CMAI – COMPETÊNCIA E MEDIAÇÃO EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO


  • O objetivo do grupo CMAI se concentra em aprofundar percepções teóricas e práticas da Ciência da Informação, Biblioteconomia e áreas correlatas, que dialoguem com as temáticas oriundas da sociedade contemporânea. As repercussões do grupo estão focadas em um sistema aberto de retroalimentação constante, no qual reflexões se interrelacionam com as práticas, direcionadas para a consolidação da comunidade científica e profissionais mais atuantes, criativos, motivados, inovadores e protagonistas. O grupo reúne pesquisadores, alunos e profissionais interessados em investigar objetos de estudo que dialogam com as teorias basilares do CMAI, quais sejam: Competência em Informação e Midiática; Comunicação e Divulgação Científica; Mediação, visando propor diagnósticos, reflexões, ações e modelos que atendam as demandas sociais.

DIÁLOGOS ENTRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Marllus Lustosa

O ChatGPT, criado pela empresa OpenAI, é um modelo de linguagem natural desenvolvido para processar e compreender textos em linguagem natural, permitindo a geração de respostas coerentes e inteligentes a perguntas e comentários dos usuários. Ele é amplamente utilizado em aplicações de atendimento ao cliente, chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação de conteúdo personalizado (OUYANG, et. al., 2022). O objetivo central do ChatGPT é simular uma conversa humana de maneira autônoma, fornecendo aos usuários uma experiência de conversação mais natural e aprimorando a interação com as máquinas. Além disso, o ChatGPT também é utilizado em pesquisas na área de inteligência artificial e linguística computacional, auxiliando no desenvolvimento de novas tecnologias e avanços na compreensão da linguagem natural e suas nuances.

Desde o seu lançamento, em 2022, tem sido amplamente reconhecido pela qualidade do conteúdo gerado, o que tem atraído muitos usuários. É importante destacar que o ChatGPT é um dos modelos de linguagem artificial, que se destacaram por sua capacidade de gerar respostas em linguagem natural, que podem ser confundidas com as de um ser humano. O ChatGPT também pode ser mencionado no contexto do Teste de Turing, uma prova teórica proposta pelo matemático Alan Turing em 1950, que mede a capacidade de uma máquina de exibir comportamento inteligente equivalente ao de um ser humano, ou indistinguível deste. Embora o teste seja considerado por alguns uma medida limitada para avaliar sistemas de Inteligência Artificial, o fato de o ChatGPT ser citado como um dos exemplos de modelos que passaram no teste é uma evidência de seu sucesso e relevância na área de processamento de linguagem natural (YALALOV, 2022).

Como forma elucidativa sobre a utilização do ChatGPT, trago a minha experiência ao abordar a temática a respeito da pesquisa científica e desinformação no campo da Ciência da Informação, com exemplos de como usar esse mecanismo para dar luz e estruturar problemas de pesquisa nesta área do conhecimento. Ao final, apresento uma breve reflexão crítica sobre o mecanismo e questionamentos que podem ser criados a partir de então.

Ressalto que o conteúdo gerado pelo modelo não passou por um crivo de especialistas ou checagem de veracidade e de plágio. Todas as informações dadas deverão ser utilizadas para fins meramente educacionais e para o propósito deste artigo.

Para iniciar o bate-papo, fui no link https://chat.openai.com, fiz um pequeno cadastro na plataforma e acessei a página que contém um prompt de pesquisa para inserção de texto.

O meu primeiro comando foi:

Comando do usuário: Quero que você atue como uma pesquisadora na área da Ciência da Informação. Você é uma grande pesquisadora da área e, portanto, sabe desenvolver problemas, hipóteses de pesquisa e defender teses sobre diversos assuntos desse campo científico.

Logo em seguida, o mecanismo me deu como resposta:

Resposta ChatGPT: Claro, como pesquisadora na área da Ciência da Informação, posso ajudá-lo com problemas de pesquisa, hipóteses e teses relacionadas a vários tópicos dentro do campo. Por favor, forneça mais detalhes sobre o tópico específico em questão e o que você gostaria de saber ou investigar. Estou ansiosa para ajudá-lo a desenvolver sua pesquisa.

O bate-papo seguiu da seguinte forma:

Comando do usuário: Quais os paradigmas mais utilizados ultimamente na Ciência da Informação?

Resposta ChatGPT: Os paradigmas mais utilizados atualmente na Ciência da Informação incluem:

  • Paradigma de sistemas de informação, que enfatiza a importância da gestão eficaz da informação nas organizações e comunidades.
  • Paradigma de usuário-centrado, que enfatiza a importância de compreender e atender às necessidades e desejos dos usuários na criação e avaliação de sistemas de informação.
  • Paradigma de conhecimento, que enfatiza a importância da gestão do conhecimento para o sucesso organizacional e o papel da informação na criação, distribuição e uso do conhecimento.
  • Paradigma de computação social, que enfatiza o papel da tecnologia em interações sociais e como as informações são compartilhadas e processadas em grupos e comunidades.

Comando do usuário: De que forma os estudos da Ciência da Informação podem contribuir no combate à desinformação?

Resposta ChatGPT: Os estudos da Ciência da Informação podem contribuir no combate à desinformação de diversas maneiras, incluindo:

  1. Identificação e análise de fontes de desinformação: A Ciência da Informação pode ser usada para identificar e analisar fontes de desinformação, como sites e contas de mídia social que frequentemente compartilham notícias falsas ou enganosas.
  2. Desenvolvimento de ferramentas de detecção de desinformação: A Ciência da Informação pode ser usada para desenvolver ferramentas automatizadas, como algoritmos, que possam identificar e marcar conteúdo falso ou enganoso.
  3. Educação sobre mídia digital: A Ciência da Informação pode ser usada para educar as pessoas sobre como identificar e evitar a desinformação, incluindo ensinando as pessoas a avaliar a confiabilidade de uma fonte e a verificar as informações antes de compartilhá-las.
  4. Estudo dos efeitos da desinformação: A Ciência da Informação pode ser usada para estudar os efeitos da desinformação na sociedade, incluindo como a desinformação pode afetar a opinião pública e a tomada de decisão.
  5. Promoção de práticas de jornalismo ético e transparente: A Ciência da Informação pode ser usada para promover práticas de jornalismo ético e transparente, como a verificação de fatos e a apresentação de informações em contexto.

Comando do usuário: Quais as principais teorias e tendências contemporâneas da Ciência da Informação?

Resposta ChatGPT: Atualmente, algumas das principais teorias e tendências contemporâneas da Ciência da Informação incluem:

  1. Teoria da Comunicação de Massa: esta teoria tem como objetivo entender como a comunicação de massa afeta a sociedade e as relações sociais.
  2. Teoria da Informação: esta teoria se concentra na forma como as pessoas buscam, processam e utilizam a informação.
  3. Teoria da Interatividade: esta teoria se concentra na forma como as pessoas interagem com a tecnologia e como isso afeta a comunicação e a sociedade.
  4. Teoria do Aprendizado com Mídia: esta teoria se concentra na forma como as pessoas aprendem com a mídia e como a mídia afeta o aprendizado.
  5. Teoria do Conhecimento: esta teoria se concentra na forma como o conhecimento é criado, organizado e disseminado.
  6. Tendência da Análise de Redes: esta tendência se concentra na análise das relações e interações entre indivíduos, grupos e organizações, com o objetivo de entender como a informação é transmitida e utilizada.
  7. Tendência da Ciência dos Dados: esta tendência se concentra na coleta, análise e interpretação de grandes conjuntos de dados, com o objetivo de entender como a informação é gerada e utilizada.
  8. Tendência da inteligência artificial e aprendizado de máquina: esta tendência se concentra em como aplicar técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a busca, recuperação e análise de informação.

Comando do usuário: Escreva um projeto de pesquisa na área da CI com introdução, motivação e justificativa, metodologia, objetivos e resumo citando fontes relacionadas e as teorias que trabalhará como base. Escolha o paradigma no qual se sinta mais confortável.

Resposta ChatGPT:

Introdução: A desinformação tem se tornado um problema cada vez mais presente na sociedade contemporânea, com a disseminação rápida de notícias falsas e informações distorcidas via redes sociais e meios digitais. A Ciência da Informação tem um papel importante na compreensão e combate a este fenômeno, a partir do estudo dos fluxos de informação e suas dinâmicas.

Motivação e justificativa: O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação na internet e analisar as representações sociais construídas em torno desse fenômeno. A escolha do tema se justifica pela importância de se compreender como a desinformação se dissemina e como ela é percebida pela sociedade, a fim de desenvolver estratégias de combate eficazes. Como base teórica, serão utilizadas as teorias de agenda setting e framing, bem como a teoria da desinformação de Wardle e Derakhshan (2017).

Metodologia: A pesquisa será realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo das representações sociais construídas a partir de posts e comentários em redes sociais relacionados ao tema desinformação. Serão selecionadas as redes sociais de maior relevância no Brasil, como o Facebook e o Twitter, e serão analisadas as publicações e comentários em torno de eventos relacionados à desinformação nos últimos 2 anos.

Objetivos:

  1. Identificar as estratégias utilizadas para disseminação de desinformação na internet;
  2. Analisar as representações sociais construídas em torno da desinformação;
  3. Propor estratégias de combate à desinformação baseadas na análise dos resultados obtidos.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação na internet e analisar as representações sociais construídas em torno desse fenômeno. A pesquisa será realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo de posts e comentários em redes sociais. Como base teórica, serão utilizadas as teorias de agenda setting e framing, bem como a teoria da desinformação de Wardle e Derakhshan (2017). Os objetivos incluem identificar as estratégias utilizadas para disseminação de desinformação na internet, analisar as representações sociais construídas em torno da desinformação e propor estratégias de combate à desinformação baseadas na análise dos resultados obtidos. A hipótese é de que a disseminação de desinformação na internet é influenciada por estratégias de agenda setting e framing, e que as representações sociais construídas em torno da desinformação podem ser utilizadas para propor estratégias de combate. O estudo contribuirá para a compreensão do fenômeno da desinformação na internet e fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de combate eficazes.

Comando do usuário: Qual a tese defendida?

Resposta ChatGPT: A tese defendida é que as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação na internet podem ser compreendidas através da análise das representações sociais construídas em torno desse fenômeno, e que estratégias de combate à desinformação podem ser propostas com base nessa análise.

Comando do usuário: Quais as hipóteses que serão pré estabelecidas na elaboração do estudo?

Resposta ChatGPT: Não foram mencionadas hipóteses específicas no texto anterior, mas a tese defendida é que é possível compreender as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação na internet e analisar as representações sociais construídas em torno desse fenômeno, com base nas teorias de agenda setting e framing, bem como a teoria da desinformação de Wardle e Derakhshan (2017).

Comando do usuário: Então o seu estudo não terá hipóteses, mesmo que implícitas?

Resposta ChatGPT:

Minha desculpa, é possível estabelecer as seguintes hipóteses:

  1. As estratégias de disseminação de desinformação na internet são influenciadas pela agenda midiática e pela forma como o conteúdo é apresentado;
  2. As representações sociais construídas em torno da desinformação são negativas e estão relacionadas ao medo e à desconfiança;
  3. As estratégias de combate à desinformação baseadas na análise dos resultados obtidos serão eficazes na redução da disseminação de desinformação na internet.

Comando do usuário: Por que esse estudo seria importante? Qual a relevância dele para a ciência e sociedade?

Resposta ChatGPT:

Esse estudo é importante porque a disseminação de desinformação na internet tem se tornado cada vez mais prevalente e tem o potencial de causar danos significativos à sociedade, tais como a erosão da confiança nas instituições e a polarização política. Além disso, pode causar problemas de saúde pública e prejudicar a tomada de decisões informadas. Ao entender as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação e as representações sociais construídas em torno dela, podemos propor estratégias eficazes de combate à desinformação, o que é de extrema relevância para a sociedade e para a ciência.

Comando do usuário: Escreva introdução, objetivos, metodologia, resultados na forma de resumo estruturado

Resposta ChatGPT:

Introdução: O presente estudo teve como objetivo compreender as estratégias utilizadas para a disseminação de desinformação na internet e analisar as representações sociais construídas em torno desse fenômeno. A desinformação é um problema crescente na sociedade contemporânea, tendo um impacto direto na forma como as pessoas tomam decisões e formam opiniões.

Objetivos: 1. Identificar as estratégias utilizadas para disseminação de desinformação na internet; 2. Analisar as representações sociais construídas em torno da desinformação; 3. Propor estratégias de combate à desinformação baseadas na análise dos resultados obtidos.

Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo de posts e comentários em redes sociais. Como base teórica, foram utilizadas as teorias de agenda setting e framing, bem como a teoria da desinformação de Wardle e Derakhshan (2017).

Resultados: Os resultados apontaram que as estratégias mais utilizadas para disseminação de desinformação incluem o uso de notícias falsas, teorias da conspiração e a utilização de algoritmos para amplificar a disseminação de conteúdo falso. As representações sociais construídas em torno da desinformação incluem a ideia de que ela é disseminada intencionalmente com o objetivo de manipular a opinião pública. Com base nessas descobertas, foram propostas estratégias de combate à desinformação, tais como a educação sobre mídias e a implementação de medidas para tornar mais fácil identificar e marcar conteúdo falso.

Conclusão: Este estudo contribui para a compreensão das estratégias utilizadas para disseminação de desinformação na internet e as representações sociais construídas em torno desse fenômeno, fornecendo informações valiosas para a proposição de estratégias eficazes de combate à desinformação. É importante continuar a investigar esse tema para compreender melhor como a desinformação afeta a sociedade e encontrar maneiras eficazes de lidar com esse problema crescente.

Fim do Chat.

Realizo aqui algumas considerações sobre o resultado do uso da experiência ao usar a ferramenta de chatbot.

Ao analisar as respostas dadas pelo ChatGPT, observei que a ferramenta tenta sempre ser convincente sobre a temática perguntada, mesmo quando a solicitação remete à criação de um conteúdo novo, como o projeto de pesquisa em questão. Ressalto que o problema de pesquisa e a tese gerada por ela podem ter autorias implícitas, mesmo que não citadas. Nesse ponto, há uma questão crítica no processo.

Um dos tópicos do grande debate sobre o conteúdo gerado por essas IAs (generativas) é o modelo 'caixa preta' no qual elas foram treinadas. Essa classificação diz respeito ao fato de que não se conhece o conjunto de dados inicial usado em seu treinamento. Portanto, não há como dizer se um determinado conteúdo foi usado por ela como base para a sua geração textual. Com isso, há uma confusão sobre o que é de sua própria autoria ou citação de um autor da literatura, e até mesmo quem assumiria a autoria do conteúdo gerado. Isso tem possibilitado o surgimento de termos como ‘meta-autoria’ e ‘criação colaborativa’, situações onde autores humanos utilizam mecanismos artificiais para emular outros autores, retirando a centralização do processo criativo de apenas um indivíduo ou entidade, permitindo a fluidez da interconexão dos participantes em redes (ARAUJO, 2016; CARBONI 2015; LEVY, 2012).

No cerne deste debate, as seguintes perguntas permanecem como fronteira na ciência contemporânea: O conceito de aprendizado e originalidade é exclusivo dos humanos? É possível definir conteúdo proveniente de IAs generativas como original? De forma análoga, autores de suas próprias pesquisas terão antes o status de meta-autores? Até que ponto essas ferramentas poderão automatizar o fazer científico na geração de novas hipóteses e teorias?

Além disso, segundo D’ávila, Hohendorff e Cantali (2020), atualmente há três correntes teóricas sobre direitos autorais no contexto de obras produzidas por Inteligência Artificial, se dividindo no contexto da atribuição sobre esses direitos: atribuição à própria IA geradora; empresa ou programador que criou o mecanismo; e domínio público.

Levando em consideração o desenvolvimento recente de mecanismos poderosos como o ChatGPT, é de se esperar que essas questões sejam bastante impulsionadas nos próximos anos, e certamente representarão um marco para a consenso sobre produção científica, direitos autorais e formas dinâmicas de se fazer ciência com agentes artificiais.

Referências

ARAUJO, M. O uso de inteligência artificial para a geração automatizada de textos acadêmicos: plágio ou meta-autoria? Logeion Filosofia da Informação, v. 3, n. 1, p. 89–107, 2016.

CARBONI, Guilherme. Direitos autorais e novas formas de autoria: processos interativos, meta-autoria e criação colaborativa. Revista de Mídia e Entretenimento do IASP, São Paulo, ano I, v. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/20018505/Direitos_Autorais_e_Novas_Formas_de_Autoria_Processos_Interativos_Meta-Autoria_e_Cria%C3%A7%C3%A3o_Colaborativa.

D’ÁVILA, F. F. DA S.; HOHENDORFF, R. V.; CANTALI, F. B. Inteligência artificial e direitos autorais: Desafios e Possibilidades no Cenário Jurídico Brasileiro e Internacional. PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, v. 10, n. 19, p. 249–273, 1 set. 2020.

LEVY, S. Can an Algorithm Write a Better News Story Than a Human Reporter? Wired, v. 20, n. 5, 2012.

OUYANG, L. et al. Training language models to follow instructions with human feedback. 4 mar. 2022.

YALALOV, D. ChatGPT passes the Turing test. Metaverse Post, 8 dez. 2022. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2023


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