BIBLIOTECA ESCOLAR
Trabalho
A co-autora desta Coluna, no mês passado, falando sobre inclusão/exclusão informacional, disse que, para começarmos aqui a pensar mais e melhor, deveremos abordar alguns pontos que podem ser decisivos para a formação do cidadão/leitor, cônscio de seus direitos e deveres, critico e capacitado para fazer, de acordo
Pois bem, não há lugar mais adequado e propício para que essa ação possa começar a ser desenvolvida, amparada e acompanhada, do que
É mais do que tempo de nos empenharmos em ter/fazer uma Biblioteca Escolar dinâmica, criativa, foco de atração, aprendizado e gestora do conhecimento.
Minha experiência de alguns anos tem mostrado que, infelizmente, a maioria dos estudantes e até mesmo os professores e administradores de escola, desconhecem, muitas vezes, o papel desempenhado pela biblioteca no contexto escolar.
Na educação, para que seus objetivos possam ser atingidos, é necessário que se utilize meios compatíveis e eficazes e
O uso adequado da Biblioteca Escolar permite que o processo ensino-aprendizagem se faça de forma consistente, pois contribui efetivamente na preparação de crianças e jovens.
A escola, como instituição, está passando por um momento de muitas inquisições, das quais temos acesso a resultados de exames comprobatórios de aprendizado. Muitas discutem o que ainda precisam fazer para que sua nota melhore, uma vez que acreditam serem pedagogicamente corretas. Será que estas escolas já pararam para pensar que
Por sua vez,
Digo um dos principais, pois
Embora tenha dito acima que a partir de 2000 vejo e ouço mais sobre a questão BE, de há muito ela continua com os mesmos problemas, as mesmas carências, o mesmo desconhecimento de sua função e papel, quer na área pública, quer na privada. O próprio governo ainda não consegue definir metas e políticas concretas que durem mais do que só apenas uma gestão. De tempos em tempos nos deparamos com fechamentos de acervos, distribuição de livros aleatoriamente para escolas públicas, alterações de currículos, mudanças na denominação de graus, enfim, faltam critérios e procedimentos claros, faltam políticas públicas para a educação como um todo e consequentemente, para a questão da Biblioteca Escolar.
Ainda que tenhamos essa deficiência, devemos nos amparar no que existe de fato e em pleno funcionamento a fim de tentarmos estabelecer metas e criação de projetos novos que beneficiem
A oferta de atividades numa Biblioteca Escolar é ampla, mas não é fácil, e podemos comparar, em muitos casos, a um trabalho de formigas. A tão falada parceria com o corpo docente, nem sempre é tão clara, tranqüila. Há necessidade contínua de burilamento dessa inter-relação. Há casos que demandam muito tempo para que a relação seja entendida e estabelecida de fato; e aí o trabalho começa a fluir. O desconhecimento é muito grande e muitas vezes também se nada contra a maré.
Existe um fato curioso inclusive que muitos profissionais bibliotecários, que atuam em escolas, enfrentam e não conseguem reverter:
Baseada em leitura de vários artigos e livros, mas também em constante troca de experiências com outros profissionais e em minha própria vivência profissional, me deterei em mostrar questões relativas a BE, tanto em conceito quanto na sua aplicação.
Podemos começar a formatar aqui, de acordo com a UNESCO, o que deve ser uma Biblioteca Escolar e iniciaremos com a sua definição:
Conceituação:- caracteriza-se como um espaço dinâmico e privilegiado de prazer, integração, informação e
A UNESCO também teceu comentários a respeito dos objetivos que
Objetivos:- a) apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola/colégio; b) criar e manter nas crianças o prazer pela leitura, pela aprendizagem e pela utilização de bibliotecas ao longo de sua vida; c) oferecer um ambiente acolhedor e propício, que favoreça a permanência dos alunos, permitindo-lhes ampliar seu conhecimento; d) colaborar no processo educativo oferecendo todas as modalidades de recursos disponíveis exigidos pela pedagogia moderna; e) apoiar os alunos na aprendizagem e na prática de competências de avaliação e utilização da informação, independentemente da natureza e do recurso, tendo em conta as formas de comunicação existentes; f) providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com idéias, experiências e opiniões diversificadas; g) trabalhar com alunos, professores, funcionários e famílias de modo a cumprir
Missão:- integrar “ensino/aprendizagem/informação e bibliotecário/professor” para conjuntamente formarem o “usuário da informação”, capacitando o estudante a buscar a informação corretamente a fim de enfrentar o mundo em constante mutação, incluindo em programas especiais docentes e técnicos para que se introduzam mais proficientemente no universo dos sistemas de informação organizados.
Além disso,
Tem a prerrogativa de prestar um serviço com qualidade seguindo o projeto pedagógico da escola. Consiste em atender às necessidades do usuário, saber conquistá-lo, dar-lhe garantias de um bom atendimento e respostas às informações solicitadas, além de interagir com as demais áreas pedagógicas e administrativas da instituição a que pertence.
O público-alvo da Biblioteca Escolar varia conforme sua característica estrutural e as políticas estabelecidas pela instituição à qual está vinculada.
- interno: - corpo discente, corpo docente, direção, família, demais funcionários
- externo: - alunos de outras escolas, leitores do bairro, ex-alunos
É muito importante que se tenha claro qual o perfil de sua clientela, conforme o texto anterior desta coluna, para o bom desenvolvimento dos trabalhos da biblioteca e o cumprimento de seu papel e dos objetivos traçados. (MB)