PASSOS E ESPAÇOS DO ESTUDANTE


  • Espaço para discussões, debates e reflexões sobre o estudante universitário, em especial o da área de Ciência da Informação.

TEM QUE TER CC...

Olá queridos leitores!

 

Venho desta vez com este título sugestivo, esteticamente falando não é bonito, mas, imagino que sugere algo que muitos passam em seu percurso de vida estudantil.

 

TCC ou Monografia de curso, Trabalho de Graduação, ou seja lá qual outro nome você conheça para designar a mesma coisa. Sim, muitos já passaram por isto, outros ainda vão passar, mas o que se sabe é que todo curso de bacharelado, em qualquer área neste país, fazem o bem ou mal dito, enfim, dito por não dito, todos têm que fazer o TCC. E para isso, tem que ter CC...

 

Se é tortuoso, prazeroso, oneroso ou tranqüilo, não deixa de ser um fato marcante na vida de um estudante. Um passo importante nesta trajetória, neste percurso que é o curso que fazemos. Se já não bastasse o trabalho monográfico, o ultimo ano é tal qual o primeiro, ou seja, um ano de transição, em que estamos a caminho do mercado de trabalho para o qual nos preparamos neste espaço de tempo, nesta trajetória que percorremos cheios de conhecimentos, ao longo deste curso de 4 anos.

 

Em algumas universidades acontece também, para completar a carga horária ou por qualquer outro motivo, de o estudante do ultimo ano ainda ter que cumprir o estágio supervisionado. É nesse estágio que ele terá contato com a realidade que foi seu objeto de estudo por todo esse tempo; teoria x prática se confrontam, tudo isto para enriquecer ou enlouquecer mais ainda o estudante em fase da transição em questão.

 

Formatura. O que este termo lhe significa? Que está em processo de formação? De In-formação? Ou de Dês-formação? Você se forma, adquire um formato, ou seja, passa por uma série de exigências para se adequar ao formato que é proposto pela instituição de ensino à qual você este vinculado por todo esse tempo. Trata-se pois de um ritual de passagem. Sim, passagem entre a graduação e o profissionalismo. Curso: esta palavra significa também trajeto, intervalo de tempo, espaço composto por conhecimentos elencados ou organizados, de forma que o estudante consiga aprender, ou melhor, mostrar, provar que aprendeu.

 

E pra chegar ao formato, tem que ter CC.

 

E pra fazer o TCC tem que ter muito CC...

 

A escolha do tema, a elaboração de um problema, justificar a importância do trabalho, referenciar o que já leu, o que deu base ou impulso inicial para a sua existência. Como será feito? De que pesquisa se trata? Teórica, de campo, abordagens de caráter qualitativo ou quantitativo... Questionário, formulário, entrevista, observação, estudo bibliográfico... O que será utilizado para coletar os dados? E depois da coleta? Análise dos resultados, reflexões e aí finalmente, considerações... Finais, é claro, o trabalho tem que acabar. Mas uma pesquisa nunca está acabada, nada se conclui, apenas se considera o que foi realizado durante este espaço de tempo que se encerrou ali.

 

Trata-se, pois de um trabalho como outro que você faz na universidade, com começo, meio e fim, com objetivos a serem cumpridos, de uma forma específica de ser realizado. Sim um trabalho como outro de graduação, mas não qualquer. Um trabalho de uma especulação, exigência, tempo, conteúdo abordado, esforço aplicado, tudo maior que outros trabalhos realizados durante a graduação. Mas não deixa de ser um trabalho de graduação, no qual o estudante deve provar que apreendeu ou se apropriou dos conteúdos contidos na grade curricular que ele vivenciou ao longo dos anos.

 

Tal qual o professor exige um trabalho para avaliar se aprendeu determinado tópico de uma disciplina, a aprovação final de um curso exige um trabalho em que tudo ou quase tudo o que se agregou neste percurso, seja comunicado de forma escrita, seguido por uma comunicação oral perante a banca avaliadora.

 

O leitor deve pensar que a autora esta encarando isso de forma tranqüila, que ela pensa que é fácil. Não é. Apenas estou refletindo a respeito do que venha a ser o Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Tem que Ter Cara e Coragem para fazer. Tem que Ter Conhecimento e Capacidade. Tem que ter CC. Você pode ajudar com as diversas palavras iniciadas com as letras C. Para mim, tem que ter Cecê mesmo! Sim, me refiro àquela expressão de quando éramos pequenos, que tinha que ser reprimida. Demora, cansa, muitas vezes exauri, esgota, dá trabalho, precisa de esforços, de força física, mental, emocional ou moral.

 

Enfim, é uma coisa que um dia acaba, mas, para isso tem que Ter CC...


   359 Leituras


Saiba Mais





Sem Próximos Ítens

Sem Ítens Anteriores



author image
THAÍS R. FRANCISCON DE PAULA

Aluna de graduação em Biblioteconomia na Universidade Estadual de Londrina. Bolsista PIBIC/CNPq. Participante do grupo de pesquisa "Interfaces: informação e conhecimento".