AO PÉ DA ESTANTE


AO PÉ DA ESTANTE… EM BOTSUANA


Proponho um pulo até a África, com a indicação de um autor de sangue escocês, porém nascido no Zimbabue: Alexander McCall Smith.

Dele, foram editados os infanto-juvenis Akimbo e os elefantes e Akimbo e os leões, pela Companhia das Letrinhas.

A Companhia das Letras também lançou cinco títulos:

O Clube Filosófico Dominical e Amigos, amantes, chocolates, histórias ambientadas em Edimburgo, capital da Escócia, com a detetive amadora Isabel Dalhousie, uma Miss Marple de Agatha Christe, mais jovem; são boas leituras para uma tarde chuvosa.

A Agência No. 1 de Mulheres detetives, As lágrimas da girafa e Moralidade para moças bonitas, série cujo cenário é a África; são histórias envolventes, protagonizadas pela personagem Preciosa Ramotswe, talvez a mais intuitiva e sábia mulher detetive já criada.

Por hoje, gostaria de salientar A Agência No.1 de Mulheres Detetives e Moralidade para garotas bonitas, que me encantaram de um modo todo especial, a ponto de me fazerem ir muito além e pesquisar, em busca de tudo que se refira ao modo de viver nos diferentes países da África.

Em A Agência No.1 de Mulheres Detetives vemos Mma Ramotswe, uma corajosa africana, tomar a aparentemente temerária decisão de usar suas economias e abrir a agência que dá título ao livro. Sua empresa aos poucos se expande, graças a muito otimismo, ao talento e à generosidade de Preciosa, cujo objetivo é ajudar os habitantes de Botsuana a resolverem seus mais variados impasses, sejam eles crimes, questões judiciais ou problemas familiares.

Em Moralidade para garotas bonitas, nossa detetive se envolve com uma intrincada suspeita de envenenamento na família de um poderoso representante do governo. Ao mesmo tempo, sua assistente investiga sérias desconfianças quanto à conduta moral das finalistas do concurso de Miss Beleza e Integridade.

Estas leituras são autênticas viagens, nas quais o leitor se familiariza com um país africano muito pouco conhecido, mas que se torna fascinante pela forma ao mesmo tempo generosa, delicada e realista com que McCall Smith descreve a natureza e o povo de Botsuana.


   278 Leituras


Saiba Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




Próximo Ítem

author image
AO PÉ DA ESTANTE... NO JAPÃO
Julho/2015

Ítem Anterior

author image
AO PÉ DA ESTANTE... NA ÍNDIA
Maio/2015



author image
SARASVATI

Nascida e criada na Índia, estudou na Universidade de Madras, morou em Goa (onde aprendeu português) e viajou pelo mundo em busca de autores e compositores diferentes. Apaixonada pela música brasileira, fixou-se em São Paulo, pela convivência pacífica entre religiões as mais diversas.