LEITURAS E LEITORES


QUER TORNAR A TORNAR A LEITURA DIFÍCIL?

Doze maneiras simples de tornar difícil a aprendizagem da leitura*:
1. Estabeleça como meta o domínio precoce das regras de leitura.
2. Cuide bem para que a fonética seja aprendida e utilizada.
3. Ensine as letras ou as palavras, uma a uma, certificando-se de que cada letra ou palavra foi assimilada antes de passar para a seguinte.
4. Defina como objetivo principal uma leitura palavra por palavra.
5. Não deixem as crianças adivinharem; pelo contrário, exija que elas leiam com atenção.
6. Procure evitar de todas as maneiras que as crianças errem.
7. Dê um feed-back imediato.
8. Detecte e corrija os movimentos incorretos dos olhos.
9. Identifique os eventuais disléxicos e trate-os o mais cedo possível.
10. Esforce-se para que as crianças apreendam a importância da leitura e a gravidade do fracasso.
11. Aproveite as aulas de leitura para melhorar a ortografia e a expressão escritas; insista também em que os alunos falem a melhor língua possível.
12. Se o método utilizado não lhe satisfizer, tente outro. Esteja sempre alerta para achar material novo e técnicas novas.


* Conclusão pedagógica de Frank Smith in A leitura em questão - Jean Foucambert -


   283 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
TERRA ROXA, PÉ VERMELHO!
Janeiro/2004

Ítem Anterior

author image
LITERATURA E REFORMA AGRÁRIA
Outubro/2003



author image
ROVILSON JOSÉ DA SILVA

Doutor em Educação/ Mestre em Literatura e Ensino/ Professor do Departamento de Educação da UEL – PR / Vencedor do Prêmio VivaLeitura 2008, com o projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes.