteca, para solicitar um item de um sistema remoto. Os serviços contidos no padrão NCIP podem ser usados para consultar o sistema remoto (servidor), verificar a disponibilidade do item desejado e, se estiver, solicitar o seu empréstimo.

Para o autoatendimento, o aplicativo iniciador pode ser um terminal de circulação, no qual os usuários realizam a finalização (check-out) e a verificação inicial (check-in) dos itens de interesse

O terminal, por meio de serviços NCIP, troca dados com o ILS (Integrated library system), e verifica as informações sobre os itens. Fornece detalhes da conta cliente (biblioteca ou usuário). Permite a execução de outras funções, como renovar itens ou coloca-los em reserva. Até mesmo, que o cliente atualize as próprias informações cadastrais.

Para todos esses propósitos, o protocolo possibilita dispor de um conjunto de ferramentas, denominado eXtensible Catalog (XC) ou XC NCIP. A finalidade é servir às necessidades dos softwares de descoberta, em escala web, para executar as funções de circulação, empréstimo e de informações do solicitante (cliente).

Situação que demandou incluir serviços relacionados ao compartilhamento de recursos. O conjunto de ferramentas inclui um sistema central, com todas as implementações requeridas e um componente conector ILS que permite a comunicação com outros sistemas específicos. Exemplos citados, destacam aplicações de conectores para: SirsiDynix Symphony e Ex Libris Voyager.

No momento, os desenvolvedores trabalham, de forma colaborativa, para implementar e expandir um subconjunto de serviços NCIP, suportados pelas ferramentas XC NCIP.

Neste sentido, há três grandes categorias de serviços executados:

  • Pesquisa: serviço destinado à obtenção de informações.
  • Atualização: direcionado ao aplicativo respondente que executa uma ação quando a mensagem de solicitação é recebida.  
  • Notificação: serviço que informa a outro sistema que uma ação foi executada.

Algumas funções das categorias de serviços são visualizadas no quadro a seguir:

Atualmente, o Protocolo apresenta 40 serviços. Estipula um conjunto de ferramentas flexíveis para executar vários tipos de tarefas.


Em um esforço para acelerar a curva de aprendizado sobre o padrão, o Comitê responsável (NCIP Standing Committee) identifica dois grupos de serviços principais. Cada grupo é formado por 9 serviços compostos por um núcleo de compartilhamento e de autoatendimento.

Cinco serviços são compartilhados por ambos os grupos e quatro são exclusivos para cada categoria de aplicação. A finalidade do conjunto de serviços principais é permitir que bibliotecários e fornecedores se concentrem em atividades comuns e nas tarefas que podem realizar.

Os cinco serviços comuns, do conjunto de serviços principais, são:

  • Check In Item: solicita a verificação do item pelo aplicativo respondente. Também permite que o aplicativo iniciador (cliente) solicite dados sobre o solicitante e/ou item envolvido.
  • Check Out Item: permite iniciar o pedido de confirmação do valor da taxa (se houver) associado ao check-out. O aplicativo iniciador pode solicitar dados sobre o item envolvido no processo.
  • Lookup Item: solicita dados sobre um item específico ao aplicativo respondente. O iniciador fornece o ID do item e uma lista de elementos sobre os quais os dados são solicitados.
  • Lookup User: solicita dados sobre um usuário específico ao aplicativo respondente. O iniciador fornece o ID do usuário e uma lista de elementos para os quais os dados são solicitados.
  • Renew Item: solicita que o aplicativo respondente renove um item para o usuário. O solicitante de início pode incluir uma sugestão para revisão da data de vencimento e o reconhecimento do valor da taxa. A solicitação pode requisitar dados sobre o solicitante e/ou item envolvido na renovação.

Os quatro principais serviços específicos do compartilhamento/empréstimo de materiais são:

  • Accept Item: requer que o aplicativo de resposta aceite o item compartilhado com o usuário. O respondente identifica a ação que deve executar quando recebe a solicitação do item. O procedimento pode incluir uma data de devolução e de renovação para o empréstimo.
  • Cancel Request Item: o aplicativo respondente pode cancelar uma solicitação anterior para o item.
  • Recall Item: requer que o aplicativo respondente recupere o item para o usuário. O pedido inicial pode propor nova data de vencimento para o item.
  • Request Item: o aplicativo de resposta coloca a solicitação de Item para o usuário, independentemente de o item estar ou não disponível. O aplicativo iniciador indica o tipo de solicitação feita. O pedido inicial pode fornecer um reconhecimento da taxa cobrada pelo serviço.

Os quatro principais serviços de autoatendimento são:

  • Create User: o aplicativo respondente gera a solicitação para o usuário. O aplicativo iniciador fornece dados a serem usados pelo usuário. Pode fornecer um ID do usuário.
  • Create User Fiscal Transaction: requer que o aplicativo de resposta crie uma transação fiscal para um serviço fornecido ao usuário. O aplicativo de inicialização fornece os detalhes fiscais sobre a atualização a ser realizada.
  • Undo Checkout Item: requer que o aplicativo respondente desfaça a finalização que precedeu a mensagem inicial. Se o respondente concorda com a solicitação, o processamento continua. Este serviço é usado para verificação do processo.
  • Update User: atualiza as solicitações do usuário indicada no aplicativo de resposta. O aplicativo de inicialização fornece elementos a serem excluídos ou acrescentados.

Sobre o Comitê responsável, o seu objetivo, acordado em 2002, reafirmado em 2011 e, posteriormente, em 2014, é o de promover a expansão e implementação do protocolo. E realiza essas ações ao:

  • Servir de fórum para discussão de questões técnicas;
  • Atuar como agência de manutenção para a norma;
  • Coletar e publicar perfis de aplicativos;
  • Acelerar a implementação do NCIP;
  • Promover o NCIP através de atividades educativas;
  • Assegurar a representação apropriada entre os membros, incluindo fornecedores, bibliotecas e outros interessados no desenvolvimento do protocolo.

Para visualizar uma aplicação da norma, recomenda-se a leitura do artigo de Michelle Suranofsky, Joining an Open Source Community: Creating a Symphony Connector for the XC NCIP Toolkit (Code{4}Lib Journal, vol. 14, 2011-07-25). O artigo destaca como o antigo Consórcio da Biblioteca — Pennsylvania Academic Library Consortium, atualmente denominado Partnership for Academic Library Collaboration & Innovation (PALCI), atualizou o seu software de compartilhamento de materiais (EZ-Borrow). As bibliotecas participantes — entre elas a Lehigh University — foram responsáveis por implementar o protocolo NCIP para fornecer comunicação entre o software EZ-Borrow, desenvolvido pela Relias International, e seus respectivos ILS. Assim, é apresentado o processo de escolha para adotar o eXtensible Catalog NCIP Toolkit e os detalhes técnicos sobre a construção de um conector com um software ILS.


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FERNANDO MODESTO

Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.