LITERATURA INFANTOJUVENIL


LIVROS SEM PALAVRAS QUE, NUM PISCAR DE OLHOS, PODEM VIRAR TELAS

Essa Coluna era para ter sido enviada em setembro de 2024. Minha intenção era de que ela fosse complementar aquela Coluna de agosto sem título, que eu termino assim: “A dedução da temática deixo para você leitor”.

Não deu para enviar, pois estava inacabada. A situação aqui em casa se intensificou, a mãe já estava no estágio paliativo do Alzheimer e as exigências de atenção aumentaram até setembro de 2024 quando ela se desligou. Foi para o mundo espiritual encontrar meu pai. A festa lá deve ter sido grande.

Para entender o que quero transmitir nesse texto, convido você a ler a Coluna do mês de agosto (https://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1547), pois nela abordei o livro sem palavras Os filhos da coruja.

 

 

Esta é a capa do livro Os filhos da coruja. Obra que ao ser aberta na posição horizontal vira uma tela. Que tipo de tela? Em dois sentidos, primeiro o suporte de uma obra de arte que dá vontade de exibir na parede da nossa sala; segundo no sentido da tela de cinema, pois se esse livro pudesse ser filmado, num piscar de olhos, se transformaria numa sequência fílmica exuberante.

Obviamente que aqui na Coluna, por ser estática, não consigo demonstrar o que gostaria, mas espero suscitar no leitor o desejo de buscar numa biblioteca ou livraria uma obra dessa magnitude. As páginas são pinturas!

Preciso confessar que está cada vez mais difícil entrar numa livraria sem comprar ou desejar comprar livros sem palavras. É pura tentação!

Usando uma expressão popular: “a régua está subindo”, pois o nível de excelência de livros sem palavras publicados no Brasil é incontestável. Há muita produção de autores estrangeiros, mas os brasileiros estão ocupando as editoras com muita potência, esmero, criatividade. Numa riqueza de detalhes que arrebata o leitor de qualquer faixa etária e fica difícil escolher. Haja salário!

Porém, para não restringir numa única sugestão, destaco da minha biblioteca alguns livros:

Cabelinho vermelho e o lobo bobo - Silvana de Menezes (Editora Abacate); Leão e o camundongo - Jerry Pinkney (Editora Martins Fontes); A bruxa e o espantalho - Gabriel Pacheco (Editora Jujuba); Quando Maria encontrou João - Rui de Oliveira (Editora Nova Fronteira); O galo e a raposa - Alexandre Camanho (Sesi-SP); O barco dos sonhos - Rogério Coelho (Editora Positivo) e Uma criança única - Guojing (Editora Vergara & Riba).

Desejo sempre que o encontro com livros sem palavras seja esplendoroso e que a leitura de imagem seja ótima!


   286 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
GLORIA KIRINUS: UM DIA MARAVILHOSAMENTE IMPROVISADO
Dezembro/2024

Ítem Anterior

author image
SEM TÍTULO
Agosto/2024



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.