LITERATURA INFANTOJUVENIL


LÊ, BIBLIOTECÁRIO!

 
Uma das venturas a ser partilhada no paraíso será podermos nos dedicar às leituras todos os momentos de nossas vidas. (Jorge Luís Borges)

Por mais autoritário que o título deste texto possa parecer, é com ele que eu vou interceder a favor da leitura. Durante os anos de exercício da minha profissão, convivi com muitos profissionais e sempre ouvi a mesma indagação: "O que fazer para despertar o gosto pela leitura?"

Parece simplório, mas só tenho uma resposta:

- Não há uma receita pronta para essa árdua, porém instigante tarefa. Se houvesse, era só seguir e "colocar no forno". No entanto, existem algumas idéias que os mediadores de leitura (entre eles o bibliotecário) devem refletir e por em prática cotidianamente. A primeira delas é quase uma obrigação - LÊ, BIBLIOTECÁRIO! Pois antes de ser pensar em levar alguém a se interessar pela leitura, é primordial ser leitor para que, desta forma, venha a contagiar outros leitores.

Não deixe que, na sua Biblioteca, a leitura seja relegada a segundo ou terceiro plano. Elabore multidisciplinarmente um programa de estímulo à leitura de maneira seqüencial e não apenas eventual. Aprenda a "ler" os seus leitores, perceba as suas expectativas e interesses. Deixe o seu conhecimento, a sua sensibilidade e o seu bom senso fluírem no momento do planejamento das atividades a serem realizadas na biblioteca, pois nem tudo o que se faz em nome da leitura, leva à leitura.

Torne a leitura literária algo prazeroso, para que você possa eliminar os condicionamentos mecânicos de seu leitor e levá-lo a um verdadeiro adentramento no texto.

Proponha textos atuais que desperte a atenção de seu leitor, para que ele realmente "curta" o que está lendo e deseje ler sempre.

Esqueça os seus preconceitos, deixe a leitura ser plural. Faculte ao leitor o acesso as mais variadas leituras, respeitando as suas fases e seu ritmo. Faça-o perceber que, acima de tudo, leitura é algo "vivo" e divertido.

Quando você conseguir tudo isso, poderá perceber que a inquietação sobre o despertar para o gosto da leitura continuará existindo, pois você estará buscando novamente, para e com os leitores, novos textos e novas informações sobre a leitura.

E sem que você perceba (pois estará envolvido com novas idéias) formará leitores enriquecidos e com uma visão mais ampla do mundo e de si mesmos.

Você pode estar pensando: Tudo isto é um sonho? E novamente, eu só tenho uma resposta:

Aqueles que sonham acordados têm conhecimento de mil coisas que escapam àqueles que sonham apenas adormecidos. Em suas brumosas visões, apanham lampejos da eternidade e ao despertarem têm arrepios ao ver que estiveram por um instante às margens do grande segredo. (Edgar Allan Poe)

OBS: adaptação do texto originalmente publicado, em junho de 1999, com o título - LÊ, PROFESSOR!!!


   476 Leituras


Saiba Mais





Próximo Ítem

author image
HISTÓRIAS VERDADEIRAS
Junho/2003

Ítem Anterior

author image
EU JOGO, TU JOGAS, ELE É JOGO
Abril/2003



author image
SUELI BORTOLIN

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP/ Marília. Professora do Departamento de Ciências da Informação do CECA/UEL - Ex-Presidente e Ex-Secretária da ONG Mundoquelê.