TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL


  • Esta coluna tem a proposta de convergir os temas tecnologias da informação e comunicação com o marketing digital, visando criar um novo momento de discussão para a inclusão sociodigital nas unidades de informação. Abordaremos temas como: mídias sociais, novas práticas de marketing, internet das coisas, big data, e muito mais em torno da evolução do usuário e do profissional na era digital?

TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

author image
BARBARA COELHO

Doutora em Educação, mestrado e pós-doutorado em Ciência da Informação. Professora e pesquisadora da UFBA, onde coordena o Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Digital (LTI Digital). Palestrante e autora dos livros Tecnologia e Mediação: uma abordagem cognitiva para inclusão digital, e Marketing Digital para Instituições Educacionais e Sem Fins Lucrativos.

Últimas Inclusões

Setembro/2021
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

A FALTA DE ESTRATÉGIA DA “ESTRATÉGIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”: PRINCIPAIS CRÍTICAS E APONTAMENTOS

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) foi instituída em 6 de abril de 2021 pela Portaria nº 4.617 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e que em 13 de julho de 2021 foi alterada pela Portaria 4....

Julho/2021
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

JÁ SE ADEQUOU A LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi inspirada no Regulamento Geral de Proteção de Dados. Conhecida como GDPR, o regulamento para proteção de dados do continente europeu foi criada em 25 de maio de 2018, e, em 1º de m...

Abril/2021
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E POLÍTICA DE CT&I

O tema que envolve política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) é um tema caro para a sociedade. A ciência é um gatilho fundamental para a organização da sociedade, e se havia alguma dúvida sobre este aspecto no passado, ...

Março/2021
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

O QUE E CULTURA DIGITAL?

A cultura digital propicia diferentes formas de interação das pessoas entre si, construindo não apenas novos usos de linguagem, mas também novas formas de interação a serem problematizadas na sociedade e por consequência nos contexto...

Dezembro/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

O ENSAIO DE UMA REFLEXÃO SOBRE O CORPO FEMININO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Por que a maioria das vozes das aplicações de inteligência artificial são do sexo feminino? Eis uma questão que me intriga neste contexto. Todos os setores de atividade econômica vêm, paulatinamente, adotando o uso de aplicaç...

Outubro/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

O QUE É COMUTAÇÃO COGNITIVA?

Em palestras, cursos e aulas, “vira e mexi”, estou sempre falando de computação cognitiva e como ela está próxima da Ciência da Informação. Mas, fica a questão: o que é de fato a computação cognitiva? É o que vou tentar r...

Agosto/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

O BIAS NO CONTEXTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: POR QUE SE PREOCUPAR?

O bias (que pode ser traduzido como o viés) não é algo muito fácil de definir, para se ter uma ideia existem discussões filosóficas em torno do assunto. Bias está muito ligado à coleta, testes e treinamento e é exatamente por isso ...

Julho/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O CONTEXTO DISRUPTIVO ADVINDO DA COVID-19

Hodiernamente, as diferenças ficaram mais visíveis entre o mundo físico e o mundo digital. No primeiro o contexto de pandemia tem cerceado locomoções, afetado a economia e, em alguns casos, tem prejudicado contatos. No segundo, temos v...

Maio/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

QUAIS CAMPOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O BIBLIOTECÁRIO PRECISA ESTUDAR?

Em 1989 uma doutora em psicolinguística e um Ph.D. em Engenharia Elétrica escreveram um relevante artigo sobre as perspectivas da inteligência artificial (IA) na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Embora não tendo sido escri...

Abril/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

QUEM É A SUA PERSONA?

    Fonte: Geralt – Pixabay. Persona, avatar ou ‘Buyer Persona’, trata-se de uma técnica importante para o marketing digital que quer dizer a criação de uma persona fictícia ind...

Março/2020
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

      As regras de negócios mudaram, pois em todos os setores de atividade, a difusão de novas tecnologias digitais e outras ameaças disruptivas transformam, paulatinamente, os mo...

Março/2019
BARBARA COELHO
TRANSFORMAÇÃO E MARKETING DIGITAL

MÉTODOS: PESQUISA DE MARKETING DIGITAL - PARTE 3

        TÉCNICAS PARA ABORDAGEM QUALITATIVA: Delphi e os grupos focais Meu caro leitor e leitora, nesta...